O domínio na utilização de dispositivos móveis e o acesso à internet são requisitos indispensáveis para o mercado do trabalho. É por isso que o conceito de tecnologia para educação deve ser cada vez mais abraçado pelas instituições.
Não é segredo o quanto a evolução tecnológica transformou a sociedade em geral. Atualmente, é praticamente impossível encontrar algum serviço que não seja dependente de algum tipo de inteligência artificial para ser executado por completo — e a educação não pode fugir dessa realidade.
Para mostrar o quanto os benefícios da tecnologia para educação podem ir além do que muitos imaginam, a seguir, apresentaremos exemplos desse impacto. Continue conosco e saiba mais!
Maior acesso à informação
Utilizar a tecnologia para facilitar o acesso à informação impacta positivamente uma instituição de ensino de várias maneiras. Por exemplo, os inúmeros dados produzidos pela instituição são de suma importância para a qualificação do serviço de atendimento de pais e alunos.
Ao implementar um software em nuvem, esses dados são armazenados de forma inteligente e podem ser acessados a qualquer momento pelos profissionais responsáveis. Com o compartilhamento que a tecnologia permite, diferentes setores passam a ter acesso às mesmas informações, dinamizando processos, diminuindo os erros e reduzindo os custos.
Já para os alunos, essa facilitação traz uma nova perspectiva para o seu desenvolvimento acadêmico. Hoje, não há dúvida sobre o potencial da internet enquanto um centralizador de informações.
Sendo bem direcionados e orientados pelos professores, os alunos conseguem acessar conhecimentos diversos, que podem ser aplicados em trabalhos e discussões de sala de aula. E, com as tecnologias próprias do campus da instituição, a difusão das informações se torna muito mais prática e eficaz.
Segurança no campus
Infelizmente, a falta de segurança é um mal que acomete o século XXI. Não importa o local ou o momento, é um fator que sempre gera preocupação a todos — e essa questão também já atingiu o meio virtual.
A boa notícia é que a tecnologia na educação também é uma forte aliada nesse sentido. Além de ferramentas específicas, como videomonitoramento e sensores de identificação, outros dispositivos e softwares fazem grande diferença no reforço da segurança em um campus de ensino.
Ao permitir o compartilhamento de informações, os softwares de integração melhoram a comunicação de todos no local e unificam ainda mais o ambiente. Assim, fica muito mais fácil alertar os usuários sobre possíveis adversidades em qualquer parte da instituição.
Como explicado, a falta de segurança não se restringe apenas ao campo físico. A segurança dos dados também é algo fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, nenhuma instituição pode correr o risco de ter cadastros de alunos vazados na internet, por exemplo.
Nesse ponto, os sistemas de gestão escolar se tornam ótimas opções. Esses softwares conseguem não apenas centralizar as informações, como também podem integrar usuários de diferentes camadas, por exemplo:
- administração;
- professores;
- pais.
As defesas desses softwares são diferenciadas, sendo necessários login e senhas específicas para acessar as informações do sistema. Com isso, os dados são repassados e acessados com mais agilidade e segurança.
Gestão de crises
Em uma instituição de ensino, o atendimento precisa ser dinâmico e efetivo. Ainda assim, é impossível se livrar por completo das crises. Sempre terá um usuário que não entendeu algum ponto ou que acredita ter recebido uma informação diferente dos demais. Mas, com a tecnologia na educação, isso é contornado sem grande impacto.
Muitas vezes, essas situações ocorrem porque algum documento ou pasta fora colocado em local diferente, resultando em atrasos ou dificultando o atendimento. Como explicado, um software de gestão consegue resolver o problema, pois é uma ferramenta centralizadora de dados.
Além disso, tecnologias de voz — soluções que permitem conversas colaborativas por meio de plataformas de comunicação — ajudam a minimizar falhas na interação entre as equipes de atendimento, evitando a ocorrência de crises e qualificando o atendimento de pais, alunos e professores.
Rede LAN
Lan é a sigla para Local Area Network, traduzida literalmente como rede local. Com essa tecnologia, a instituição permite que notebooks, computadores e dispositivos móveis em geral se conectem à internet.
Na prática, com esse cenário posto, o campus se transforma em um ambiente familiar a todos. Afinal, o acesso à rede é algo comum em todos os lugares, como shoppings, restaurantes e residências. Sendo assim, os usuários do local conseguem se sentir muito mais à vontade.
Um campus digital oferece base segura para que todos conectem seus dispositivos e explorem a internet da melhor maneira, visando o aprendizado e o desenvolvimento acadêmico.
Claro, uma LAN não traz benefícios apenas para os alunos — instrutores e professores também são agraciados. Os educadores passam a ter uma ferramenta poderosa para complementar e otimizar atividades didáticas, indo além dos currículos tradicionais.
Ao mesmo tempo em que isso aumenta o ânimo dos estudantes na execução dos trabalhos, também transforma o ambiente escolar em algo mais próximo da realidade que eles encontrarão no dia a dia, inclusive no mercado profissional.
Experiência do usuário no campus
A experiência do usuário também é mais um conceito bastante debatido. Basicamente, ela se refere a todo contato que uma pessoa tem com uma marca durante a sua jornada de compra de serviço ou produto.
Apesar de muitos acreditarem nisso, a experiência do usuário não é algo exclusivo do setor comercial. Toda empresa que oferece algum bem deve se preocupar com esse conceito. E as instituições de ensino não estão de fora.
Por isso, é preciso cada vez mais desenvolver produtos para educação visando a satisfação das pessoas, principalmente quando o usuário é o aluno. Implementar a tecnologia para educação é entregar usabilidade, eficiência e conveniência na criação de atividades diárias, das mais simples às mais complexas.
Os usuários devem ser o centro da experiência para qualquer instituição. A criação e adoção de ferramentas que possibilitem uma jornada completa é o ponto chave para o sucesso das organizações.
A informação, uma vez produzida, circula instantaneamente, podendo ser absorvida de uma maneira benéfica ou prejudicial para o usuário e para a sociedade em geral. É por isso que a tecnologia para educação tem sido fundamental.
Ferramentas de voz, dados e cloud computing são exemplos de tecnologia que não só transformam o aprendizado, como também impulsionam o sucesso acadêmico dos alunos e melhoram a reputação da sua instituição.
Que tal contar com as melhores ferramentas na sua instituição de ensino? Entre em contato com um de nossos especialistas!