Novas tecnologias constantemente são criadas — ou as antigas se expandem e se atualizam — para atender ao novo mercado consumidor. A transformação digital no atendimento ao cliente visa trazer melhorias no desempenho, eficiência, velocidade e, principalmente, na qualidade do serviço oferecido ao seu usuário.
Desse modo, acompanhar as novidades do mercado significa estar sempre atualizado sobre as inovações e ferramentas, que podem simplificar o contato do cliente com a empresa, além de ser também um forte fator de destaque diante da concorrência.
Para facilitar esse trabalho, apresentaremos uma lista com 5 tendências para o atendimento digital. Continue a leitura para conferir!
1. Assistentes virtuais inteligentes AVIs
Assistentes virtuais, também conhecidos como AVIs, é um utilitário com inteligência artificial que tem habilidades para a aprendizagem ao longo da vida e pode conseguir resolver questões importantes de usuários — além de atender a requisitos especiais devido a sua alta capacidade de personalização.
A partir de pesquisas de conteúdo na Internet é possível fazer chamadas, enviar mensagens, traduzir palavras, responder e-mails, criar compromissos e, até mesmo, dar instruções.
Ou seja, você consegue automatizar tarefas repetitivas, como tirar dúvidas frequentes sobre produtos e serviços e captar informações de clientes, por exemplo.
2. Chatbots
Chatbots são similares aos AVIs, porém de forma mais simples. Isso porque são softwares que enviam mensagens automatizadas e oferecem detalhes a respeito da compra, entrega, ou podem até cancelar um determinado produto ou serviço.
A principal vantagem dos chatbots é que eles operam por meio das plataformas de mensagens que os usuários normalmente já estão acostumados — como o Twitter, Facebook Messenger, Telegram, entre outros canais bastante conhecidos.
Assim, com o uso dos Chatbots é possível reduzir custos e aumentar a produtividade da sua equipe, dispondo de um atendimento mais dinâmico e eficiente para os clientes.
3. Tecnologia wearable
Tecnologia Wearable nada mais é do que novos produtos que podem ser “vestidos” pelo cliente — os mais comuns são relógios e óculos. Essas ferramentas permitem um contato mais direto com o consumidor e, com isso, oferecem um serviço mais personalizado e específico, de acordo com a coleta de dados.
4. Omnichannel
Omnichannel é o novo conceito de multicanal, permitindo que todos os canais de atendimento ao cliente estejam interligados, de forma que seja mais simples migrar de um para o outro, visto que os dados do usuário e do atendimento permanecem no sistema.
No entanto, um dos pontos que não devem ser negligenciados na implementação do omnichannel é a continuidade da estratégia, caso contrário a empresa pode deixar de oferecer resultados assertivos e atualizados.
5. Biometria de voz
Em razão do contínuo aumento da insegurança virtual e também pelo desejo das empresas em ajudar os clientes a acessar informações com maior rapidez, a “biometria de voz” surgiu como uma forma de responder a esses desafios e proteger os dados dos clientes.
A ferramenta pode ser usada sozinha para fornecer um método conveniente de autenticação via “voiceprints”, ou como parte de um processo de autenticação de dois fatores, combinado com algo que o cliente “conhece” — como uma senha ou PIN, ou mesmo um telefone celular com identificador de chamadas ou cartão de crédito — para fornecer uma camada extra de segurança para informações confidenciais e transações financeiras.
Em suma, a transformação digital no atendimento ao cliente é uma realidade.
Todo empreendedor que deseja ter um negócio competitivo precisa estar disposto e atento a adotar algumas dessas ferramentas na rotina de trabalho da empresa. Afinal, o cliente é o principal tesouro de qualquer negócio e oferecer um atendimento diferenciado deve ser o seu foco.
Gostou de conhecer essas tendências digitais? Que tal saber agora como será o futuro do trabalho integrado?