Em um tão mundo hiperconectado e baseado na informação, as ferramentas de Analytics e Big Data estão cada vez mais se tornando indispensáveis. E não é à toa. Novas tecnologias, como a computação em nuvem e a internet das coisas, estão levando pessoas e organizações a gerar um crescente e variado volume de dados.
Esses dados, ao serem analisados, podem fornecer informações muito valiosas, ajudando empresas a ter insights sobre as tendências do mercado e o comportamento do consumidor para ter decisões mais assertivas. Em um cenário de extrema competitividade, tomar boas decisões e criar a melhor estratégia pode ser a diferença entre o sucesso e a estagnação de um negócio.
Então, diante disso, se você não quer ficar de lado na disputa pela liderança do seu mercado, continue lendo e conheça mais sobre o potencial dessas ferramentas!
O que são Analytics e Big Data
Basicamente, BigData é um termo que se refere à captura e ao armazenamento de um grande volume de dados. Esses dados podem ser estruturados (aqueles gerados por empresas, como planilhas, por exemplo) e não estruturados, que são dispersos, como e-mails, imagens, interações em redes sociais etc.
Mas, para que esse grande volume faça sentido e gere resultados, é preciso processá-lo e analisá-lo, de forma que possam ser extraídas informações de valor. É aí que entra o Analytics — ferramentas (softwares e métodos analíticos) que possibilitam analisar tais dados, transformando-os em informações úteis.
Quais são as vantagens do Analytics e Big Data para a evolução dos negócios online
Na Era Digital, a maior parte da atividade humana, praticamente, envolve a geração de dados e o desafio de transformá-los em informações úteis. Por isso, o Analytics e o BigData têm o potencial de impactar os mais diversos e diferentes setores da economia: negócios, agricultura, saúde, educação etc.
Nas empresas, essas ferramentas podem ajudar a identificar o perfil de um determinado público, analisar a concorrência, desenvolver novos produtos, tomar decisões mais assertivas, elaborar previsões de venda, entre outras coisas.
Inclusive, a quantidade crescente de informações não estruturadas são geradas tanto por pessoas (por meio de blogs, redes sociais etc.) como por objetos (sensores, etiquetas RFID, câmeras de vídeo etc.).
Assim, as ferramentas baseadas em Analytics e Big Data estão possibilitando a análise desses dados não estruturados, permitindo que as empresas entendam melhor os seus consumidores, suas preferências e necessidades.
Empresas do setor de e-commerce, por exemplo, utilizam dados dos seus clientes para definir, em tempo real, os produtos a serem oferecidos, além de extrair informações para estratégias futuras. Outro exemplo é o marketing digital, em que um volume imenso de dados é gerado a cada campanha. Ao serem analisados, esses dados fornecem informações valiosas para otimizar o ROI.
Enfim, como podemos ver até aqui, o mundo dos negócios está cada vez mais se baseando em análise de dados para tomar decisões assertivas e criar estratégias bem-sucedidas.
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