Nos dias de hoje, alguém tem disposição (e tempo) para pegar o carro e rodar por horas, de loja em loja, pesquisando preços? Não é muito mais fácil circular pelo ambiente digital para usufruir da comodidade de pesquisar as marcas? Pois é, o perfil do consumidor e o processo de decisão de compra mudaram devido às inovações, sendo então perceptível como a tecnologia e comportamento estão diretamente ligados.
Neste post, vamos falar sobre algumas mudanças do comportamento do consumidor, provocadas pela tecnologia na era digital, que são relevantes para se ter em mente ao elaborar estratégias de adaptação a essa nova realidade. Confira!
Influência das plataformas digitais
Não apenas as abordagens ao consumidor mudaram, mas os meios utilizados para isso também. Assim, o que antes funcionava no computador, com o usuário disposto a pesquisar ali mesmo, passa a não dar certo da mesma maneira em outros contextos.
Por exemplo, a experiência do cliente omnichannel acontece com simplicidade no trânsito entre os vários canais de atendimento oferecidos pela companhia, que está antenada às mais recentes tendências de mercado.
Facilidade com o ambiente digital
Com acesso em poucos segundos a uma infinidade de dados, muitas vezes o cliente chega para o momento da compra com mais informações sobre o produto do que os próprios vendedores. Dessa forma, ao pensar em tecnologia e comportamento de consumo, é fundamental se preocupar com a modo de se comunicar com ele.
Ao pensar em soluções de voz, por exemplo, o contact center é uma boa solução. Nele, as atividades são realizadas de forma unificada, com equipes que atuam em cada uma das áreas ou mesmo profissionais que executam mais de um processo. Por outro lado, o call center costuma estar centralizado em operações únicas — seja cobrança, suporte, telemarketing ou vendas.
Mobilidade
Quando falamos de mobilidade, a forma como os anúncios e conteúdos impactam nos clientes em potencial foi transformada pela experiência mobile. As pessoas começam a ter um primeiro contato pelo anúncio, passam um tempo nas redes sociais, param um pouco, almoçam, depois retornam pelo Google e chegam ao chatbot do site. Isso mudou também a sua relação com a marca.
Dessa forma, as empresas passaram a se importar com o ambiente externo, onde o consumidor agora se encontra, de modo a nortear suas estratégias de conversão. Assim, a experiência do usuário abrange diferentes estímulos em variados ambientes, como dentro do carro e outros meios de transporte, com muita gente ao redor e inúmeras informações à disposição.
Acima de tudo, podemos afirmar que as pessoas sempre darão preferência por utilizar soluções mais ágeis, com navegação atraente, conveniente e responsiva, para que resolvam de forma imediata os seus problemas.
Portanto, a marca deve ficar mais atenta à jornada do consumidor, otimizar as experiências e dar maior valor a ele, garantindo melhor usabilidade e mais pontos de conversão.
Nesse sentido, as empresas se beneficiam por adequar sua comunicação orientada para a tecnologia e comportamento desse novo perfil de consumidor ao investir em:
- sites responsivos;
- marketing digital;
- redes sociais.
Por fim, é altamente rentável e bom para a visibilidade da marca fazer uso de soluções como o vídeo atendimento, em que o cliente é atendido por chamada de vídeo. No mesmo sentido, na videoconferênciahá comunicação em tempo real com qualquer número de pessoas em locais distintos.
Se você gostou de entender a relação entre tecnologia e comportamento do consumidor, não deixe de conferir também como melhorar a experiência de consumo no ambiente digital.