Com a violência e a falta de segurança existente em nosso país atualmente, o sistema de videomonitoramento é uma excelente solução para amenizar a sensação de insegurança e, principalmente, as perdas de bens patrimoniais. No entanto, sua aplicação não se restringe somente ao aspecto da proteção.
Da mesma forma, as inovações da tecnologia trazem gradativamente inúmeros benefícios às empresas que buscam sempre por melhorias em seu desempenho, rapidez em suas operações e claro, mais segurança, não apenas do seu patrimônio, mas também de seus funcionários.
Por isso, neste artigo, você conhecerá o conceito, a importância, os tipos existentes e como o videomonitoramento deve ser feito. Mas, principalmente, destacamos os 5 principais benefícios dessa prática para os negócios. Confira!
O que é videomonitoramento?
O videomonitoramento é uma operação desenvolvida por um conjunto de equipamentos eletrônicos que fazem a captura de imagens e as transmitem, em tempo real, para uma central de monitoramento com o intuito de serem gerenciadas. Sendo assim, o videomonitoramento pode ser realizado tanto no local quanto remotamente, por meio de uma central de monitoramento.
Essa prática viabiliza a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo com um número reduzido de operadores. Entre os mais variados recursos de segurança eletrônica, o videomonitoramento é um dos que mais se desenvolve e aprimora devido às novas tecnologias existentes.
Nos últimos anos, essa modalidade de vigilância tem sido aplicada com as mais diversas finalidades e tem crescido rapidamente tanto na segurança privada como na segurança pública.
Qual a importância do videomonitoramento?
A importância do monitoramento por vídeo está ligada a diversos fatores. Entre os principais, estão:
- o controle de acesso em áreas restritas;
- o monitoramento de pessoas em áreas privadas e públicas;
- o monitoramento do fluxo de veículos em diversos locais;
- a fiscalização do trânsito;
- o acompanhamento de grandes eventos e manifestações públicas.
Quais os tipos de videomonitoramento?
Com o aumento constante da demanda, o comércio de segurança eletrônica tem investido cada vez mais em novas tecnologias. Isso faz com que os sistemas de videomonitoramento com base em tecnologia IP (Internet Protocol) tenham uma relação custo-benefício superior a de sistemas analógicos similares.
Contudo, diante dos diferentes tipos de contratações possíveis e com tantas ofertas no mercado, não é uma tarefa fácil saber qual é o melhor serviço para atender à sua empresa. Veja a seguir as categorias existentes.
Monitoramento remoto como serviço
Investir em sistemas de videomonitoramento com serviço remoto é uma das maneiras de obter um bom custo-benefício. Devido às tecnologias baseadas em IP é possível visualizar as imagens — seja de qualquer computador pré-configurado, ou do console central —, tanto de material armazenado quanto em tempo real.
Além disso, é possível contratar o serviço de terceiros com esse tipo de solução. Isso trará algumas vantagens como:
- não precisar ter um espaço físico para abrigar uma equipe dedicada a esse tipo de trabalho;
- diminuir os riscos de haver corrupção;
- por consequência, reduzir os custos com todos esses fatores.
Solução Wireless
Em um primeiro momento, a solução wireless pode parecer mais cara do que o sistema por cabos. Entretanto, em alguns cenários, esse tipo de solução tem a chance de representar uma redução de custos significativa, visto que se economiza ao eliminar a obrigatoriedade de usar materiais como a fibra ótica, que tem valores elevados.
Por exemplo, caso a distância entre os equipamentos que se comunicarão seja longa na área em que o sistema será implementado, a solução wireless pode ser mais vantajosa. Assim como nas ocasiões em que as intermitências sejam aceitáveis ou que os produtos não transmitam grandes pacotes de dados.
Como o videomonitoramento deve ser feito?
Com a solução de videomonitoramento baseada em TCP/IP, é possível adicionar câmeras extras ao sistema. Nesse sentido, as imagens capturadas ficam muito mais protegidas, pois além do armazenamento tradicional realizado pelo gravador local, você também tem a oportunidade de capturá-las em sites remotos ou dentro das próprias câmeras.
Quais são os benefícios do videomonitoramento?
Uma vez entendido o funcionamento do sistema, veja agora 5 benefícios que o videomonitoramento promove.
1. Controle em tempo real
O monitoramento em tempo real pode ser facilmente realizado em qualquer lugar do mundo ou de qualquer computador autorizado conectado à mesma rede IP. Da mesma maneira, é possível assistir ao vivo as câmeras em rede diretamente de seu tablet ou smartphone.
2. Acesso aos registros ocorridos
Vídeos de alta qualidade, como HDTV, servem como complemento para a investigação de crimes, pois as imagens digitais em alta resolução têm muito mais nitidez e podem ser visualizadas inúmeras vezes sem perder a qualidade.
3. Inibição de furto e roubo
O uso de câmeras de rede inteligentes que detectam movimentos e que contam com alarme ativo contra violações, também contribui de maneira excepcional para a rápida revelação de ações suspeitas após o horário comercial dentro ou fora do estabelecimento, o que acaba desestimulando intenções de roubo e furto.
4. Qualidade e segurança no atendimento ao cliente
As imagens gravadas por meio da solução de videomonitoramento permitem avaliar e tratar reclamações de usuários, além de inibir a ocorrência de furtos e roubos nos espaços físicos da empresa. Tudo isso colabora para a melhoria da experiência do cliente e para o aumento do bom desempenho do negócio.
5. Otimização de ações de marketing
As imagens capturam as atividades das pessoas no ponto de venda e demonstram seu comportamento de compra. Assim, você tem a oportunidade de identificar os espaços mais populares, otimizar a disposição de itens e produtos em sua loja e fazer a contagem de pessoas.
Outra vantagem é que nas imagens das câmeras de rede é possível identificar prateleiras vazias e dar o alerta para a equipe de vendas acerca da necessidade de repor os estoques. Da mesma maneira, torna-se viável informar quando a fila está muito longa para que abram mais caixas.
Além disso, o monitoramento por meio do vídeo em rede permite avaliar campanhas promocionais e de marketing. Isso porque você consegue analisar se, de fato, os mostruários, as gôndolas e a sinalização interna atraem os clientes, o que permite uma análise mais apurada das decisões estratégicas de marketing com o objetivo de impulsionar as vendas.
Sabemos que perdas internas e externas, e concorrência acirrada são alguns dos desafios enfrentados pelos empreendedores, especialmente do segmento varejista.
Nesse setor, os sistemas de vigilância por videomonitoramento já são tradicionalmente utilizados para proteção e segurança. Mas agora, com a aplicação para um merchandising mais eficaz e outras funções vantajosas para qualquer operação varejista, o gestor tem a chance de dar um novo impulso em seu negócio.
Gostou das vantagens que o videomonitoramento traz? Ficou com algumas dúvidas e gostaria de saber mais detalhes sobre o sistema? Então, entre em contato conosco, converse com um especialista e conheça as nossas soluções!