As marcas que não são capazes de compreender como os novos clientes se comportam correm o sério risco de perder espaço e relevância no mercado. Afinal, cada geração tem suas próprias características e particularidades. Se você quer evitar que isso ocorra com a sua empresa, é fundamental saber o que a Geração Millennials espera do atendimento ao cliente.
Neste artigo você saberá quem são os Millennials e o que fazer para oferecer mais do que um simples atendimento, promovendo uma experiência memorável às pessoas dessa geração. Confira!
Quais as características marcantes da Geração Millennials?
Aqueles que nasceram entre 1981 e 1996 são conhecidos por fazerem parte da Geração Millennials. Como são indivíduos que tiveram contato com a internet desde muito cedo, têm total intimidade com o meio digital e seus dispositivos tecnológicos.
Isso significa que antes de tomarem qualquer tipo de decisão, eles buscam muitas informações na rede.
Outra forte característica dos Millennials é que muitas pessoas dessa geração são engajadas em questões políticas, sociais e ambientais.
Assim sendo, optar por adquirir produtos que não agridam o meio ambiente é algo comum entre os novos consumidores. Não é à toa que muitas organizações apostam suas fichas e divulgam suas ações humanitárias frequentemente.
Outra marca do grupo é a ansiedade. Isso é comprovado, por exemplo, no caso de acesso a um site que demora apenas alguns segundos para carregar. Nessa situação, é bem provável que o indivíduo feche a janela e não volte mais. Tudo isso porque são pessoas que querem a informação da maneira mais fácil e naquele instante exato.
Segundo o IBGE, a geração que vivenciou toda a mudança tecnológica que ocorreu no mercado de trabalho representa 30% da população. Considerando que estamos falando de jovens adultos já com poder de compra, é um número expressivo que não deve ser ignorado pelas empresas.
Além disso, por serem bastante exigentes, são pessoas que estão dispostas a pagar mais caro por produtos ou serviços de qualidade.
Quais os aspectos a serem observados no atendimento dessa geração?
Se o seu intuito é obter resultados satisfatórios com a Geração Millennials, a sua empresa deve proporcionar, sobretudo, uma boa experiência aos usuários em todos os seus pontos de contato.
Isso porque esses jovens rejeitam completamente sites lentos, lotados de propagandas invasivas e com elementos mal distribuídos. Por isso, apresentamos a seguir os principais aspectos que eles esperam de um bom atendimento.
Agilidade
O mínimo que essa geração espera é agilidade com todas as facilidades tecnológicas na palma da mão.
Diante disso, as empresas que querem acompanhar esse ritmo devem trabalhar a fim de eliminar a redundância dos processos e diminuir ao máximo a burocracia, fatores que acabam com a (pouca) paciência dos Millennials.
Nesse cenário, quanto mais prático e rápido, melhor, afinal, eles não querem informações irrelevantes e desnecessárias.
Como dissemos, quando desejam obter alguma informação que julgam ser importante, as pessoas dessa geração consultam a internet imediatamente.
Assim sendo, alguns canais de relacionamento se destacam pelo alto potencial que oferecem para alcançar a satisfação deste novo perfil de consumidor:
- Chats de apps de mensagens instantâneas;
- Redes Sociais;
- Chatbots e Assistentes Virtuais Inteligentes;
- FAQs (Páginas de Perguntas Frequentes).
Humanização
É preciso falar do jeito certo com o público dos Millennials, visto que ele é bastante plural. Por isso, generalizar o grupo é um erro gigantesco. Sendo assim, não se esqueça de segmentá-lo sempre.
Para tanto, tenha em mente as diversas vertentes existentes no mercado, opte por qual ou quais nichos quer atingir e direcione seus esforços para oferecer cada vez mais proximidade.
Nesse contexto, a humanização está diretamente ligada à compreensão de qual é a linguagem mais acertada para usar com o seu público, além de saber exatamente onde é possível encontrá-lo.
Por fim, ajuste o seu conteúdo para que ele atinja as expectativas do nicho de atuação escolhido pelo seu negócio.
Valorização
Embora não seja possível generalizar, o conceito de sucesso mudou da geração X para a Y (Millennials). Se antes alguém que ganhava milhões era referência, hoje é quem obteve êxito na vida sem abrir mão de seus valores.
São pessoas que querem bom atendimento, mas não se sentirem que a empresa não valoriza atributos como sustentabilidade, respeito à diversidade, entre outros; não se prendem a uma marca.
Personalização
A Geração Millennials é altamente propensa a compartilhar seus dados pessoais com fornecedores. Por isso mesmo, eles esperam que as marcas já saibam o contexto dos contatos e o histórico, de modo a prestar um atendimento mais personalizado.
Em outras palavras, perguntas desnecessária e repetidas além de não serem bem-vindas também não são vistas como uma boa prática para os empreendimentos que lidam com esse grupo.
Dessa forma, as expectativas de atendimento ao cliente da Geração Millennials têm se transformado em padrão, visto que ela se tornou o segmento dominante de público consumidor.
Experiência Omnichannel
Outro fator marcante dos Millennials é que eles estão sempre conectados de todas as formas, antenados em tudo, presentes em situações distintas e em diversos canais. Eles são simplesmente vidrados em diferentes e novas tecnologias.
Para satisfazer tudo isso, eles têm smartphones, tablets, desktops, notebooks e assim por diante.
Com o objetivo de se adequar à essa realidade, as marcas devem pôr em prática um espírito empreendedor e tomar uma atitude para se tornar omnichannel. Isso significa estar presente simultaneamente em todos os canais e plataformas possíveis com um sistema de atendimento ao cliente.
Além disso, alocar recursos para soluções que façam a integração dos canais e facilitem a comunicação é uma excelente pedida. Agindo assim, inevitavelmente, sua empresa apresentará resultados mais consistentes.
Como vimos, para oferecer uma boa experiência no atendimento aos clientes da Geração Millennials é preciso entender qual é a visão de mundo desses jovens, ter clareza de quais são suas dificuldades e resolver tudo com humanidade, eficiência e agilidade.
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