Você sabe muito bem que oferecer uma assistência de qualidade ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio, certo? Nesse contexto, o atendimento eletrônico merece destaque pela agilidade e praticidade que oferece e por proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.
Oferecer bons produtos e serviços já não é mais suficiente para conquistar o cliente. O consumidor moderno deseja uma experiência de compra completa, com atendimento diferenciado e de qualidade. Investir em um atendimento eletrônico eficiente pode melhorar o relacionamento com o consumidor e colocar sua empresa à frente da concorrência.
Mas, afinal, quais são os recursos mais modernos disponíveis? Continue a leitura e descubra cinco soluções que estão revolucionando o mercado.
1. Videoconferência
O atendimento por vídeo garante comodidade ao cliente e ajuda a empresa a fortalecer o relacionamento com o consumidor. A tecnologia possibilita alcançar pessoas de outros estados e até mesmo outros países. E mais: além de oferecer um atendimento de qualidade, a solução permite a expansão dos negócios.
A videoconferência é um facilitador, já que o cliente não precisa se deslocar para adquirir produtos e serviços ou solucionar problemas. Também favorece a humanização do atendimento, gera confiança e motiva a aproximação entre consumidor e companhia, o que é essencial para a fidelização.
2. Chatbots
Uma tendência no atendimento ao cliente, essa ferramenta consiste em um software para automação da comunicação entre comprador e empresa. O chatbot é, basicamente, um robô alimentado por inteligência artificial que interage com os consumidores via chat.
No entanto, essa assistência está longe de ser fria e impessoal, pois a ferramenta não apresenta apenas respostas padrões. O chatbot é baseado na tecnologia machine learning (aprendizado de máquina) e isso possibilita que o robô aprenda gradativamente com as interações com os usuários. Dessa forma, o atendimento fica cada vez mais personalizado e similar ao humano.
Com uma comunicação rápida e eficaz, a satisfação do consumidor é garantida. Já a corporação se beneficia com o aumento da produtividade e com o conhecimento estratégico proporcionado pela tecnologia, pois o recurso armazena as informações coletadas nos atendimentos e é capaz de gerar relatórios com dados valiosos para o negócio.
3. Inteligência Artificial
A tecnologia do chatbot é totalmente dependente desse recurso, mas não é a única. A Inteligência Artificial (IA) é a simulação das habilidades humanas como raciocínio, identificação de problemas, poder de decisão e, até mesmo, reversão de adversidades.
O recurso possibilita o mapeamento do comportamento do consumidor e pode prever ações. Dessa forma, é possível se antecipar às necessidades do cliente e oferecer soluções adequadas.
4. Omnichannel
Derivada do latim “omne” (que significa “inteiro”), a tecnologia omnichannel permite a centralização das informações relacionadas aos clientes e a sincronização de todos os canais já disponíveis. Dessa forma, os dados obtidos pela tecnologia podem proporcionar um atendimento personalizado e eficaz.
Afinal de contas, apenas oferecer múltiplos canais de comunicação não é mais suficiente. Para melhorar a experiência do consumidor, é essencial que todos os meios de interação atuem de forma integrada.
5. Cloud computing
O sistema de armazenagem na nuvem é uma tecnologia indispensável para a comunicação unificada. Pode ser útil, por exemplo, para a videoconferência, já citada anteriormente. A maior vantagem do recurso é a flexibilidade, já que as informações armazenadas podem ser acessadas a partir de qualquer lugar do mundo.
Já pensou se um consultor está em uma viagem a trabalho e de repente precisa suspender todos os atendimentos em andamento por falta de equipamentos e softwares adequados? Com o cloud computing isso não acontece, pois garante a produtividade e otimiza o suporte ao consumidor.
Como se vê, o atendimento eletrônico é indispensável para garantir uma assistência ágil e eficaz e, assim, estreitar o relacionamento com o cliente. No entanto, é imprescindível contratar ferramentas personalizadas e adequadas ao seu negócio. Ou seja, para incluir essas soluções na sua empresa, é importante contar com a ajuda dos profissionais certos.
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