Comunicação empresarial é a forma como a empresa divulga e multiplica suas mensagens, tanto para o seu público interno (colaboradores) ou externo (clientes, acionistas, governos, comunidades etc).
Por isso, é considerada um componente essencial para o gerenciamento estratégico de uma organização e também uma ferramenta de apoio para o seu crescimento.
Assim, realizar uma comunicação efetiva é essencial para que as operações institucionais e de negócios sejam eficazes e consistentes e essa prática pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Se você quiser, então, que o seu negócio seja bem-sucedido, as suas estratégias de comunicação precisam ser atualizadas e delineadas de forma estratégica.
Confira neste post 5 passos para atualizar o processo de comunicação empresarial na sua empresa.
Dicas práticas para uma comunicação empresarial eficaz
Para ter sucesso, as empresas precisam aprender a conciliar os propósitos da comunicação corporativa com as estratégias de negócios e, assim, melhorar o diálogo de dentro para fora.
Com as dicas a seguir, você poderá melhorar o processo de comunicação interna da sua empresa e gerar melhores resultados.
1. Mantenha a missão e a visão da sua empresa em primeiro plano
Você quer que seus funcionários se concentrem nas diretrizes, metas e objetivos que estabelecidos para o seu negócio, certo? Mas eles sabem quais são?
Todos precisam ser capazes de ver e entender com clareza qual é a missão (o que ela se propõe a fazer) e visão (onde ela deve estar no futuro) da empresa, a fim de trabalharem efetivamente uns com os outros para o cumprimento dos propósitos do negócio.
Então, deixe-as sempre à mostras para que todos possam consultá-las com facilidade e saibam com clareza qual direção devem seguir.
2. Crie campanhas de comunicação interna
Seja qual for o tamanho e setor de uma empresa, a comunicação interna é essencial para o alinhar a equipe em torno de objetivos comuns.
Essa é uma forma de manter um time de profissionais motivados e focados, qualquer que seja o momento. Além disso, a empresa estará mais preparada para enfrentar eventuais momentos de crise.
No entanto, a forma de se fazer comunicação interna varia de acordo com cada tipo de organização e suas estratégias. Afinal, diversas ferramentas podem ser utilizadas para esse fim, como e-mail marketing, informativos via intranet, redes sociais etc.
3. Elimine e-mails e reuniões desnecessárias
Em muitos casos, reuniões e e-mails podem ser substituídos por ferramentas que ajudam a otimizar o tempo e agilizar processos.
Reuniões regulares, por exemplo, podem até ser úteis, mas existem muitas ferramentas on-line que podem realizar a disseminação de informações para uma atualização do projeto, sem a necessidade de interromper o fluxo de trabalho individual e até mesmo coletivo.
Mesmo a troca de e-mails deve ser realizada com parcimônia, pois, além de entupir as caixas de entrada, podem muitas vezes dispor sobre situações tratáveis por telefone ou até mesmo presencialmente (quando o destinatário está no mesmo prédio, por exemplo).
4. Utilize uma plataforma de comunicação unificada
A comunicação unificada pode ser definida como a utilização de uma única plataforma que reúne e gerencia todos os dispositivos tecnológicos de uma empresa.
Esses dispositivos (telefones fixos e móveis, aparelhos de fax, equipamentos de videoconferência etc) podem ser acessados de forma remota ou presencial por gestores e colaboradores.
Dessa forma, as tarefas são simplificadas, permitindo a otimização, agilidade e fluidez dos processos gerenciais e, consequentemente, da solução de problemas.
5. Torne a comunicação um hábito
Organize na forma de cronograma todos os processos de comunicação regular (teleconferências semanais, boletins informativos mensais on-line, revisões trimestrais de funcionários etc).
A comunicação habitual elimina o desperdício de tempo na busca de informações que devem ser imediatas e transparentes.
Pense que, mesmo que sua empresa tenha apenas duas pessoas, as habilidades de comunicação são uma parte vital de qualquer empreendimento de sucesso.
Portanto, manter-se atualizado com as mais recentes técnicas de comunicação pode tornar sua empresa mais eficiente, mais lucrativa e mais satisfatória.
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