Algumas tarefas são pesadas para conclusão por apenas uma máquina. Adquirir um hardware mais potente pode ser uma opção inviável para certas empresas, seja pelo custo elevado ou porque as tarefas penosas não são realizadas a todo momento, o que ocasionaria ociosidade do novo hardware.
Uma saída pode ser realizar o balanceamento de carga. Essa técnica pode auxiliar você a lidar com seus problemas de lentidão devido a uma enorme quantidade de tarefas ou dados sendo processados, e otimizar seus processos diminuindo custos.
Neste post vamos te contar o que é balanceamento de carga e mostrar ferramentas de balanceamento para melhor aproveitamento de sua infraestrutura de TI. Boa leitura!
Balanceamento de carga
Essa técnica consiste em dividir a carga de trabalho de uma certa tarefa, que seria custosa para apenas uma máquina, entre várias, evitando assim a lentidão e congestionamento de alguma delas.
O balanceamento pode ser realizado com redes, armazenamento ou utilização do CPU. Por meio do uso dessa metodologia é possível melhorar o rendimento da sua infraestrutura de TI, uma vez que as tarefas serão compartilhadas e não causarão exaustão de recursos em nenhum item específico do ambiente.
Ao utilizar essa técnica também será possível diminuir o tempo de resposta de suas máquinas, já que nenhuma ficará sobrecarregada. Ao repartir a tarefa, o tempo de conclusão também será menor. Como cada máquina será responsável por uma porção da tarefa, é evitada também a possível sobrecarga de trabalho.
Pilares do balanceamento de carga
Após ter em mente o que é balanceamento de carga, vamos dar uma olhada nos três pilares nos quais ele é baseado com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.
Disponibilidade
Podemos tratar a disponibilidade como o ato de um serviço se manter contínuo, ou seja, sem interrupções, sempre disponível. Buscar a diminuição do downtime — tempo em que a infraestrutura está indisponível — garante a continuidade do negócio. Conseguir 100% de disponibilidade pode ser quase impossível, mas é necessário estar próximo a isso.
Segurança
O balanceamento tem a capacidade de auxiliar na proteção contra avançados ataques já existentes e auxiliar em futuras tentativas de invasão, promovendo a segurança da marca e evitando perdas financeiras decorridas de vazamentos de informações.
Aceleração
Implementar um balanceamento oferece serviços mais rápidos e com melhor poder de resposta, incorrendo em vantagens competitivas para a empresa que adota essa tecnologia e diminuindo o CAPEX — investimentos em bens de capital —, e o OPEX — despesas operacionais.
Ferramentas de balanceamento
O balanceamento de carga pode ser implementado de diversas maneiras. Neste post, para exemplo, vamos descrever duas ferramentas de balanceamento:
Servidor de balanceamento
O servidor específico com suporte a balanceamento de carga pode, por meio de seus protocolos internos, garantir a disponibilidade e confiabilidade nas aplicações utilizadas. Existe uma vasta gama de métodos disponíveis, entre eles:
- round robin;
- conexões mínimas;
- round robin ponderado;
- conexões mínimas ponderadas;
- resposta veloz.
Conexões mínimas
Esse algoritmo pode ser implementado na camada de aplicação de rede, e é responsável por realizar um balanceamento baseado nas conexões ativas de cada servidor cadastrado na rede.
Ele mantém uma lista com cada servidor e o número de conexões ativas de cada um. Ao receber um novo acesso ele verifica a lista e envia para o que tiver o menor número de conexões.
Ao utilizar uma dessas soluções, o balanceamento de carga de sua rede melhorará muito. Um bom balanceamento garante a produtividade e diminui o tempo de indisponibilidade pela instabilidade causada por excesso de acessos, melhorando a experiência do usuário.
Se você gostou das dicas, aproveite e confira também 4 formas de monitorar o tráfego de rede de forma eficiente!