Há muitos fatores envolvidos nas responsabilidades de um gestor de TI. A segurança de dados é a principal delas, pois lida não somente com o fator financeiro da companhia, mas com informações sensíveis, como dados de clientes.
Antecipar as possíveis ameaças que exploram as vulnerabilidades, evitando os riscos de um ataque cibernético, são os principais benefícios de aplicar as boas práticas de segurança em TI.
Antes de iniciar sua análise de vulnerabilidades, fique atento a esses 5 sinais de que sua empresa precisa de mais segurança de dados!
1. Cultura de que vazamento de informação é uma preocupação “doméstica”
Se na sua empresa as pessoas pensam que roubo de dados e exposição de informações sigilosas são preocupações somente de pessoas físicas, esse é um sinal vermelho.
Muitos enganam-se, achando que estão blindados, simplesmente, porque fazem o acesso à Internet pela rede da empresa. É necessário realizar treinamentos adequados e informativos sobre as melhores práticas de uso do ambiente virtual corporativo.
Isso inclui informar sobre o mau uso da rede empresarial — como abrir links de e-mails externos, pois são menos seguros que os de e-mails internos da companhia.
É importante frisar que essas medidas são para benefício de todos. Pois garantem a segurança da informação da empresa e, principalmente, dos clientes, além dos próprios funcionários.
2. Não ter Política de Segurança da Informação
Geralmente, o item anterior está ligado a ausência de boas práticas de prevenção que devem ser disseminadas pelos gestores. É necessário implementar uma Política de Segurança de Informação — ou PSI — ditando as principais regras a serem seguidas por todos os colaboradores, com a finalidade de mitigar falhas na segurança de dados.
Uma boa PSI deve informar maneiras de evitar ataques cibernéticos direcionados às contas dos colaboradores. Também deve descrever qual a rotina de backup, bem como o método utilizado — armazenamento em nuvem ou físico.
Além desses pontos, é necessário que a área de TI estabeleça um padrão forte para senhas e níveis de acesso às informações de negócios e aos dados de clientes.
3. Colaboradores não produzem como esperado
Um dos indicadores de TI é a produtividade. Por isso, é muito comum os gestores serem cobrados quando essa meta não é compatível com os ideais de negócio.
A produtividade pode ser melhorada ao automatizar processos e aplicar o conceito de Internet das Coisas — para integrar sistemas e diminuir etapas. Porém, outros fatores devem ser investigados, como:
- frequência de manutenção dos equipamentos e sistemas. Isso inclui o update de softwares de segurança e a troca de sistemas operacionais que já não possuem o suporte do fabricante, justamente, por serem obsoletos;
- verificar a qualidade e vida útil de periféricos utilizados com frequência pelos colaboradores, como head sets, mouses, teclados, monitores, wi-fi, telefones, entre outros;
- correção de falhas e lentidões de sistema.
4. Não realiza controle de acesso
Não controlar o padrão de acesso é um dos erros mais comuns em segurança de dados. Se é difícil imaginar que algum colaborador faria algo propositalmente, então saiba que existem táticas usadas por crackers para roubar informações, sem que a pessoa perceba.
Além disso, técnicas de invasão, como a de phishing, utilizam o acesso dos próprios usuários para explorar falhas de sistema.
5. Não investe apropriadamente em segurança de dados
Se você se identificou com a maioria desses sinais, então é necessário repensar suas decisões de negócio. Pois, é muito comum que as companhias pensem em prevenções para subtrações de equipamentos e invasões de ambientes físicos. Essa é uma prática excelente, porém, também deve ser aplicada no ambiente virtual corporativo.
Pense em planejar um investimento apropriado para a área de TI. Isso requer o reconhecimento da importância que esse departamento tem para a sobrevivência dos negócios e interesses da empresa.
Além de ser a equipe responsável pela disposição e manutenção da infraestrutura de telecomunicação, e que prepara todas as medidas de segurança dos dados sensíveis que circulam na empresa.
Assim como estamos preparados para implementar novas tecnologias, é necessário investir em segurança de dados, começando com a implementação da Política de Segurança da Informação.
Gostou do que falamos nesse artigo? Então, acompanhe nossas redes sociais para não perder as novidades. Estamos presentes no Facebook, Twitter e LinkedIn!