As centrais de atendimento merecem destaque dentro das organizações, pois a segurança da informação em Call Center é essencial, logo, perder o controle com os dados resulta em sérios riscos!
A vista disso, procedimentos como; adoção de tecnologias, controle de acesso, backups constantes entre outros, são fundamentais para obter êxito nos processos da sua empresa. Acompanhe nosso post de hoje e entenda por que a segurança da informação em Call Centers é essencial.
A segurança da informação em call center
Graças ao avanço tecnológico, o mercado está cada dia mais amplo e competitivo. Por esse motivo, independente do porte ou segmento de atuação, as empresas precisam focar na segurança da informação em Call Center, pois o vazamento dos dados é um dos principais problemas das centrais de atendimento.
Além disso, questões como a falta de backups periódicos, descontrole com o acesso a internet, colaboradores desqualificados, entre outras, são riscos que podem ser evitados tendo a atenção voltada para alguns pontos.
Política de privacidade
A privacidade das informações geradas no Call Center deve ser uma das principais prioridades desse segmento, pois os dados são sigilosos e devem ser tratados com toda segurança possível.
Desse modo, o ideal é iniciar os cuidados com a confidencialidade das informações na contratação de pessoal, ou seja, ao recrutar os colaboradores é preciso ter alguns cuidados, por exemplo: verificar o histórico de cada um, buscar referências dos possíveis contratados, avaliar as antigas experiências entre outros.
Confidencialidade no Call Center
As empresas que atuam nesse segmento devem priorizar o sigilo das informações geradas e armazenadas diariamente.
vista disso, as centrais de atendimento devem ter alguns cuidados, por exemplo: implantar programas ou dispositivos que impeçam que os colaboradores copiem arquivos das máquinas, proibir o uso de celulares durante o expediente, entre outros.
Entretanto, pode ser que sua empresa esteja se adaptando ou necessite se adequar a novas tecnologias, então, é possível migrar os dados, contratar serviços de acordo com a necessidade do seu negócio, melhorar a segurança da informação em call center e muito mais.
Clique aqui e entenda mais sobre migração de dados: 5 dicas para concluir esse processo.
A tecnologia de segurança no Call Center
Empresas de vários portes e segmentos diferentes estão investindo na tecnologia para chegar â segurança que precisam dentro dos processos de Call Center, ou seja, a tecnologia está fortemente empregada em diversos processos e, de fato, o Call Center está usufruindo muito de novas tecnologias.
Assim, o Call Center deve contar com um sistema eficaz na segurança. Por exemplo: além de transferência de arquivos criptografados, firewall e antivírus instalados, as empresas contam com a possibilidade de contratar empresas especializadas em segurança e atribuir esse processo aos negócios do Call Center.
Equipamentos adequados
Os dados do Call Center devem ser bem armazenados, mas os problemas causados por vírus não são as únicas dificuldades que podem comprometer a segurança da informação, afinal, os dados estão salvos em máquinas que correm o risco de apresentar problemas quando menos se espera.
Por esse motivo, adquirir equipamentos com boa qualidade no funcionamento e armazenamento é essencial! Além disso, a sala do datacenter deve ser restrita, precisa ter controle de temperatura, segurança contra incêndio, roubo, entre outros cuidados. Vale lembrar que um problema no datacenter ou no servidor pode gerar prejuízos incalculáveis.
Invista em pessoal
Os colaboradores da sua empresa tem papel fundamental nos processos do seu Call Center, afinal, são eles que controlam o sistema e fazem o atendimento ao cliente.
Por esse motivo, os profissionais do Call Center devem receber treinamento constante deixando clara a importância da segurança da informação.
Além disso, criar um tutorial com as principais regras do Call Center é outra dica importante, dessa forma os funcionários seguem capacitados e atentos a melhor forma de exercer o trabalho.
O cliente é o alvo dos colaboradores do Call Center, clique aqui e veja mais sobre atendimento ao cliente: 3 erros graves que você comete
Realize backups constantes
Ter a copia das informações é fundamental, no entanto, para que a segurança seja completa e eficaz, o ideal é criar a automação dos backups do seu Call Center.
Por exemplo, a copia dos dados pode ser programada para serem realizadas todos os dias, no começo ou no fim do expediente de trabalho, com isso não é necessário que um colaborador faça o backup, ele irá apenas acompanhar o processo.
Não custa nada lembrar, o armazenamento das cópias deve, preferencialmente, estar armazenados em servidores distintos das máquinas dos colaboradores e com acesso restrito.
Busque servidores e programas
Investir em servidores e programas específicos para seu Call Center pode ser a solução que você procura para solucionar possíveis problemas. Ou seja, com o equipamento certo e os softwares adequados, os dados do seu Call Center podem ser armazenados na nuvem gerando mais segurança para sua empresa e para seus clientes.
Além disso, a economia é, de fato, considerável, pois o custo com equipamentos e pessoal será reduzido. Entenda mais sobre redução de custos, clique aqui e veja como a Cloud pode ajudar sua empresa.
Controle o acesso
As informações geradas no Call Center e armazenadas no banco de dados devem estar seguras e restritas, pois os dados não podem ser corrompidos nem desviados. Portanto, deve ser criado um controle de acesso a essas informações!
Não custa nada lembrar, a segurança da informação em Call Center é essencial para a empresa, logo, o controle de acesso deve se estender a páginas na internet que possam ser perigosas para a empresa. Nesse caso, a dica é criar uma lista de sites e deixá-los bloqueados.
Grave suas chamadas
As chamadas realizadas pelos colaboradores do Call Center são repletas de informações importantes. A vista disso, a dica é realizar a gravação e o armazenamento dessas chamadas, desse modo, é possível adequar um sistema de gravações de chamadas aos processos do Call Center, gravar as ligações e armazená-las automaticamente, afinal, a segurança da informação em call center deve ter prioridade nos processos de negócios.
Assim é possível saber o teor da conversa entre os colaboradores e clientes, além de oficializar potenciais negociações e aumentar a segurança entre seu Call Center e seus clientes.
Então, o que achou das dicas de hoje? Divida sua opinião com a gente através dos comentários no post!
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