Investir nos canais de atendimento ao cliente é fundamental na era digital, em que consumidores buscam cada vez mais um relacionamento próximo com as marcas que consomem.
Mas quais desses meios de comunicação são mais importantes para você? Veja os canais principais atualmente e como priorizar.
O que são canais de atendimento ao cliente?
Canais de atendimento são todos os meios de interação entre um consumidor e uma empresa. Não importa se essa comunicação é feita para resolver uma dúvida, fazer uma reclamação ou realizar uma compra, o canal é o veículo de contato entre as duas partes.
Portanto, investir na presença nesses canais é uma forma de atender a expectativas em meios variados, que possuem suas próprias características de linguagem, de tempo de resposta e de complexidade de interação.
Quais são os 6 canais principais para a era digital?
Para você entender melhor essa definição, podemos analisar os canais de atendimento ao cliente mais importantes para estratégias de mercado na era digital. Veja quais são.
1. Chat
Os chats são formas de atendimento muito versáteis atualmente. Podem estar incluídas no site de uma empresa, em uma loja virtual ou até integradas em redes, aplicativos e outros meios digitais.
É muito utilizado para questões rápidas e pontuais, como resolução de dúvidas, geração de boletos ou informações sobre pedidos. O uso de chatbots pode automatizar esse tipo de interação mais objetiva.
2. Redes sociais
As redes sociais hoje são um canal vital de comunicação entre empresas e consumidores. São muito utilizadas para atração, relacionamento a longo prazo e nutrição de clientes em potencial e já convertidos.
Dentro da categoria, existem diversas abordagens dependentes de quais redes são utilizadas. O Twitter é importante para o atendimento direto, enquanto o Instagram e o TikTok são lugares que misturam conteúdo com atendimento para criar uma conexão emocional com o cliente.
3. E-mail
O e-mail é um dos métodos de comunicação digital mais antigos, mas que ainda é muito importante para estratégias de contact center.
Além de servir como troca direta para soluções de chamados, pode ser automatizado para oferecer interações de nutrição e fidelização, tornando mais fácil a aproximação com o público.
4. Aplicativos de mensagens
Os aplicativos de mensagens, principalmente o WhatsApp, tornaram-se importantes canais de atendimento ao cliente nos últimos anos, por já serem meios de comunicação integrados na rotina do público.
É um tipo de interação bastante flexível, indo do uso de chatbots para questões pontuais e início de contato até resoluções complexas e a realização de vendas pelo mensageiro.
5. Autoatendimento
O autoatendimento é um canal flexível que pode ser utilizado integrado aos outros nesta lista. Com uso de chatbots e fluxos automatizados de cadastro, é possível criar um ambiente em que o próprio cliente consiga o que quer, aumentando ainda mais sua satisfação.
6. Telefone
Apesar de não dominar mais o atendimento ao cliente, o telefone ainda é um importante canal de conexão com o público — principalmente com idades mais avançadas e perfis mais conservadores de consumo.
A grande diferença hoje é o uso de tecnologias como VoIP para digitalizar a ligação telefônica, dando mais flexibilidade e automação para esses processos.
Como escolher os mais importantes para o seu negócio?
Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos reforçar um ponto crucial: a empresa de sucesso está disponível em todos os canais que citamos.
O que muda, porém, é apenas a prioridade que você dá para cada um deles. Se você quer otimizar seus investimentos, faça pesquisas mais profundas de público, como hábitos de comunicação e padrões de compra.
Assim, você vai entender quais canais de atendimento ao cliente eles mais utilizam e que tipo de linguagem/abordagem é mais eficiente para aumentar sua satisfação.
Pensando nisso agora, qual canal o seu público mais utiliza? Deixe seu comentário aqui embaixo!