A grande evolução da internet tem causado problemas de desempenho em sistemas, com tempos de resposta baixos, redes congestionadas e bloqueio de serviços, sendo causados por sobrecarga de sistema ou por ataques cibernéticos (DDos). O balanceamento de carga tem sido a solução mais utilizada para a resolução desses problemas.
Com mais e mais workloads sendo transportados pela nuvem, o balanceamento de nuvem te dá uma resposta de computação moderna para fornecer a experiência efetiva de clientes a milhares de usuários, solicitando informação do seu site.
O post de hoje mostrará como o balanceamento de carga pode resolver problemas em sistemas de acesso elevado. Continue a leitura e confira!
Balanceamento de carga
É uma metodologia que representa a divisão do processamento entre dois ou mais servidores, com o objetivo de atender a um número de servidores maior, com um tempo menor de resposta.
O balanceamento de carga também pode ser descrito como um processo de distribuição de solicitações de serviços por um grupo de servidores. Isso resolve uma série de exigências que tem se tornado cada vez mais importante nas redes.
Aumento de escalabilidade
Escalabilidade é a capacidade de ampliar os serviços, sem grandes alterações ou impactos aos processos do negócio.
O aumento da escalabilidade permite que novas aplicações de conteúdo sejam implementadas de forma intensiva, possibilitando o crescimento do negócio, que não mais precisa ficar limitado a uma única aplicação ou servidor. Isso garante alta performance dos serviços e a adição de muito mais usuários.
Alto desempenho
O desempenho é considerado alto quando a capacidade de processamento dos servidores é empregada de forma inteligente.
Tendo uma boa infraestrutura de balanceamento de carga você pode direcionar as solicitações de serviços ao utilizador final para servidores mais ociosos. O resultado será percebido no tempo de resposta menor para todos os usuários.
Picos de tráfego
O balanceamento de carga é uma grande solução para picos de tráfego. Por meio do uso de alguns algoritmos inteligentes é possível multiplicar virtualmente a estrutura de qualquer sistema operacional, tornando-o disponível para o usuário final.
Quando o usuário se conecta a algum sistema, ele vai enchendo até atingir um limite de conexões simultâneas. É aí que entra o balanceamento de cargas, garantindo o acesso de diversos usuários a um único conteúdo.
Talvez você se lembre de serviços que já sofreram com esses problemas, como o site do ENEM e FIES.
Alta disponibilidade
A alta disponibilidade é a garantia de que os servidores funcionarão continuamente para garantir que as aplicações não deixem de rodar em virtude do alto tráfego.
Nos primeiros anos da Black Friday, por exemplo, muitos sites não suportaram a demanda e acabaram caindo, gerando grandes prejuízos para as empresas.
O balanceamento de carga resolve esse problema redistribuindo as solicitações de um servidor que teve algum problema para outros servidores, sejam esses servidores locais ou não.
O balanceamento de carga é essencial para manter a performance da rede, que consequentemente contribui para a produtividade, redução de custos e segurança das organizações. Siga as nossas dicas e melhore o uso de sua rede e os seus resultados.
Se você curtiu este post sobre balanceamento de rede, deixe o seu comentário com as suas dúvidas, sugestões e experiências sobre o assunto!