Oferecer ofertas personalizadas e inteligentes, atraindo o consumidor e fazendo com que ele se interesse pelos produtos e serviços de uma empresa, é um dos maiores desafios dos gestores. A boa notícia é que soluções tecnológicas modernas, como é o caso dos beacons, permitem personalizar a experiência de compra e torná-la mais atrativa.
Pensados de forma a oferecer personalização no atendimento, por meio de processos tecnológicos e fazendo uso do chamado marketing de proximidade, esses elementos fazem com que seja possível garantir processos e experiências diferenciadas para os clientes dos estabelecimentos comerciais.
Explicamos agora o que são beacons e como eles funcionam, também abordaremos o que é marketing de proximidade e quais são suas principais vantagens para seu negócio. Confira abaixo e ótima leitura!
O que são beacons?
Em tradução livre, o termo beacon pode ser traduzido como “farol”, o que permite ter uma ideia de como essa tecnologia funciona e como ela pode ser utilizada.
É possível definir o beacon como um dispositivo de geolocalização para ambientes fechados, um tipo de “GPS indoor”.
Esses dispositivos, quando instalados na área interna das empresas, permitem localizar onde uma pessoa está dentro do estabelecimento, assim como acompanhar seus movimentos com precisão.
Ainda conseguem identificar dispositivos móveis próximos, como smartphones, por meio do uso de tecnologia Bluetooth, permitindo personalizar ofertas, acompanhar a movimentação e até desenvolver estratégias de comunicação direcionadas.
O que é marketing de proximidade?
O chamado marketing de proximidade é um conceito criado com vista nas novas tendências tecnológicas, como o uso dos beacons, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias de marketing e vendas em locais físicos, de acordo com o posicionamento do cliente em determinada localização.
Com isso, é possível destacar, junto ao cliente, produtos e serviços que possam lhe interessar, diretamente na tela do celular e de forma personalizada, melhorando a experiência de compra e também as taxas de conversão.
Quais são as vantagens do marketing de proximidade?
A aplicação desse tipo de estratégia garante diversas vantagens para as empresas. Destacamos algumas das principais abaixo para que você conheça. Confira!
Menos esforço para aproximar o cliente
Como as estratégias visam impactar o cliente que já está no ambiente físico da empresa, sua aplicação demanda menos esforço para aproximar e atrair o cliente, permitindo focar esforços na conversão em venda.
Maior atenção às tecnologias
Também vale destacar que o uso desse tipo de estratégia de marketing demonstra atenção ao desenvolvimento tecnológico e oferece uma experiência mais atrativa e personalizada ao cliente, que tende a desenvolver laços mais fortes de fidelização com a loja.
Como é possível concluir, a utilização dos beacons e a aplicação das ideias e estratégias do marketing de proximidade no planejamento estratégico da empresa permite conquistar diversas vantagens e também fortalecer a relação entre a empresa e o cliente.
Além disso, vale destacar que a adoção de estratégias que contam com soluções tecnológicas é vista positivamente pelo mercado e pelo público, valorizando a empresa e a tornando mais atrativa.
O que você achou de entender o que são beacons e como eles funcionam? Conseguiu compreender também os principais fundamentos e vantagens da aplicação do marketing de proximidade?
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