O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação muito popular entre os brasileiros, e isso não é à toa. O aplicativo oferece diversas vantagens, inclusive para quem precisa fazer contato com o cliente. Por isso, preparamos este post explicando quais os benefícios de usar um canal de WhatsApp no atendimento e como implementar a solução no seu negócio.
Entre as suas principais funcionalidades, podemos destacar a possibilidade de enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e arquivos de maneira rápida e fácil. Além disso, o app permite realizar chamadas de voz e vídeo, para uma comunicação ainda mais personalizada.
Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que é um canal de WhatsApp no atendimento?
Um canal de WhatsApp no atendimento é a utilização do aplicativo de mensagens para estabelecer uma relação de troca de informações entre uma empresa e seus clientes. Com isso, os profissionais podem enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos em PDF, além de poder fazer ligações gratuitas para qualquer telefone.
Além disso, com a ferramenta, é possível fazer grupos de atendimento, criar listas de transmissão e até mesmo fazer chamadas de vídeo, conquistando novo público e mantendo o relacionamento com o antigo. É um canal de comunicação que está sempre no bolso das pessoas, e por isso é possível atender consumidores com mais facilidade e agilidade, aumentando sua fidelização.
Quais são os principais benefícios de utilizar essa ferramenta?
Agora que você já sabe o que é um canal de WhatsApp no atendimento, vamos explicar alguns dos principais benefícios de utilizar essa ferramenta. Logicamente, isso varia de empresa para empresa e com o segmento do mercado no qual o negócio está inserido, mas existem vantagens que costumam ser comuns. Confira.
Agilidade no atendimento
Não dá para falar em benefícios de utilizar o canal de WhatsApp no atendimento sem ressaltar que ele melhora a comunicação com o cliente. Isso acontece, por exemplo, porque o aplicativo oferece uma interface fácil de usar, que torna a comunicação mais simples, algo imprescindível em setores dinâmicos da economia, como o mercado de imóveis.
Além disso, as mensagens do WhatsApp podem ser enviadas e recebidas em tempo real, o que significa que as imobiliárias e seus profissionais podem responder imediatamente às perguntas das pessoas, aumentando sua credibilidade, conseguindo engajamento e permitindo uma maior fidelização.
Redução de custos operacionais
Em tempos tão competitivos e complicados quanto os dias de hoje, empresas que anseiam pelo sucesso não podem abrir mão de reduzir todos os custos possíveis dentro de suas atividades. Dentro desse contexto, usar um canal de WhatsApp no atendimento pode ser muito interessante e, ainda por cima, econômico.
As imobiliárias que usam o aplicativo para atender aos seus clientes podem poupar muito dinheiro. Isso acontece porque o WhatsApp é um aplicativo gratuito e que não requer nenhuma taxa de mensagens. Além disso, não é preciso contratar operadores de telefonia para atender às pessoas, o que também pode representar uma economia significativa.
Maior satisfação do cliente
As empresas que usam o canal de WhatsApp para atender aos seus clientes tendem a ter um nível mais alto de satisfação perante o seu público-alvo. Isso acontece porque o aplicativo oferece uma experiência de comunicação mais eficiente e simplificada, o que é excepcional para quem não tem tempo a perder.
Como se isso não bastasse, as mensagens podem ser enviadas e recebidas em tempo real, o que significa que as imobiliárias e corretores podem responder imediatamente às perguntas realizadas. Aliás, isso pode ser feito de forma ilustrativa, pois é possível mandar junto fotos, materiais descritivos, documentos, áudios e muito mais.
Quais são as dicas para implementar o WhatsApp no atendimento?
Já deu para perceber que um canal de WhatsApp no atendimento pode ser uma escolha muito inteligente para uma imobiliária, não é mesmo? No entanto, é preciso saber como usar a ferramenta, seguindo algumas etapas relevantes para sua implementação. Veja, a seguir, quais são elas.
Conheça o perfil do seu cliente
O primeiro passo para integrar o WhatsApp no atendimento é conhecer o perfil do cliente. É importante saber se ele usa o aplicativo, qual sua idade, nível de interação, entre outros pontos como estes. Isso permitirá que você possa escolher a melhor maneira de se conectar com o seu público. Além disso, é uma forma de otimizar o tempo de contato.
Envie promoções, cupons e ofertas
Uma das aplicações do canal de WhatsApp no atendimento está no envio de promoções, cupons e ofertas. Com o contato dos seus clientes no aplicativo, você pode enviar mensagens com novas propriedades, eventuais descontos e outros benefícios. Segmente de acordo com o perfil, até para chamar a atenção das pessoas para o seu negócio.
Ofereça suporte aos usuários
Com o WhatsApp, você pode oferecer suporte ao cliente de maneira mais rápida e eficiente. Isso possibilitará que você solucione problemas e dúvidas das pessoas de maneira mais rápida e ágil. Além disso, você pode oferecer um atendimento mais personalizado, tornando a experiência mais positiva e aumentados suas possibilidades de fidelização.
Use o envio de mensagens em massa
Com o aplicativo, você pode oferecer um serviço de envio de mensagens em massa para o seu público. Isso permitirá que você envie mensagens para um grupo de WhatsApp de maneira mais eficiente, desde que as pessoas autorizem sua empresa e profissionais a fazerem isso. O envio sem autorização, por outro lado, pode prejudicar sua credibilidade.
Estabeleça um serviço de chatbot
Você já deve ter percebido que uma das tendências do atendimento das empresas modernas está em começar o contato com o cliente por meio de um chatbot. Com o WhatsApp, você também pode fazer isso, usando uma inteligência artificial para responder às perguntas iniciais e direcionar o usuário para o setor correspondente às suas demandas no momento.
Como você pôde ver, um canal de WhatsApp no atendimento pode oferecer diversos benefícios, desde que a sua empresa saiba como implementá-lo e utilizá-lo com inteligência.
Gostou de aprender as vantagens de usar um canal de WhatsApp no atendimento? Gostaria que mais pessoas tivessem acesso a essas informações? Então, que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais?