Em tempos de abundância de informação disponível e de fácil alcance, usar dados para decisões estratégicas pode parecer uma tarefa árdua.
Mais do que entender o quanto os dados são relevantes para fazer uma escolha, é preciso saber a melhor maneira de analisá-los.
É importante saber que existem diversas formas de realizar uma análise, e vamos explicar melhor sobre elas ao longo do post.
Continue a leitura para ficar por dentro do assunto e saber como coletar esses dados de maneira efetiva!
Conheça os tipos de análise de dados
Geralmente, os métodos usados na tomada de decisão são a análise intuitiva, análise sistemática e análise baseada em princípios.
Em uma análise intuitiva, o gestor não verifica os dados disponíveis e necessários, já que define por meio da intuição ou de um pressentimento.
Apesar disso, decidir algo pautado em “achismo” é uma prática perigosa e pode trazer prejuízos para a empresa.
Já uma decisão baseada em princípios representa uma ameaça ainda maior, porque, como ela é tomada fundamentando-se em crenças pessoais, corre-se o risco de ser uma escolha antiética.
Por sua vez, na decisão sistemática, os dados são considerados no momento das escolhas. Aqui, a dica é ser imparcial, ter senso crítico e refinar a capacidade de interpretação daquilo que você está percebendo.
Agora que você entende a importância de conhecer os tipos de análise para tomar decisões estratégicas, é hora de saber como coletar os dados de maneira efetiva.
Busque por informações atualizadas
Pouco adianta entender a melhor maneira de analisar os dados se você optar por consultar informações desatualizadas.
É fundamental trabalhar com números atuais, precisos e reais do negócio para que a tomada de decisão tenha o máximo de eficácia.
Se você depender exclusivamente dos profissionais de TI para preparar os relatórios, isso pode ser um grande problema, afinal, o setor demanda muito tempo para realizar a coleta dos dados.
Assim, quando eles ficam prontos, já estão desatualizados e perdem o propósito.
Analise o comportamento do cliente
Entender o comportamento do cliente é imprescindível na hora de usar dados para decisões estratégicas.
Para tanto, existem ferramentas, como o Analytics e o Big Data, que acompanham as tendências do mercado de tecnologia, tornando mais fácil a leitura do que ele deseja e ajudando a superar suas expectativas.
Além de fazer pesquisas e conversar com o seu time de atendimento ao cliente, é interessante ainda observar as redes sociais, que trazem informações valiosas sobre seu público-alvo.
Verifique o nível de interesse
Quando algum potencial cliente ou lead faz algum tipo de contato com a sua marca, isso significa que ele está mais inclinado a fechar negócio.
No intuito de direcionar mais esforços a pessoas que realmente estão propensas a comprar, os setores de marketing e vendas usam o Business Intelligence, que permite a análise pelo lead scoring, uma pontuação para cada lead, aumentando a efetividade e os resultados.
Priorize informações qualificadas
Fazer a análise de dados qualificada é um diferencial e também uma exigência de um mercado disputado.
Para tanto, é preciso encontrar um meio-termo entre usá-los de maneira estratégica e não se confundir em meio a tanta generalidade.
Como já citamos, incontáveis são as informações que integram o banco de dados de uma empresa e por isso não é recomendável fazer uso daquelas que não têm sentido.
Uma informação é considerada qualificada quando não resta dúvidas sobre sua veracidade e autenticidade, dando autoridade absoluta ao conteúdo.
Todas as experiências e considerações dos fundamentos envolvidos no processo, como situação financeira, segurança de dados, mercado, funcionários, investimentos e outros, devem ser consideradas como relevantes para que haja um estudo qualitativo das informações.
Dessa maneira, quem consegue filtrar o que de fato é importante e analisar os dados unindo técnicas às inovações tecnológicas, consegue destacar-se e posicionar-se à frente da concorrência.
Assim, ingressamos em um sistema no qual cada vez mais organizações não abrem mão de usar dados para decisões estratégicas.
Os bancos de informações são alimentados pelos próprios clientes e parceiros, tornando as escolhas mais acertadas e eficientes em curto, médio e longo prazo.
Gostou das informações? Saiba mais agora mesmo sobre as vantagens do gerenciamento de dados!