Uma boa experiência do cliente é fundamental para o crescimento empresarial e a competitividade no mercado. Afinal, há uma relação direta entre atender bem os consumidores, deixá-los satisfeitos e aumentar o potencial de vendas.
Oferecer uma boa experiência ao cliente assegura a fidelização, a divulgação positiva da marca e, consequentemente, novas oportunidades de negócios. Descubra como a sua empresa pode fazer isso em nosso guia sobre o assunto!
1. Personalize seu atendimento
Com tantos concorrentes em disputa e a grande oferta de produtos, os consumidores têm se tornado ainda mais exigentes.
Uma experiência ruim representará a perda de uma venda e ainda pode causar mais transtornos, com a divulgação de informações negativas sobre a forma como a empresa trata seus clientes.
Qualquer empresa que queira crescer busca oferecer melhor atendimento a seus clientes, e a personalização é uma maneira de conquistar isso. Quem é vitorioso nessa batalha consegue se diferenciar dos concorrentes e sair na frente da disputa por mais consumidores.
Oferecer uma experiência personalizada é um atalho para o caminho até a fidelização de clientes. Entender as necessidades de cada consumidor e oferecer a melhor resposta é fundamental para a satisfação e a possibilidade de criar um vínculo afetivo com essa pessoa.
A sensação de que o atendimento é voltado exatamente para aquilo que busca faz com que o cliente se sinta motivado a voltar a comprar com aquela empresa e se disponha a pagar mais para ter uma boa experiência.
2. Utilize a tecnologia
A partir do momento em que a tecnologia é incorporada ao negócio, os processos são otimizados e se tornam mais ágeis e eficientes.
Sistemas de Costumer Relationship Management (CRM) auxiliam em estratégias que foquem no cliente e sua segmentação. Já softwares de Enterprise Resource Planning (ERP) aprimoram a organização de dados e o planejamento do negócio, influenciando diretamente no setor de atendimento ao cliente.
A tecnologia também pode modernizar o atendimento ao abrir outros canais de comunicação. Além do contato por telefone, call center e e-mail, pode-se integrar o chat online e até as mídias sociais e o uso de aplicativos.
É importante agregar valor para a empresa e fazer com que o cliente tenha diversas opções de canais para entrar em contato. Assim, ele pode escolher aquela em que se sente mais confortável e tende a pontuar melhor o atendimento que recebeu e sair mais satisfeito das interações com a sua marca.
Quem tem um público jovem deve colocar isso como prioridade. Os millennials e a geração Y preferem o atendimento online e quando as empresas conseguem oferecê-lo elas têm melhores resultados.
Mas sempre aposte em tecnologias que tem a ver com a proposta do seu negócio, o público que ele atende e os objetivos de médio e longo prazo. O uso de novos recursos deve estar em sintonia com as metas da empresa para trazer resultados satisfatórios.
3. Ajude o cliente a resolver suas dores
Uma forma eficiente de gerar uma boa experiência ao cliente é agregando valor. Antes mesmo de oferecer o serviço ou produto, a empresa pode criar uma imagem positiva ao apresentar respostas para as dúvidas dos clientes.
Educar os potenciais consumidores é um caminho para criar um laço de credibilidade e fazer com que ele reconheça a empresa como autoridade naquele mercado. Por isso, produzir conteúdo é uma excelente alternativa para trazer novos possíveis clientes para a sua lista de contatos.
Procure entender as dores de seus clientes. Assim, eles o terão como referência no momento em que fizerem a decisão de compra e contarão com um motivo a mais para recomendar a sua empresa a amigos.
Sempre que possível, dê um passo além do que é solicitado. Encantar o cliente, levando para ele novidades que possam ir de encontro a essas dores e solucioná-las de maneiras que ele jamais imaginou vai aumentar o ticket médio da sua empresa e impactará na capacidade de fidelização.
4. Promova a continuidade no relacionamento
O bom atendimento a um cliente não deve ser restrito ao vendedor. Esse profissional tende a fazer o máximo de esforço para o consumidor se sentir bem atendido e adquirir o produto ou serviço. Porém, uma boa experiência vai além da venda.
Serviços de suporte e cobrança são tão responsáveis pela satisfação do cliente quanto o departamento de vendas. Após a conversão, é necessário manter uma boa relação com o consumidor para que a empresa continue a transmitir uma boa imagem.
Um atendimento mal feito no pós-venda pode gerar cancelamentos e a propagação de informações negativas sobre o negócio. Fique atento à reputação do seu negócio e ofereça motivos para o consumidor continuar interagindo com ele, como programas de fidelidade e pontos que podem ser trocados por algo de valor.
5. Utilize plataformas de atendimento ao cliente
Plataformas de serviço são ambientes de trabalho que funcionam na nuvem. Elas ajudam empresas a melhorarem a experiência do cliente porque simplificam o acesso aos dados deles e dão acesso a todas as aplicações necessárias para realizar atendimento, de onde quer que o operador esteja. Por isso, são cada vez mais utilizadas pelas empresas, oferecendo excelente custo-benefício para os empreendedores.
Plataformas automatizam parte do trabalho e funcionam sobre políticas de boas práticas de Customer Experience. Tudo isso faz com que elas sejam excelentes escolhas para aumentar a eficácia durante os atendimentos e diminuir o tempo de espera, a burocracia no call center e o número de erros.
Considere investir em uma solução PaaS (Platform as a Service) para a sua empresa e procure um especialista no assunto para ajudá-lo. Ele poderá indicar a melhor alternativa para o seu negócio, observando o que prejudica a experiência do cliente na atualidade e oferecendo consultoria para levá-lo a um atendimento cada vez melhor.
6. Aumente a eficiência do atendimento
O quão eficiente é o seu atendimento hoje? O call center e as redes sociais da empresa devem ser vistos como ambientes em que ela cria uma boa experiência do cliente e, portanto, devem solucionar problemas em vez criá-los.
Quantos dos chamados que você recebe são atendidos por completo? Qual é o tempo médio de espera? Analisar esses KPIs vai ajudá-lo a detectar problemas e a entender o que pode ser otimizado nas centrais de atendimento para que elas possam não apenas solucionar os problemas dos clientes, mas gerar novos negócios e oportunidades para a organização.
Se diferenciar dos concorrentes e conquistar mais espaço no mercado são metas a serem perseguidas. Para um bom posicionamento da marca, é imprescindível ser capaz de proporcionar encantamento na experiência do cliente.
Trabalhar na satisfação dos consumidores não é apenas uma maneira de fazer com que eles continuem consumindo produtos e serviços da sua marca. É também um jeito de fazê-los gastar mais, com maior frequência e recomendar o seu negócio para terceiros.
Aproveite as dicas para melhorar seu atendimento e deixar os consumidores mais satisfeitos. Como sua empresa oferece uma boa experiência do cliente? Assine a newsletter e receba outras dicas como estas para melhorar seus resultados!