TI é uma área que está no coração dos processos da empresa, seja de qual ramo for. Você já parou para pensar o tamanho da relevância que sua empresa está dando à TI e transformação digital? Se ainda não, é hora de atentar a esse processo que é tão evidente e impossível de ser evitado. Esta é a relação direta com o core business.
Sem dúvida, o primeiro passo para comprovar essa relevância é entender de que maneira a TI e transformação digital influenciam diretamente no negócio principal, ou seja, no core business das empresas.
Para tanto, vamos esclarecer as principais justificativas para você entender por que uma organização, nos dias de hoje, pode estar fadada ao fracasso se abrir mão da tecnologia da informação. Confira!
A importância da análise de dados
É seguro afirmar que nenhuma empresa hoje sobrevive sem usar dados para decisões estratégicas. Um exemplo simples é saber qual produto está sendo bem aceito no mercado. Analisar dados vai além de simplesmente coletar informações.
Para tanto, sua equipe deve estar preparada para fazer a leitura correta dos tipos de dados que a empresa fornece constantemente, por meio da tecnologia da informação.
É importante frisar que essa dinâmica é full time, afinal de contas, os acontecimentos e demandas que geram dados importantes não param.
A dimensão da computação na nuvem
Nesse cenário incessante de geração de dados é fundamental ficar atento às tendências do cloud. Armazenar dados em nuvens otimiza os processos, uma vez que os arquivos podem ser dos mais variados tamanhos e formatos. Para tanto, basta logar no serviço por meio de senha e salvar o que você precisa.
Além disso, a computação na nuvem é incrivelmente simples, por isso atrai até quem não entende muito de computadores, já que não precisa de nenhum software especial nem de conversão de arquivos em formatos não suportados.
Esses arquivos não ficam armazenados na sua máquina, mas sim em servidores externos, proporcionando mais memória livre no seu computador. Isso significa menos defeitos nas máquinas pessoais ou da empresa, trazendo economia em manutenção.
Aperfeiçoamento das operações
Investir em TI e transformação digital provê o aumento da velocidade na oferta de informações e disponibilidade do sistema. Isso torna o ambiente de trabalho mais fácil de ser gerenciado, mais organizado e ágil na obtenção das informações indispensáveis para a execução das atividades profissionais.
Assim, as operações vão ganhando qualidade e refinamento, descartando processos inúteis e agregando valor ao produto final, sempre melhorando a comunicação e experiência do cliente.
A relevância da segurança
A segurança da rede cuida principalmente da infraestrutura tecnológica das empresas, evitando perdas financeiras e patrimoniais, além do roubo de dados. Por isso, os gestores devem ficar atentos a como uma boa infraestrutura de TI resolve a vulnerabilidade do sistema.
Dessa forma, a principal contribuição da TI nas empresas diz respeito à segurança que ela garante contra ataques na internet, protegendo os seus dados pessoais e os de seus clientes.
Além disso, as novas tecnologias viabilizam maiores camadas de segurança e encriptação dos dados, resguardando os gestores de problemas.
A revolução da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está muito ligada em como o aprendizado de máquinas associa-se a uma larga gama de algoritmos e metodologias, que possibilita aos softwares crescerem em desempenho, conforme obtêm mais dados.
Basicamente, todo esse processo abrange a identificação de tendências a partir de dados ou a distinção de categorias, que permitem previsões.
Assim sendo, fica evidente o fato da inteligência artificial revolucionar a forma como lidamos com as funções do dia a dia.
Não é de se espantar que recrutadores estejam usando a ferramenta para avaliar candidatos à vagas de empregos, por meio da análise da transcrição do áudio gravado pelo candidato, reconhecendo as palavras principais que ele usou e que têm a ver com a vaga.
Por fim, percebemos o quão fundamental é estar preparado para incorporar as inovações e tendências tecnológicas que o mercado tanto necessita. Afinal de contas, sua empresa não vai ficar para trás na era da transformação digital, não é mesmo?
Agora que você sabe a forte relação da TI e transformação digital com o core business, que tal ler este artigo sobre como ela impacta no mercado de TIC?