A transformação digital vem mudando a forma pela qual as pessoas do mundo inteiro levam suas rotinas e as empresas que anseiam pelo sucesso não podem deixar de estar em sintonia com tal realidade, apresentando opções para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente. Por isso, saber o que é cloud contact center pode ser muito importante.
É uma tendência que tem contribuído para a conquista de maior foco na adoção de soluções, impactando positivamente no relacionamento entre marcas e clientes, reduzindo a incidência de problemas como indisponibilidade, falta de escalabilidade e assim por diante.
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Afinal, o que é cloud contact center?
O nome cloud contact center quer dizer algo como “central de contato na nuvem“, uma solução de atendimento que consiste em um mecanismo com diversos serviços integrados e hospedados em uma rede global de servidores, ou cloud. Isso confere uma série de benefícios para uma organização, que consegue oferecer um atendimento muito mais ágil e eficaz.
Uma vantagem relevante, por exemplo, é abranger interações de vários canais de comunicação, como chamadas de telefonia, e-mails e postagens de redes sociais, gerenciando o trabalho da equipe de atendentes de forma muito mais dinâmica. Por isso, é uma opção que vem conquistando cada vez mais empresas, tendo tudo para se tornar padrão no mercado.
Como funciona o cloud contact center?
Na prática, o cloud contact center se constitui em uma plataforma acessível para lidar com as chamadas e as interações dos clientes de uma empresa. Ele pode ser acessado de praticamente qualquer lugar que tenha conexão com a internet, eliminando a necessidade de infraestruturas físicas e reduzindo os custos operacionais.
Além disso, incrementa a escalabilidade e tudo é feito em tempo real, sem entraves e limitações, o que evita a ociosidade de hardware e o desperdício de recursos. Em um momento no qual as pessoas estão aumentando o uso de redes sociais, chats e e-mails, o cloud contact center é crucial para modernizar a operação, sem demandar investimentos muito robustos.
Qual a aplicação cloud contact center no setor de telecomunicações?
A grande verdade é que, em linhas gerais, não existem restrições quanto ao tipo de empresa que pode se beneficiar com uma solução de cloud contact center. Instituições de todos os segmentos de mercado, portes e demandas experimentam vantagens importantes, com soluções modulares e em sintonia com as demandas operacionais.
As aplicações podem ser observadas na telefonia tradicional, no manejo de mensagens de e-mail, nas configurações de disparo, chats, SMS e até em aplicativos de comunicação, como o WhatsApp. Tudo isso com total segurança de dados e confiabilidade, além de boa escalabilidade e possibilidade de grandes reduções nas despesas.
Quais as principais vantagens do cloud contact center?
Agora que você já sabe o que é cloud contact center, como funciona e qual sua aplicação no setor de telecomunicações, podemos nos aprofundar um pouco mais no tema e apresentar algumas das maiores vantagens que a substituição de ferramentas tradicionais pela nuvem pode proporcionar para o seu negócio. Acompanhe.
Redução de despesas
Uma das principais vantagens do cloud contact center está na possibilidade de redução de despesas. Para qualquer empresa, independentemente do seu ramo ou segmento do mercado, isso deve ser um objetivo constante, tendo em vista que o lucro é fundamental para não fechar as portas.
Por isso, uma solução do tipo é uma ótima ideia, na grande maioria das vezes. Se você tivesse que deixar os dados salvos em servidores físicos, por exemplo, seria necessário fazer investimentos maiores, como em uma boa infraestrutura de TI. Na nuvem, você pode contar com os mesmos serviços, mas com um custo bastante reduzido.
Versatilidade no acesso
Contar com versatilidade no acesso é mais um dos benefícios do cloud contact center. Trata-se de um diferencial importante para as empresas, sobretudo em um cenário como o atual, no qual diversos profissionais se adaptaram ao trabalho remoto e estão operando em home office, o que confere praticidade e ainda mais economia de recursos para a organização.
Com a solução em nuvem, os colaboradores podem, em tempo real, ter um contato rápida e prático com os clientes, bastando uma boa conexão com a internet. Além disso, problemas com a implementação de softwares serão coisa do passado, uma vez que o cloud contact center se caracteriza por sua fácil utilização e dinamismo.
Segurança de dados
Outra das principais vantagens do cloud contact center está na segurança de dados, até porque esse é um dos maiores desafios do universo empresarial nos dias de hoje. Sobretudo depois da implementação de uma legislação específica sobre isso no Brasil, a LGPD, é preciso ter ainda mais cuidado com tudo que for armazenado e processado relativo ao cliente.
O fato é que, na maioria das vezes, os vazamentos e falhas ocorrem por conta de erros humanos, inclusive nas dificuldades de seguir protocolos e procedimentos. No entanto, com a adoção da solução em nuvem, tudo muda. Os provedores disponibilizam uma camada a mais de proteção, algo que os recursos tradicionais normalmente não fazem.
Flexibilidade e escalabilidade
Por fim, não podemos deixar de falar que uma das principais vantagens do cloud contact center está na sua ampla capacidade de flexibilidade e escalabilidade. Afinal, a tecnologia permite que haja uma maior mobilidade para os colaboradores, com métodos de interação que incluem e-mail, chat, voz, vídeo e muito mais.
Como se isso não bastasse, é possível escalar, de acordo com as necessidades e o desenvolvimento do seu negócio. Enquanto o modelo tradicional demandaria muito esforço de adaptação, bem como custos elevados, a nuvem permite que tudo seja feito em tempo real, sem grandes entraves e nem limitações.
Como você pôde ver, o cloud contact center pode ser um recurso interessante para o sucesso da sua empresa, facilitando o contato com os clientes e permitindo trabalho remoto em tempo real.
Gostou de aprender o que é cloud contact center? Quer contar com as melhores soluções para a sua empresa? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!