Na era digital, objetivos como melhorar experiência de consumo tornaram-se essenciais para quem deseja manter-se no mercado. Ao falarmos de e-commerce, fica difícil utilizar a interação e a negociação pessoal, que são tradicionais do varejo em lojas físicas.
Além disso, cerca de 74% dos consumidores mais jovens já reúnem inúmeras informações online antes de decidirem pela compra, por exemplo. A ascensão do acesso às redes sociais evidencia que transformar a experiência do cliente no foco do negócio é importante.
Afinal, com tantas opções disponíveis no ambiente digital, a possibilidade do público optar pela concorrência é alta. No post de hoje, preparamos algumas dicas e ferramentas para você melhorar a experiência de consumo neste ambiente tão competitivo. Confira!
Invista no atendimento digital
O atendimento digital está em alta, pois é um reflexo das recentes mudanças no perfil dos consumidores. Melhorar a experiência de consumo por meio do atendimento digital é possível a partir de ferramentas e serviços que possibilitam agregar valor ao relacionamento do negócio com os clientes.
Vídeo atendimento
E se o contato visual pudesse ocorrer mesmo no ambiente online? Isso é possível a partir do vídeo atendimento. Com ele, melhorar a experiência de consumo torna-se mais fácil por meio de uma interação mais cativante, que melhora o relacionamento, reduz custos e se torna um diferencial competitivo quando comparado à concorrência.
Chatbots
Os chatbots podem ser usados para atender visitantes do site a qualquer momento, utilizando inteligência artificial para compreender as perguntas e responder de acordo com uma base de conhecimento sobre o negócio. Essa ferramenta pode atender em diversos contextos, sem filas de espera ou horários específicos, gerando inúmeros benefícios.
Crie canais para melhorar a experiência de consumo
Em meio às redes sociais, criar canais de comunicação facilitados aproxima o consumidor de uma marca. Por isso, procure entender onde o público-alvo está inserido, criando um canal de contato nesses locais e sempre se preocupando com o atendimento adequado. A utilização de aplicativos de mensagens é uma opção válida.
Aposte no marketing digital
Além de toda a visibilidade que o marketing digital proporciona, outras vantagens são importantes quando o objetivo é melhorar a experiência de consumo. Com a ajuda dessa ferramenta, é possível criar um público qualificado, melhorar o posicionamento da marca e, ainda, obter resultados melhores no mercado online.
Tenha preços competitivos
Diante de tantos concorrentes, como chamar atenção? Uma boa estratégia pode ser a negociação ou parceria com outras empresas para compras em lotes com custos competitivos, possibilitando preços ao consumidor que sejam extremamente interessantes.
Priorize a entrega rápida de produtos
No Brasil, um grande desafio é a entrega de produtos, devido à infraestrutura precária. Contudo, a avaliação constante de fornecedores é uma ótima forma de acompanhar possíveis transportadores parceiros.
Assim, com o apoio de um contact center preparado e disponível, a velocidade da entrega pode melhorar a experiência de consumo e atrair novos compradores.
Cuide da segurança de dados
Uma grande preocupação de quem compra na internet é a segurança dos dados. Afinal, as transações no ambiente digital tratam de dados sigilosos, principalmente nas compras. Deste modo, estar atento às práticas e tendências de segurança da informação deve ser prioridade.
Investir no atendimento digital e criar canais para melhorar a experiência de consumo são essenciais para se manter no ambiente digital, que está cada vez mais competitivo. Com as estratégias adequadas, o negócio pode garantir um posicionamento de destaque.
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