Imagine se a sua empresa tivesse pleno conhecimento do público-alvo, identificasse com antecedência os produtos e serviços que ele deseja adquirir e soubesse exatamente os próximos movimentos do mercado. Facilitaria sua gestão dos negócios? Parece uma utopia? Pois saiba que o Big Data já tem recursos para fazer essas previsões e mostrar como aumentar as vendas. Quer descobrir de que forma? Acompanhe!
O que é Big Data?
Trata-se da utilização de softwares de alto desempenho capazes de coletar, interpretar, analisar e cruzar informações. Eles reúnem um grande volume de dados e apontam tendências, cenários e comportamentos do mercado.
A ferramenta utiliza informações pessoais (postagens em redes sociais, dados sobre ligações para celulares), empresariais (relatórios gerenciais, bancos de dados) e gerais (o cenário político e econômico) para traçar possibilidades com precisão.
Como aumentar as vendas com o Big Data?
O Big Data pode ser comparado a um grande oráculo virtual, pois mostra antecipadamente como o mercado e o consumidor vão se comportar.
Entenda quais são algumas das contribuições que essa solução pode oferecer para o aumento das vendas e o crescimento da empresa:
1. Segmentação criteriosa do público-alvo
Com o Big Data, sua equipe de marketing não precisa tentar adivinhar quem é o seu público-alvo e quais são as suas características. Essa análise garante que a empresa tenha essas informações, e de maneira mais precisa.
No B2C, a empresa descobrirá não quem “o cliente diz ser”, mas quem ele realmente é. Esse resultado virá a partir de análises de análises comportamentais, como postagens em redes sociais, sites em que navega, anúncios sobre os quais clica, além de inúmeras informações vindas de diferentes bancos de dados.
Dessa forma, a empresa pode identificar o ticket médio de acordo com o perfil do cliente. Ela também saberá quais são os seus interesses e, consequentemente, seu nível de atração por determinados produtos. E além dos “desejos de consumo”, o Big Data também pode oferecer dados demográficos que identificam capacidade e potencial de compra, portanto o que o seu cliente quer e pode comprar.
Assim, a equipe se torna capaz de oferecer a isca correta para cada tipo de peixe, alavancando as vendas.
2. Identificação de oportunidades
Com informações sobre a sua empresa e o mercado, combinadas à análise das tendências identificadas a partir de ferramentas como o Google Trends e comentários em redes sociais, o Big Data ajudará sua empresa a identificar oportunidades.
Esse recurso pode apontar algumas necessidades do mercado, especialmente dos seus clientes, que a concorrência ainda não conseguiu detectar ou atender.
Sabe aquele produto ou serviço que leva o público a dizer “como ninguém pensou nisso antes”? Você pode ser o primeiro a oferecê-lo e, com isso, conquistar uma boa fatia do mercado.
3. Mensuração de resultados
O Big Data também facilita a coleta e a organização de dados dentro da organização. Por isso, ele permite acompanhar os indicadores do negócio em tempo real e, se necessário, modificar as estratégias imediatamente para obter os resultados desejados.
Ele torna o cálculo do retorno de investimentos totalmente objetivo, permitindo que o negócio direcione seus esforços e recursos às iniciativas mais efetivas.
4. Desenvolvimento de estratégias de marketing a partir de dados
Provavelmente, o principal papel do marketing é tornar seu produto ou serviços mais atrativo para o consumidor. Para tal, é preciso mostrar como ele atende às necessidades e desejos dele.
O Big Data contribui para isso, à medida que promove um conhecimento aprofundado do público-alvo e mostra, não só o que ele quer, mas onde está (canais) e como deseja ser abordado.
Assim, o marketing pode desenvolver suas ações de forma muito mais precisa, sabendo o que e como falar a esse grupo de consumidores.
5. Abordagem personalizada
Existem consumidores dispostos a comprar o seu produto ou serviço? Com certeza! Mas onde a sua empresa pode encontrá-los? Como chegar até eles antes que eles saciem suas necessidades com os concorrentes?
O fato é que eles estão falando sobre isso agora. Estão dizendo o que desejam para seus amigos nas redes sociais. O Big Data ajuda a identificar esse público a partir dos dados e mostrar seus produtos a ele. Ele oferece o que você vende exatamente a quem quer comprar!
Entendeu como o Big Data é uma ferramenta útil para aumentar as vendas e promover o crescimento da empresa? Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de outros conteúdos interessantes!