Qualquer empresa que tem o cliente como foco de sua estratégia sabe a importância de integrar os setores relacionados à prestação de serviços ao consumidor e sobre como treinar uma equipe de atendimento de maneira objetiva e eficaz.
Isso significa que não basta apenas ouvir o cliente e entender suas necessidades e expectativas. É preciso ir além, e isso significa que ajudar a organização a criar soluções que entendam seu comportamento, atendam a essas demandas e superem as expectativas é algo fundamental.
Por isso, neste post mostraremos como é possível aprimorar o treinamento de uma equipe de atendimento com 5 dicas simples. Continue a leitura e confira!
1. Defina os objetivos do treinamento
Ao realizar um treinamento de atendimento, a meta principal deve estar em mente. Para tanto, basta identificar os resultados esperados pela empresa e usá-los para direcionar o foco do treinamento.
Por exemplo, se você é gestor de uma locadora de veículos, a expectativa é que os clientes sejam bem recebidos, que os contratos sejam cumpridos de acordo com a demanda do cliente e o padrão de qualidade do negócio e que qualquer contratempo seja prontamente resolvido conforme a política da empresa.
O importante é identificar com clareza quais são os resultados esperados de um atendimento personalizado, a fim de tornar o treinamento cada vez mais objetivo e eficaz.
2. Aplique exemplos práticos em casos reais
Na hora de treinar uma equipe de atendimento ao cliente a melhor opção é o aprendizado pelo exemplo — e nada como ter casos reais de melhores práticas como referência. Nesse sentido, a dica é unir as experiências positivas para usá-las durante os ensinamentos.
Outra prática que sempre traz bons resultados — especialmente porque ajuda na preparação psicológica da equipe — é incluir os melhores atendentes no treinamento para que eles compartilhem situações reais com os novos funcionários.
3. Invista em ferramentas adequadas
Uma das medidas mais estratégicas é contar com as melhores soluções em tecnologia, visto que elas ajudam a equipe da linha de frente a atender bem os clientes. Recorrer a uma ferramenta de gestão de atendimento telefônico, por exemplo, é um grande diferencial.
Até porque, por mais que outros meios de contato com as empresas tenham se popularizado bastante na era da transformação digital, o telefone ainda figura como o canal de atendimento mais utilizado pelos brasileiros.
4. Desenvolva habilidades interpessoais
Atualmente, podemos perceber uma grande mudança na gestão das empresas, e isso se deve ao entendimento de que as pessoas são os grandes diferenciais estratégicos de todo negócio. A partir disso, conclui-se que os treinamentos devem ser ministrados com os seguintes enfoques:
- melhorar as competências técnicas básicas dos colaboradores;
- desenvolver as habilidades interpessoais e comportamentais, necessárias para que, além de atender bem os clientes, os funcionários também saibam lidar adequadamente com outras pessoas.
5. Crie padrões de atendimento
Presumir que todos os atendentes conhecem as expectativas da empresa em termos de padrão de atendimento e serviços é um grande erro. Por isso, é importante que o treinamento seja bastante específico em relação à estratégia do negócio, sempre orientando os novos colaboradores.
Dito isso, no processo de integração de novos talentos a ideia é oferecer treinamentos que deixem os padrões desejados e objetivos da empresa bem esclarecidos. Dessa forma, desde o primeiro momento haverá maior engajamento por parte dos funcionários para oferecer um atendimento eficiente. Evidentemente e da mesma forma, isso ajuda a melhorar a experiência dos clientes.
Por fim, saber como treinar uma equipe de atendimento não é apenas uma maneira de encaixar as expectativas do negócio à prestação de serviços oferecidos por ele. Focar no atendimento também o aprimora, além de trazer consequências como maior satisfação do cliente e melhoria da reputação da empresa.
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