O consumidor na era da transformação digital está sempre conectado e bem informado. Se por um lado ele se tornou mais exigente, por outro é adepto às facilidades que a tecnologia oferece. Assim, o desafio das empresas é agilizar o atendimento sem perder a qualidade, bem como diminuir os gastos. Mas, afinal, qual é o papel do chatbot na redução de custos?
Ao investir em um atendimento digital, proporciona a comunicação integrada e viabiliza um relacionamento mais hábil e eficaz com o seu cliente. Isso porque praticamente elimina a necessidade da intervenção humana, que implica em custos trabalhistas, demora nas operações e treinamentos constantes.
Por isso, mostraremos a você quais as despesas envolvidas no atendimento ao cliente, qual é a função do chatbot na redução de custos e como ele funciona. Confira!
Quais os custos envolvidos no atendimento ao cliente?
Imagine atender centenas de clientes ao mesmo tempo e os recursos necessários para respondê-los 24 horas por dia, de madrugada, em feriados e fins de semana.
Ter um setor de atendimento não sai barato — o investimento inicial é alto, os gastos com contratação são puxados e deve-se treinar a equipe. Tudo isso exige um bom trabalho de gestão para manter a estrutura funcionando bem.
Portanto, o uso do chatbot na redução de custos traz vantagens para as empresas. Em média, um projeto bem executado diminui 40% dos gastos com atendimento.
Como funciona o chatbot?
O chatbot é um software de atendimento ao cliente baseado em inteligência artificial que interpreta o que você diz ou digita. Em uma sequência natural, ele é capaz de responder em texto, áudio, imagem, com vídeo e até mesmo de executar um comando.
Assim sendo, usar essa tecnologia na prestação de serviços abre um canal direto com seus usuários e deixa a empresa disponível a qualquer hora para esclarecer dúvidas, dar informações e solucionar problemas.
Por fim, o uso de chatbot permite que você o abasteça com descrições de novos produtos ou serviços, vendas e promoções. Até mesmo que haja uma experiência de engajamento a fim de promover a coleta de dados sobre os costumes e preferências dos clientes.
Dessa maneira, a solução possibilita que você use esses dados para decisões estratégicas. E esta é a grande sacada dos chatbots!
[trx_button type=”square” style=”default” size=”large” link=”https://conteudo.alctel.com.br/o-sac-e-a-comunicacao-digital-conheca-as-tendencias-para-o-futuro” popup=”no” top=”inherit” bottom=”inherit” left=”inherit” right=”inherit”]Ebook Gratuito: O SAC e a Comunicação Digital[/trx_button]
Como o chatbot é usado para reduzir custos de atendimento?
No custo unitário de atendimento
A solução tem potencial de minimizar significativamente o custo de cada atendimento. Isso porque o programa atende a centenas de usuários simultaneamente, como já dissemos.
Na infraestrutura
Para ter um chatbot, você não precisa instalar intranet, acessar um aplicativo ou obter ID de rede, por exemplo. Porque o sistema de mensagens instantâneas reconhece o usuário e compartilha essa informação com o bot. Assim, com tudo concentrado em um único canal, a empresa economiza com despesas de infraestrutura de comunicação.
Nos gastos com internet
Os chatbots também funcionam sem internet, caso utilizem as mensagens de texto (SMS) como um dos canais de saída.
Nesse sentido, é comum as empresas optarem por mais de um canal de mensagens para usar o chatbot, porque eles agregam a acessibilidade do SMS com as vantagens da web. Em caso de falha na conexão, o atendimento ocorrerá normalmente nesse outro canal.
Na cobrança
A cobrança de dívidas dos clientes é uma das atividades de maior recorrência e das mais difíceis de se executar. Entretanto os chatbots cumprem a missão com agilidade e eficiência.
Assim, além do cliente não ficar constrangido, o processo é facilitado e você economiza com impressão de notificações.
Nos índices de retrabalho
Como os chatbots são programas predefinidos, as chances deles errarem diminuem bastante. Talvez você precise adaptar algo, aumentar o acervo das respostas, por exemplo. Porém despesas com retrabalho não farão mais parte de sua rotina!
Como você percebeu, usar chatbots na redução de custos traz economias consideráveis para as empresas em vários aspectos. Então, além de dispor de menos recursos — que você tem a chance de investir em outra área mais rentável —, ganha-se tempo e a produtividade melhora.
Agora que você sabe como o chatbot na redução de custos é importante, que tal baixar o nosso guia completo de automação no atendimento?