A comunicação unificada (UC) é a integração de vários tipos de canais como mensagens instantâneas, telefonia IP, colaboração, compartilhamento de arquivos em tempo real, áudio e videoconferências, entre outras mídias voltadas para o mundo empresarial, com o objetivo de criar oportunidades de negócio e aumentar sua competitividade no mercado.
A UC não se limita a uma simples solução corporativa, mas um conjunto de ferramentas completo, proporcionando maior produtividade, eficiência e economia.
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Fatores que devem ser considerados nas soluções de comunicações unificadas
Integração entre os dispositivos
Para as organizações, trabalhar com um sistema integrado de comunicação permite o gerenciamento de todos os dispositivos dos funcionários, facilitando o arquivamento de dados e a realização de backups de forma automatizada.
Nesse contexto, as ferramentas de UC oferecem aos usuários corporativos total acesso aos seus arquivos e aplicações, de acordo com as credenciais de cada um, independentemente do aparelho que faz o seu login, para receber e enviar e-mails, ouvir suas mensagens, elaborar relatórios e participar de reuniões a partir de qualquer hora e lugar.
Necessidades do seu negócio
Existem no mercado diversos tipos de soluções para comunicações unificadas disponíveis. Por isso, é fundamental que gestores e empreendedores façam um planejamento e busquem as melhores alternativas para atender as demandas corporativas.
Para escolher a melhor opção, é preciso observar se a ferramenta atende aos seguintes requisitos:
- ser uma plataforma de simples utilização;
- oferecer qualidade e flexibilidade;
- integrar os sistemas internos da empresa;
- promover fácil gerenciamento e operação;
- compatibilizar dispositivos utilizados pelos colaboradores, fortalecendo a mobilidade corporativa;
- garantir a segurança dos dados confidenciais.
Facilidade de interação
Com a implementação desse tipo de solução, pode-se combinar todas as ferramentas em um único sistema, de forma que gestores, colaboradores, parceiros comerciais e clientes possam se comunicar de maneira simples e ágil.
Dessa forma, é possível acessar e compartilhar telas em dispositivos móveis e em desktops com a mesma facilidade com que se faz uma chamada telefônica.
Além disso, as ferramentas de UC melhoram a interação entre as equipes, aumenta a colaboração entre seus integrantes, agiliza a execução das atividades e leva a um aumento de produtividade significativo.
Funcionalidades do Rainbow
O Rainbow é uma plataforma inovadora e gratuita* da Alcatel-Lucent Enterprise, baseada em um sistema em nuvem que é um excelente exemplo de comunicação unificada no mundo corporativo. Conecta pessoas e sistemas, cria um ambiente colaborativo e oferece aos colaboradores todas as ferramentas necessárias para executar seu trabalho além de oferecer uma gestão melhor das ligações através de ramais TDM ou IP com logs de chamadas recebidas, não atendidas e realizadas tudo isso na tela do seu PC, Tablet ou Smartphone.
As funcionalidades que o Rainbow oferece incluem conversas por áudio/vídeo, compartilhamento de telas e arquivos e gerenciamento de contatos, o que pode ser realizado a partir de qualquer dispositivo que o usuário possui.
Graças a essa solução, as empresas podem integrar sistemas com facilidade, além de agregar mais valor à sua marca, saindo na frente com uma ferramenta completa, dinâmica e otimizada.
Além de proporcionar diversos benefícios para as organizações, as comunicações unificadas contribuem para a redução de custos operacionais, reuniões mais rápidas e objetivas, aumentam a sinergia entre os setores e resultam em uma empresa mais arrojada e competitiva no mercado.
*Versão Essential
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