Dentro de qualquer companhia que utiliza soluções de voz, telecomunicações e TI é fundamental contar com uma estrutura moderna, que suporte o tráfego demandado pelos usuários. Nesse sentido, vale destacar que a infraestrutura de redes de telecomunicação nada mais é do que a instalação planejada e correta do cabeamento e dos equipamentos.
Isso é feito com o objetivo de conectar, interligar e dar suporte a toda a rede de comunicação da maneira mais adequada para o ambiente corporativo.
Dessa forma, quando toda a estrutura está em perfeito alinhamento com as necessidades da empresa e corretamente dimensionada, ela efetiva a melhoria da comunicação empresarial.
Além disso, os custos são substancialmente reduzidos, a performance e a produtividade aumentam e a receita cresce!
Neste texto, vamos conhecer os principais tipos de infraestrutura de redes existentes e, em seguida, explicaremos como fazer a melhor escolha para a sua organização. Confira!
Redes locais (LAN — Local Area Network)
As LANs são redes de telecomunicações que conectam dispositivos de processamento de informações dentro de uma área física limitada. Elas cobrem áreas como escritórios, escolas, prédios, fábricas, lojas, etc.
Dentre as principais características dessas redes, podemos citar o uso de várias mídias de telecomunicações, como o cabeamento telefônico comum, o cabo coaxial e os sistemas de rádio sem fio, que interconectam as estações de trabalho de microcomputadores e periféricos de computador.
As LANs permitem que os usuários finais compartilhem informações, dados, recursos de hardware, software e concentrem seus esforços na melhoria de performance, que, diga-se de passagem, é o papel principal de uma boa infraestrutura de redes de telecomunicação.
Redes metropolitanas (MAN — Metropolitan Area Network)
Caso uma empresa tenha dois ou mais escritórios na mesma cidade ou permita que seus funcionários atuem em home office, por exemplo, e necessite que os computadores fiquem interligados, as redes metropolitanas, ou MANs, são as mais indicadas — elas conectam diversas redes locais em um mesmo raio de dezenas de quilômetros.
Redes remotas (WAN — Wide Area Network)
As chamadas WANs, redes de longa distância ou redes de área alargada, vão um pouco além das MANs e cobrem amplas áreas geográficas, como um país todo ou vários países e continentes.
Redes sem fio (Wireless)
Para quem quer acabar com os cabos, as WLANs, WMANs e WWANs são as versões sem fio das redes citadas acima. Essas são redes que se conectam à internet. Entretanto, as WWANs podem estar mais sujeitas a ruídos em função da abrangência de longas distâncias.
Como escolher a infraestrutura mais adequada
Para escolher a infraestrutura de redes de telecomunicação mais adequada, você deve levar em conta fatores como disponibilidade, segurança, relação custo-benefício e performance dos produtos associados à rede de acordo com a distribuição.
Mas, como assegurar uma excelente performance? Além dos pontos citados acima, é preciso entender a demanda da empresa em relação ao seu ambiente de TI e, para isso, é importante medir e calcular o consumo de rede de cada sistema e recurso.
A empresa também deve ficar atenta a quantidade de usuários internos e remotos, observando sempre os horários de pico para garantir que o desempenho não será prejudicado com quedas de rede.
Por fim, as melhores soluções para transformar a infraestrutura das redes de telecomunicação passa — principalmente — por um planejamento apropriado para o bom andamento da rotina de serviços do dia a dia, sem perder a qualidade de todas as áreas da empresa.
Se gostou deste artigo, confira nossas redes sociais e acompanhe mais notícias que podem ser essenciais para o crescimento do seu negócio. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.