Para todo empreendimento de sucesso, um dos pilares fundamentais é fazer uma boa gestão financeira, com redução de custos e o correto controle das entradas e das saídas de capital. Para tanto, é preciso saber classificar as despesas adequadamente, e o ponto de partida é entender a diferença entre os conceitos e saber o momento certo de optar por CAPEX ou OPEX.
Neste conteúdo você entenderá o que são, as principais diferenças e como identificar o momento em que é mais viável aplicar CAPEX ou OPEX, a fim de trazer vantagens diretamente para os custos do seu negócio. Confira!
Conceito de CAPEX e OPEX
CAPEX é a sigla para o termo em inglês “CAPital EXpenditure”, que representa os custos ligados à aquisição de bens materiais feita por uma empresa, os chamados ativos. Vejamos alguns exemplos:
- equipamentos eletrônicos, como computadores, smartphones e impressoras;
- ferramentas;
- expansão do espaço físico, como aquisição de galpões, barracões, lotes, entre outros tipos de novas propriedades.
Por sua vez, OPEX, da sigla também em inglês, vem do termo “OPerational EXpenditure”. Essa é a identificação dada aos custos operacionais de uma organização e aos destinados à manutenção de sua infraestrutura e equipamentos, como:
- saneamento;
- tributos;
- energia elétrica;
- funcionários;
- terceirizações etc.
Principais diferenças entre CAPEX e OPEX
De maneira resumida, CAPEX e OPEX são, respectivamente, despesas referentes à aquisição e à manutenção do patrimônio de um empreendimento. Quase todos os recursos destinados à compra de ferramentas e equipamentos, de certa forma, têm grande potencial para ocasionar outros custos no intuito de manter seu funcionamento.
Um exemplo disso é a aquisição de dispositivos móveis. Depois da compra, constantemente haverá despesas com infraestrutura de Wi-Fi, acessórios, manutenção de rede etc.
Outra relação é com a aquisição de servidores. Após isso, haverá também gastos com manutenção, dependências de nobreaks, espaço físico, energia elétrica, entre outros. Isso que faz com que, em alguns casos, a nuvem se torne uma escolha mais adequada.
Comparativo entre CAPEX e OPEX
Comparando as duas opções, devemos destacar que as vantagens mais evidentes são na forma OPEX, visto que ela oferece maior flexibilidade dos custos, além de reduzir as demandas por financiamento — que, ainda por cima se diluem ao longo do tempo.
Nesse sentido, otimizar recursos por meio do modelo OPEX proporciona ao setor de TI vantagens tecnológicas e financeiras tendo a web como o elemento central dessa mudança na forma de investimento.
Além de benefícios como a segurança do empreendimento estar sempre atualizado e do ganho de maior agilidade dos colaboradores no exercício de suas funções, a locação de serviços via web reúne as seguintes tendências:
- contratação de cloud computing;
- redundância de servidor;
- mobilidade;
- eliminação da necessidade de contratar mão de obra especializada em uma tecnologia específica, algo que mobiliza a gestão de pessoas, além de outros departamentos, encargos e impostos;
- atualizações constantes sem o desembolso de capital, gerando maior facilidade de adaptação;
- custo marginal zero.
No entanto, a dica aqui é para você não se prender. Avalie a necessidade do seu empreendimento no atual cenário para definir qual é a forma mais apropriada.
Como saber o momento adequado para investir na mudança
Acontece com frequência, e por diversos motivos, de as empresas terem a necessidade de trocar CAPEX por OPEX ou o contrário. Dito isso, apresentamos em seguida algumas dicas para reduzir o CAPEX e substituí-lo por OPEX:
- opte por aluguel de equipamentos e instalações;
- considere o outsourcing (terceirização).
O que avaliar na hora de definir por investir na mudança?
Cada organização tem uma necessidade específica e, por isso, é necessário avaliar o cenário. A partir dessa conclusão, é hora de definir qual é o modelo mais compatível com a realidade do negócio. Ou seja, se você já utiliza um dos dois, verifique se existe demanda por algum tipo de melhoria e se ela pode ser feita por meio da troca.
Como tomar a decisão?
Uma gestão eficiente é aquela que procura, sem perder a qualidade, formas de otimizar os processos do empreendimento — de preferência por meio de soluções que diminuam os custos. Por isso, é muito importante ter atenção ao momento de substituir despesas CAPEX por OPEX. Nessa hora, a terceirização de TI aparece como uma opção bastante atraente.
Afinal, quando uma empresa fecha acordo com outra terceirizada para desenvolver uma atividade, é possível até mesmo que a qualidade da prestação de serviço aumente. Até porque, normalmente, elas contam com profissionais especializados para executá-los. Assim sendo, há redução de retrabalhos, do número de erros nos processos e, inclusive, dos custos.
Como as aplicabilidades de cada modelo se adequa à empresa?
No modelo CAPEX, além da obsolescência programada dos equipamentos e ferramentas e as consequências disso para a organização, temos que ter atenção quanto à questão financeira, visto que o investimento é alto em termos de recursos e a empresa se descapitaliza para adquirir esses bens.
Dependendo do tamanho do negócio e da sua disponibilidade em caixa, isso pode não ser saudável. Só companhias com muito capital disponível conseguem investir dessa maneira sem sofrer impactos que prejudiquem as operações do setor financeiro.
Por sua vez, no modelo OPEX, o investimento em bens ou serviços são realizados em parcelas. Assim sendo, a organização não precisa se descapitalizar para contratá-los — é importante destacar que os empreendimentos devem ter um equilíbrio.
Além disso, precisam buscá-lo sabendo gerenciar, por meio do direcionamento das duas formas de investimento de acordo com o que é fundamental para a instituição e seu modelo de negócios em termos de aquisição e locação de bens, sejam elas CAPEX ou OPEX.
Ao fazer a sua análise financeira da troca de CAPEX por OPEX, procure por uma empresa especializada com profissionais certificados e altamente qualificados. Por fim, os clientes da Alctel contam com a terceirização de serviços completos na área de TI e Comunicação, além de produtos e equipamentos de alta qualidade, reconhecida pelo mercado.
Se você deseja conhecer melhor os nossos serviços e soluções, independentemente da escolha entre CAPEX ou OPEX, entre em contato conosco agora mesmo. Teremos muita satisfação em tirar suas dúvidas e atender às suas solicitações!