A transformação digital está revolucionando as relações sociais e o mundo dos negócios. Após a ocorrência de tantas mudanças causadas por esse fenômeno, as empresas passaram a manusear constantemente dados por meio da Internet, fazendo uso de sistemas e plataformas, informando senhas confidenciais, armazenando documentos privados, realizando transações financeiras, entre outras atividades que expõem as informações.
Neste post, vamos falar sobre as principais ferramentas que devem ser usadas para que o acesso remoto à rede corporativa seja mais seguro em tempos em que o home office está mais presente nas empresas. Além disso, vamos abordar a importância de garantir a segurança das informações para quem adota essa modalidade de trabalho.
Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Qual é a importância de garantir a segurança no acesso à rede corporativa?
A segurança do trabalho remoto e no acesso aos dados é muito importante, pois é necessário garantir a integridade dos arquivos que, muitas vezes, são armazenados em nuvem e evitar invasões e ataques cibernéticos. Isso pode ser um desafio para os gestores, mas, para manter os negócios no mercado, sem o vazamento de dados corporativos, eles devem ser protegidos com a adoção de diversas medidas preventivas.
Quais são as ferramentas que podem ser usadas para que o acesso remoto seja seguro?
Uma das formas mais utilizadas para tornar senhas seguras é a estratégia multifatorial, que garante a identificação da procedência dos arquivos, sendo um método para a confirmação da identidade do usuário. Hoje, estão à disposição das empresas: a autenticação push, o uso de token com códigos criptografados, o reconhecimento biométrico etc. Veja, a seguir, outras ferramentas indispensáveis!
Conexão VPN
A VPN, cuja sigla é oriunda dos termos Virtual Private Network, é uma rede privada virtual com conexão criptografada pela Rede Mundial de Computadores, acessada por meio de dispositivos móveis e equipamentos informatizados. Essa rede garante que os dados corporativos sejam enviados e acessados de modo seguro, impedindo o acesso ao tráfego de pessoas não autorizadas.
Ela amplia a segurança digital dos acessos externos às informações, que muitas vezes são feitos por filiais ou colaboradores que trabalham remotamente, e elimina vulnerabilidades conhecidas pelos hackers. Além do mais, aumenta a privacidade das reuniões virtuais, conferindo mais velocidade e performance com a encriptação da transmissão de áudio e vídeo e, também, aumentar a segurança das compras online em redes públicas.
Sistemas de firewall
Firewall pode ser um hardware, um software ou a combinação de ambos, que confere e filtra o fluxo dos dados dos computadores. Os resultados dos sistemas firewall são excelentes, oferecendo segurança, comunicação otimizada, flexibilidade e disponibilidade. Trata-se de uma solução para ambiente virtual que mantém a confidencialidade dos dados e protege a integridade das informações.
Eles bloqueiam sites utilizando filtros de URL, fazem atualização dos protocolos de proteção e dos antivírus automaticamente e garantem conectividade ininterrupta. Além do mais, ajudam a reduzir os custos, já que dispensam a necessidade de técnicos por disponibilizar um serviço de gerenciamento próprio. Outro fator que merece destaque é a possibilidade de controlar a entrada dos colaboradores às informações corporativas.
Serviços de monitoramento de redes
O monitoramento de redes é o acompanhamento da rede do seu negócio para gerenciar as tarefas executadas. O gerenciamento permite o acesso aos dados da rede com um relatório que registra as tarefas e identifica falhas que não podem ser evitadas. A empresa consegue atingir as suas metas com agilidade, já que os mecanismos apontam erros, acessos, tempo de trabalho e velocidade.
Enfim, agora você já sabe como garantir a segurança no acesso remoto à rede corporativa! O uso das ferramentas mencionadas neste artigo vão permitir que colaboradores e gestores executem atividades fora das estruturas físicas da organização, por meio da rede corporativa, de maneira mais segura e eficiente. Os sistemas e recursos podem ser acessados e operados como se os trabalhadores estivessem dentro da empresa!
Gostou do conteúdo? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações!