A internet é uma rede gigantesca que liga computadores do mundo todo e é utilizada democraticamente por bilhões de pessoas todos os dias para realizar negócios, adquirir conhecimento e passar seu tempo livre.
Infelizmente, é nesse ambiente que também circulam uma diversidade de pessoas mal-intencionadas, que podem gerar uma série de ameaças contra uma empresa. Uma dessas ameaças é o ataque DDoS!
Nas próximas linhas vamos explicar com clareza em que consiste esse ataque e listaremos uma série de pequenas medidas que podem ser tomadas para evitar que seu servidor sofra com esse tipo de ação. Fique conosco e confira!
Ataque DDoS
Do inglês Distributed denial os Service, traduzido livremente como Ataque de Negação de Serviços Distribuído, é uma tentativa de impedir os serviços de uma rede, serviço ou app por meio de um esgotamento de seus recursos.
Várias técnicas podem ser empregadas com o mesmo objetivo, deixar a página inacessível devido à sobrecarga de solicitações enviadas, aumentando substancialmente seu tráfego de acesso.
Geralmente são utilizadas ferramentas que realizam milhares de solicitações ao site, criando o congestionamento, mas outras técnicas mais sofisticadas já estão em uso.
Uma página fora do ar pode gerar uma série de prejuízos para a empresa, como a perda de clientes e dificuldades de operação, por isso a importância de aplicar medidas de segurança para se precaver de tais ações.
1. Limpeza de rede
Existem sistemas de limpeza por onde o tráfego pode ser desviado para realizar uma verificação da existência de pacotes maliciosos, enviados apenas para sobrecarregar a rede, eliminando essas ameaças e promovendo uma limpeza na rede.
2. Configuração de firewall
Há algumas opções de firewall no mercado que podem ser configurados de modo a verificar a existência de pacotes provenientes de um ataque DDoS e barrá-los, impedindo, assim, maiores danos.
3. Investimento em largura de banda
Uma largura de banda maior é capaz de lidar com um volume intenso de solicitações, podendo suportar um ataque DDoS menor ou auxiliar as outras medidas em grandes ataques. Investir em largura de banda é a maneira mais simples de se proteger com eficiência.
4. Proteção das aplicações
É interessante utilizar de técnicas de proteção das aplicações de modo a evitar que elas fiquem indisponíveis. Pode-se implementar uma abordagem de CDN, baseada em “content delivery” ou até mesmo inserir limites de tentativas de login, por exemplo.
5. Appliance DDoS dedicada
Os ataques DDoS estão cada vez mais sofisticados, não só se valendo volume de solicitações, mas também de uma série de outras técnicas para derrubar os servidores mais robustos. Podem ser implementados dispositivos de segurança DDoS dedicados para barrar qualquer ameaça.
6. Aproximação dos fornecedores de rede
O problema de ataque DDoS não é só das empresas que utilizam a internet, mas também dos fornecedores que proveem o acesso. É preciso trabalhar em conjunto na busca por soluções e aplicação das mais modernas tecnologias com o objetivo de eliminar essas ações.
Esperamos que agora, após a leitura deste post, você esteja seguro sobre o que é um ataque DDoS e quais as principais medidas de proteção contra essa ameaça. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!