No mercado competitivo de hoje, há um empenho cada vez maior para reduzir custos nas empresas, tanto do CAPEX (do inglês CAPital EXpenditure, ou seja, despesas de capital, geralmente físicas) quanto do OPEX (Operational Expenditure; despesas operacionais, geralmente serviços).
Ao mesmo tempo, os gestores querem agregar valor, conquistar leads e gerar receita. Para uma organização, uma grande aposta para conseguir tudo isso está na implantação de redes convergentes.
Quer saber mais sobre o assunto? É só conferir o post:
O que é uma rede convergente?
Até pouco tempo, as empresas tinham à sua disposição uma ampla gama de equipamentos e serviços para contatar clientes, reunir-se com fornecedores e realizar diversos outros tipos de comunicação.
Você usava um telefone para contatos mais rápidos, um e-mail para enviar propostas e uma considerável infraestrutura para manter tudo.
Hoje, a realidade é bem diferente. Com a ajuda da tecnologia digital, voz, imagem e dados são disponibilizados a partir de uma única rede, que converge as transmissões dentro de um único padrão ― o VoIP (Voice over Internet Protocol).
Uma rede convergente integra todos os serviços necessários e permite acesso e controle maiores e mais especializados pela equipe de TI.
Por que redes convergentes são diferentes?
As redes convergentes trazem uma estrutura que permite um monitoramento de informações muito maior do que em redes distintas.
Embora parte dos serviços seja a mesma das redes distintas, ao utilizar redes unificadas ou convergentes, você passa a ter a condição de estabelecer políticas de uso dos recursos, maior mobilidade e alcance de forma mais rápida e segura de seus contatos.
Devido às limitações de comunicação definidas por uma linha de telefone fixo, o que antes só poderia ser resolvido estando fisicamente na empresa hoje é tratado em qualquer lugar e hora por meio de um smartphone com internet.
É possível reduzir custos na empresa?
Essa com certeza é uma das maiores dúvidas dos empreendedores, mas facilmente respondida. Com certeza o uso de redes convergentes traz inúmeros benefícios e, entre eles, está a redução de custos.
Um dos motivos é a própria diminuição da necessidade de diversos equipamentos para realizar a comunicação, uma vez que um único equipamento pode fazer o mesmo trabalho de dois ou três.
Além disso, a mobilidade proporcionada pelas redes convergentes, com a propagação do uso de Wi-fi e 4G, traz o benefício da diminuição de deslocamentos desnecessários ou de contratações de serviços para alcançar o objetivo necessário.
Nessa mesma linha, custos com viagens e transporte são eliminados graças à utilização de videoconferências, que interligam pessoas em todo país ou em todo o planeta.
Por fim, ter uma rede de dados centralizada demanda melhor controle e menos custos de manutenção, falhas e, consequentemente, despesas.
Mas vale uma ressalva: redes convergentes são uma excelente opção, mas precisam ser estudadas com cuidado para que sejam corretamente implantadas e possam trazer todos os benefícios que a acompanham. Por isso, procure uma empresa especializada.
Não há dúvidas de que investir em redes convergentes é um passo fundamental para sua empresa agora. Ela permite a você maior controle, liberdade e redução de custos na empresa de forma eficiente.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post para enriquecer ainda mais este post!