Apesar de ainda ter muito espaço para evolução, a Internet das Coisas (IoT) aplicada ao Gerenciamento de Suplly Chain (SCM) já não é mais uma novidade. Dessa forma, o conceito de IoT é uma referência à capacidade de fazer com que os dispositivos eletrônicos se comuniquem entre si. Em geral, a troca de informações dos equipamentos acontece por meio de uma rede sem fio (Wi-Fi 6).
Além disso, eles compõem uma rede de dispositivos inteligentes, visto que conseguem se comunicar também com outros softwares. Neste conteúdo, vamos abordar de maneira simples como a aplicação da IoT pode auxiliar a gestão da cadeia de suprimentos (SCM). Continue a leitura e confira!
Colaboração com a gestão de riscos
A gestão de riscos logísticos é uma das áreas que mais tem recebido atenção dos adeptos da IoT na indústria. Isso porque é justamente nela que a implementação de nova tecnologia pode destacar seu impacto positivo e ajudar bastante o profissional de gestão da cadeia de suprimentos (SCM).
É possível citar soluções incríveis de controle e gerenciamento de riscos logísticos que promovem a coleta de dados do transporte de mercadorias em tempo real, incluindo a localização e as condições atmosféricas de um recipiente fechado, por meio de sensores conectados à internet.
Dessa forma, o gerente de Supply Chain (SCM) e logística consegue saber exatamente o estado físico das cargas, onde elas estão, a velocidade do veículo e outras informações que asseguram uma entrega eficaz.
Outro exemplo, é que algumas dessas ferramentas de tecnologias para meios de transporte também têm capacidade para enviar alertas automáticos sobre desligamentos do sistema de refrigeração. Além disso, podem fornecer informações sobre temperaturas incorretas de produtos perecíveis e relatórios mais detalhados sobre a viagem da carga contendo os itens da empresa.
Transparência de ativos
É possível registrar a utilização de IoT no monitoramento e controle de ativos por meio de sensores. Inclusive, essa informação pode ser usada mais tarde para análises de utilização e ociosidade dos ativos e de produtividade, com geração de dados importantes para auxiliar a tomada de decisões estratégicas para possíveis ajustes de capacidade.
Acompanhar o uso das empilhadeiras na indústria é um bom exemplo disso. Assim, fica mais viável definir se há espaço para eliminar alguma delas da operação, observando as horas do dia em que são mais utilizadas. Nesse sentido, por meio de um conhecimento profundo de todos os ativos, é perfeitamente possível maximizar o seu uso e obter excelentes resultados.
Otimização da operação em tempo real
Nessa fase de implementação da IoT, máquinas e equipamentos contam com a atuação de algoritmos que otimizam seu trabalho em tempo real, eliminando a necessidade de qualquer tipo de interferência humana.
Se o termostato de um frigorífico fica ligado ao controle de resfriamento, por exemplo, e ele diminui ou aumenta a intensidade de maneira automática de acordo com a temperatura do ambiente, temos um caso de otimização da operação em tempo real. Nessa situação, aperfeiçoa-se ainda mais o uso de energia.
Automatização do sistema
Quando equipamentos e máquinas interagem entre si o tempo todo, em tempo real e sem nenhum tipo de interação humana no processo, acontece a etapa mais evoluída da IoT.
Para ilustrar essa automatização completa do sistema de maneira hipotética, vamos imaginar uma prateleira de um armazém que atualiza o sistema em tempo real e identifica o nível de estoque de um determinado produto.
Ao atingir o seu nível mínimo de estoque, essa prateleira se comunica automaticamente com o ERP do fornecedor e executa o pedido em função dos parâmetros anteriormente programados.
Gerenciamento de armazenagem
Na indústria é muito importante acompanhar as condições dos ativos assim como o consumo de recursos. De preferência, trabalhando em conjunto com o monitoramento do uso desses ativos. Como exemplos de tipos de monitoramento que podem ser válidos para evitar avarias e desperdícios na indústria temos:
- quanto estão consumindo de energia;
- qual é a temperatura;
- qual é a vibração, entre outros.
Melhoria contínua dos processos
Ainda que muitas operações possam ser executadas sem a necessidade de uma ação de um colaborador, todos os gestores e demais envolvidos têm a possibilidade de atuar ao longo da linha de produção, com o objetivo de melhorar continuamente cada processo.
Até porque, ao final do processo de produção, a marca já tem a chance de se ajustar para o próximo projeto, afinal, com a IoT cada compra é sob demanda. Isso proporciona uma produção bem mais enxuta, com maior produtividade, menos recursos humanos e também com menos material.
Além disso, hoje em dia, os clientes estão em busca de produtos sob demanda, e cada vez mais específicos. Com a IoT, a indústria é bastante capaz de abraçar esse projeto e entregá-lo cada vez mais rápido e com mais qualidade, graças à otimização da cadeia de suprimentos (SCM).
Centralização da gestão em apenas uma plataforma
Tanto a liderança quanto os gestores e vendedores têm a oportunidade de consultar os produtos disponíveis em estoque em tempo real, graças à IoT. Por meio de um dispositivo móvel em mãos, as informações ficam bem acessíveis, a apenas um clique de distância.
A boa notícia é que toda a gestão de Suplly Chain tende a ser centralizada em somente uma plataforma virtual.
Por fim, a IoT é uma ferramenta que deve ser aplicada em toda a cadeia de suprimentos (SCM), visto que traz inúmeras vantagens para as várias funções logísticas como gestão de estoque, armazenagem, transporte, atendimento à demanda e customer service.
Essas vantagens vão desde a redução do consumo e dos custos de recursos por meio da diminuição de desperdícios e melhor uso dos ativos, até a melhora do nível de serviço, ao agregar valores como qualidade, lugar, informação e tempo. Em resumo, a verdade é que além de criar serviços automatizados para seus clientes, a IoT proporciona um novo patamar de eficiência operacional na gestão da cadeia de suprimentos (SCM).
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como a Internet das Coisas (IoT) é capaz de ajudar sua empresa em outras questões como infraestrutura, mobilidade e segurança, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em poder colaborar!