A Lei Geral de Proteção de Dados, criada para garantir que os consumidores tenham mais domínio sobre como as empresas utilizam os seus dados, é um dos principais desafios das empresas atuais. Entender bem a LGDP e se adaptar para ir de encontro aos seus requisitos está entre as prioridades das equipes de TI. Com o adiamento da implementação da Lei para 2021, empresas terão um pouco mais de tempo para compreender os desafios da LGPD.
Quer sair na frente? Confira a lista que preparamos com os principais desafios da LGPD e entenda como cada um deles impacta a implementação do descrito na Lei dentro da sua organização.
1. Toda a empresa deve se preocupar com a LGPD
O primeiro e maior desafio na hora de se adequar à LGPD é entender que, embora a TI tenha um papel enorme na adoção dos termos da nova legislação, ela não é a única que terá de mudar seus processos para conseguir cumpri-la.
Departamentos jurídicos e de tecnologia são o foco da LGPD na maioria das empresas, mas é preciso mudar essa mentalidade. Todos os membros da organização precisam estar cientes dos termos da Lei, de como eles se aplicam aos processos baseados em dados executados no dia a dia e de como informar os clientes nos piores cenários de vazamentos de dados.
Marketing, segurança, jurídico, TI, vendas e comunicação precisam estar alinhados para que as novas regras sejam implementadas com sucesso.
2. Existe um lado humano na LGPD
A LGDP não exige apenas adaptação nos sistemas de captura e processamento de dados. Há um lado humano bastante presente na maneira como a Lei impactará as empresas. Afinal, um sistema é tão seguro quanto o seu elo mais fraco.
Sem treinamento e orientação, as equipes podem colocar em risco os dados de clientes sem estar cientes disso. Portanto, preocupe-se com o seu capital humano durante a implementação, tanto quanto com as novas normas de governança de dados.
3. Todos os dados devem ser armazenados com um propósito
Como a sua empresa capta os dados hoje? Com que propósito ela faz isso? A LGDP nos convida a questionar quais informações armazenamos em nossos sistemas e o que fazemos com ela.
A partir da sua implementação, as empresas terão de ter uma boa justificativa para cada dado armazenado e processado em seus sistemas e tenderão a fazer isso com mais cautela.
4. A LGPD ajudará a preservar a imagem da empresa
A adequação à LGDP não é apenas benéfica para se evitar multas e outras sanções ao funcionamento da empresa. Ela deve ser vista também como um esforço para se comunicar melhor com o cliente e mantê-lo a par de como os seus dados são utilizados.
Por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados também impacta a imagem do seu negócio. Implementá-la com transparência fará com que os seus clientes tenham um motivo a mais para confiar na sua empresa.
5. Adequar-se à LGPD é um processo contínuo
Por último, há uma ideia de que as adequações necessárias para cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados são um processo fixo no tempo, que acontecerá apenas uma vez. Isso não poderia estar mais distante da realidade.
A natureza de como os dados são compilados, gerenciados, analisados, arquivados e deletados será completamente impactada pelas novas normas da LGDP. Empresas estarão em um processo contínuo para descobrir como nivelar as informações armazenadas sem quebrar as regras da nova legislação.
Apesar dos desafios da LGPD, é preciso que o gestor faça esforço para conhecer o texto legal e se adaptar a ele o quanto antes, para se adequar à legislação e evitar inconformidades que podem levar a sanções para a sua empresa.
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