Você já sabe que o chatbot é um software que se comporta como um robô inteligente, interagindo com as pessoas por meio de diferentes aplicativos e ferramentas, certo?
Pois bem, essa tecnologia é uma tendência com forte presença nos negócios, dada sua eficácia e agilidade no atendimento ao cliente.
Não por acaso, a solução tem alcançado cada vez mais popularidade, principalmente, nas áreas de saúde, financeira e seguros.
Com as mensagens de voz e texto tornando-se canais fundamentais de interação com as empresas, o investimento em chatbots é quase um caminho sem volta.
Nessa perspectiva, você já parou para pensar nas vantagens que o chatbot pode trazer para o seu negócio?
Então, continue a leitura e saiba quais são os principais benefícios que essa solução inovadora pode oferecer!
Personalização da tecnologia
Os chatbots são ferramentas baseadas em inteligência artificial, capazes de processar um grande volume de informações com rapidez.
Graças a esse recurso, é possível gerenciar as ligações telefônicas e personalizar os atendimentos, tornando única a experiência do cliente.
Considerando a estratégia mais adequada, a organização pode fazer isso de acordo com seu perfil e o do público-alvo que quer atingir.
Um negócio voltado para as gerações mais jovens, por exemplo, pode adotar uma abordagem mais descontraída, fazendo uso de uma linguagem leve e informal.
Agilidade no atendimento
Ninguém quer esperar para ser atendido, seja por meio do telefone, seja via chat. No entanto, manter uma equipe especializada para atender toda a demanda implica um custo muito alto com contratações e treinamentos.
O chatbot na empresa, por outro lado, consegue realizar vários atendimentos em um curto espaço de tempo, enviando milhares de mensagens por dia, de maneira mais inteligente, interativa e ágil.
Possibilidade de ter mais dados sobre os clientes
Como o chatbot possibilita mais envolvimento comparado aos meios tradicionais de comunicação, a empresa pode (e deve) fazer uso da solução para conseguir mais informações e dados sobre seus clientes.
Dessa forma, a organização que está atenta às constantes mudanças do mercado e que se orienta para a alavancagem dos seus resultados sabe usar dados para decisões estratégicas.
Estudando os dados, ela se antecipa na realização de um bom atendimento, prevenindo problemas e vendendo mais.
Aumento na geração de leads
Um chatbot preparado para a geração de leads é aquele que consegue capturar dados de contato do usuário e assegurar permissão para a empresa fazer uma conexão com ele no futuro.
Na realidade, isso já pode acontecer diretamente pela interface de chat.
Além disso, o chatbot na empresa auxilia na geração de leads qualificados ao responder às dúvidas, estabelecer um diálogo coerente e oferecer conteúdos de qualidade.
Sabendo que leads qualificados são sinônimo de potenciais clientes para fechar uma compra, esse benefício é de extrema relevância para o alcance dos resultados desejados.
Disponibilidade 24 horas por dia
Ofertar um atendimento full time de qualidade ao consumidor é algo essencial para fidelizar seu público. Esse processo fica muito mais simples com a implantação dos chatbots.
Normalmente, grande parte das solicitações dos usuários é simples, como questionamentos recorrentes, alterações cadastrais e demais serviços.
Nesses casos, o chatbot na empresa consegue prestar o atendimento com excelência, pois não há a necessidade de interagir com um agente.
Tudo isso fica disponível para o cliente 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Ou seja, a pessoa consegue esclarecer suas dúvidas fora do horário de expediente, em finais de semana e, inclusive, nos feriados.
Diminuição do tráfego no SAC
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) costuma passar por horários de pico e sobrecarga, fazendo com que o tempo de espera do cliente seja maior do que o esperado.
Isso gera estresse e atendimentos mais apressados, que nem sempre apresentam a qualidade e a eficiência desejadas.
Com o chatbot, esse quadro muda. Quando o usuário entra em contato com a empresa via chat, ele é atendido pelo bot, que, na maioria das vezes, já consegue solucionar os problemas sozinho, encaminhando apenas os casos mais complexos ao operador.
Isso reduz consideravelmente o tráfego no SAC, torna o tempo de espera bem menor e aumenta a fluidez nos atendimentos.
Automatização de processos
Essa solução tecnológica é excelente para as organizações, pois possibilita uma comunicação mais ágil e eficaz. Afinal, a pessoa não precisa de botões específicos para ser atendida. Basta enviar uma mensagem.
Dessa forma, o empreendimento consegue oferecer um serviço automatizado, capaz de alcançar o resultado almejado e reduzir custos por meio de uma simples interação com o sistema.
Por mais que suas equipes de trabalho sejam produtivas, a velocidade dos bots é surpreendente.
Além disso, o agente precisa passar por todo um treinamento antes de começar a exercer suas atividades. Por outro lado, a tecnologia entra em ação imediatamente, de forma automática, o que traz resultados em curto prazo.
Representatividade da marca
Representatividade da marca é diferente de identidade da marca. A primeira pode ser construída por meio da atuação dos bots, e ela ajuda no sentido de tornar os processos cada vez mais personificados, com a cara da marca para o público.
Isso se dá com pedidos, processamento de pagamentos e cartões de compra, por exemplo.
Por sua vez, a identidade da marca não pode ser automatizada, tampouco a sua reputação. Assim, as últimas tendências são os omnibots, que são personas apuradas de identidades da marca, impulsionadas por inteligência artificial.
Melhoria no relacionamento com o cliente
Quando o cliente passa por uma experiência de uso que o agrade, significa que ele vivenciou uma comunicação limpa e fácil.
O mundo hoje demanda praticidade, e as pessoas não têm mais paciência nem querem perder tempo para resolver problemas simples.
Assim, podemos afirmar que o chatbot é o grande destaque como ferramenta inovadora de mercado.
Como já dissemos, os agentes, antes de começarem a trabalhar, precisam aprender a executar os trabalhos um do outro. Os chatbots iniciam imediatamente e respondem muito mais rapidamente do que os humanos.
Tudo isso passa para o usuário a imagem de uma empresa organizada, preocupada em ser inovadora e orientada a proporcionar a melhor experiência ao cliente.
Economia de recursos
Sem dúvida, um dos maiores benefícios da utilização do chatbot é a redução de custos.
Por realizar múltiplas tarefas, que seriam necessários vários colaboradores para cumprir o mesmo campo de atuação, a implementação da tecnologia diminui bastante os gastos mensais.
Assim como qualquer estratégica corporativa, a implantação dos chatbots demanda investimentos por parte da empresa. Porém, com o aperfeiçoamento dos serviços e a redução da taxa de erros, os lucros, no longo prazo, superam os valores aplicados inicialmente.
Além disso, os custos não estão ligados apenas à contratação de pessoal. Os recursos operacionais também são mais bem aproveitados. Por exemplo, com um atendimento utilizando chatbots, o tempo gasto na operação tende a ser menor.
Isso porque, ainda que a ferramenta não consiga solucionar a dúvida do usuário, ela é capaz de direcioná-lo para o departamento mais adequado, melhorando a métrica de TMA.
Aprendizado da máquina para melhor interação
Hoje, diversos chatbots já contam com o machine learning.
Algumas ferramentas apresentam um padrão de funcionamento que permite o diálogo a partir de palavras-chave. Essas oferecem um tipo limitado de interação, com respostas dentro do padrão pré-definido.
Com o machine learning acontece um pouco diferente. Ainda que os chatbots respondam palavras pré-programadas, eles podem estender o vocabulário cada vez que passam por um novo atendimento.
Assim, eles são capazes de oferecer interações diferenciadas, com reações diferentes e mais dinâmicas em cada nova situação.
Essa melhoria é excelente para a experiência do cliente, pois passa, de fato, uma personalização do serviço.
Diferenciação do serviço
A inteligência artificial dos chatbots permite que a inovação seja colocada em prática pela empresa.
Se antes o desenvolvimento de algumas etapas ficava limitado a telefones ou e-mails (tirando o fator físico), com a adoção de tecnologias como o chatbot, a empresa passa para um novo patamar.
Hoje, por exemplo, já é possível ofertar produtos ou serviços pelos bots, assim como enviar lembretes de contas a pagar, acordos etc. Essa inovação pode ser maior ou menor, dependendo do setor de atuação.
No ramo financeiro, por exemplo, os chatbots são capazes de apresentar saldos do cartão de crédito ou oferecer opções de pagamento.
Isso eleva o status da empresa e melhora a credibilidade perante os clientes e mercado. A marca passa a ser vista como inovadora e altamente competente na sua interação com os consumidores.
Auxílio na retenção e fidelização de clientes
Se você tem uma ferramenta que funciona 24 horas por dia, agiliza e qualifica o atendimento e traz personalização para o serviço, naturalmente terá clientes mais satisfeitos e engajados com a sua marca.
É uma questão bem simples de entender: hoje, com a internet e o fácil acesso à informação, a experiência do cliente tornou-se uma preocupação real para as empresas.
A jornada de contato com a marca passou a ser tão ou mais importante que o produto oferecido.
O chatbot é um dos investimentos mais inteligentes em empresas que querem se destacar dentro desse novo mercado. O básico não é mais aceito como padrão para o cliente do século XXI.
É preciso sair do lugar-comum e entregar serviços de qualidade e que tragam real valor para os usuários.
Entendendo essa realidade e aplicando inovações que melhorem a experiência do cliente, a empresa tende a ter consumidores fiéis e propagadores espontâneos da marca.
Por fim, deixe a implementação do chatbot na sua empresa nas mãos de quem oferece estrutura adequada e o apoio necessário para a introdução e desenvolvimento do software.
Busque por parceiros confiáveis para soluções omnichannel. Essa será a sua garantia de que os processos sairão conforme o esperado.
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