Talvez você ainda não saiba, mas a Comunicação Unificada pode ajudar o seu negócio a ser ainda mais competitivo. Principalmente em segmentos nos quais a concorrência é acirrada, empresas de todos os tamanhos estão sendo cada vez mais desafiadas a vencer os apertados cronogramas operacionais. Além de atender com maior rapidez e precisão às demandas dos clientes.
Para conseguir fazer isso, elas devem equilibrar a redução de custos com o aumento da produtividade e isso pode ser um grande desafio. Mesmo com os avanços da tecnologia, o dia continua tendo apenas 24 horas. É aí que a Comunicação Unificada entra em campo.
Descubra, agora, o que é Comunicação Unificada e porque ela é tão importante para o seu negócio!
O que é Comunicação Unificada?
Comunicação Unificada (UC) é integrar ferramentas de comunicação para ajudar pessoas e profissionais de diversos departamentos a trocar ideias e realizar suas tarefas com maior eficiência. O principal objetivo é otimizar os processos de negócios.
Isso significa que a organização poderá integrar ou unificar suas operações gerenciais e comerciais com uma comunicação estabelecida em tempo real. Chamadas telefônicas, SMS, chat, videoconferências, e-mails, redes sociais e outros meios podem funcionar de forma integrada ou unificada, mantendo um banco de dados único com todas as informações das comunicações.
Por que adotar a Comunicação Unificada na empresa?
Não é à toa que os gestores estão olhando com bons olhos para a Comunicação Unificada. Veja alguns dos motivos que fazem com que ela seja uma vantagem para empresas como a sua!
Simplifica o trabalho da equipe de TI
O departamento de TI pode ter uma redução considerável de desperdício de tempo e melhorar a produtividade. Pois, os profissionais não precisarão mais monitorar diversos sistemas de comunicação. A gestão das informações ficará centralizada em uma interface única.
Aumenta a segurança das informações
Hoje, uma das maiores preocupações dos gestores é com relação à proteção de dados e informações de negócios. Entretanto, com a Comunicação Unificada, isso não será mais um problema. Ela possibilita que backups e cópias de arquivos aconteçam de forma automatizada e regular, mantendo dados e informações a salvo.
Reduz custos no longo prazo
Mesmo que a implementação da estratégia demande investimento em equipamentos, softwares e tempo, o retorno pode ser breve. O resultado no longo prazo será uma forte redução dos custos e despesas operacionais.
Como a comunicação será centralizada com o uso da Internet, o custo de mantê-la fica bem menor em relação ao de inúmeras linhas telefônicas. Isso também faz com que informações sejam mais precisas e possam ser acessadas rapidamente, por causa dos dados armazenados em um único local.
Otimiza a produtividade
Aqui é onde a Comunicação Unificada gera maior impacto, pois permite que todos os gestores e colaboradores usem aplicativos móveis para se comunicarem. Isso pode acontecer dentro e fora da empresa.
É a mobilidade que faz com que o trabalho seja continuado de qualquer local, independentemente do horário, eliminando a necessidade de estar sempre presente na empresa para trabalhar. Com a Comunicação Unificada, fica muito mais fácil criar estações de trabalho remotas.
Como a tecnologia é utilizada na Comunicação Unificada?
Falar em comunicação unificada é impossível sem mencionar as tecnologias que fazem com que ela seja possível. Há muitos recursos e pontos de extremidades que são integrados em um único hub para que esse tipo de solução seja possível. Voz, vídeo, bate-papo, SMS, transferência de arquivo, VoIP, sistemas CRM e ERP, todos precisam estar em sintonia para que exista, de fato, a Comunicação Unificada.
Cada fornecedor considerará como esses recursos funcionam dentro da sua empresa, quando e com que frequência são utilizados para oferecer uma solução que centralize e torne mais eficiente a troca de informações dentro do negócio.
Como escolher a solução de Comunicação Unificada ideal?
Antes de escolher uma solução de Comunicação Unificada a sua empresa deverá se atentar a alguns pontos para não desperdiçar o investimento. Confira o que é preciso fazer para garantir um bom negócio!
Identifique as necessidades do negócio
Cada empresa tem uma demanda diferente quando o assunto é comunicação e, ao unificar os canais utilizados pela equipe, deve se atentar a isso. Essa solução corporativa só pode atender bem a sua empresa se for fácil de integrar aos sistemas que ela já utiliza.
Converse com os colaboradores e gestores, entenda como eles se comunicam hoje e, a partir daí, faça uma lista de ferramentas que não podem faltar na solução de Comunicação Unificada.
Busque soluções que integram todos os seus dispositivos
Quantos equipamentos seus colaboradores utilizam para se comunicar? Celulares, tablets, computadores pessoais e desktops utilizados na empresa precisam ser compatíveis com a solução de Comunicação Unificada para que ela traga bons resultados. Afinal, eles precisarão estar interconectados para que o arquivamento de dados e os backups sejam feitos de maneira uniformizada e automatizada.
Antes de optar por uma solução, descubra se ela funciona bem nos sistemas operacionais e dispositivos utilizados pela sua equipe.
Avalie a usabilidade da ferramenta
Os benefícios da Comunicação Unificada só podem ser aproveitados se os seus colaboradores tiverem facilidade de utilizar a nova ferramenta empresarial. Por isso, avalie o quão fácil é interagir com ela e se os processos ficarão mais simples do que eram no passado.
Trocar a solução de comunicação atual por uma mais complicada fará apenas com que a sua empresa gaste dinheiro, sem ver muitas vantagens a longo prazo. Para que a Comunicação Unificada otimize o relacionamento entre os membros da equipe e faça com que eles colaborem mais e trabalhem melhor, é preciso que ela ofereça uma excelente usabilidade.
Integre os sistemas internos
Por último, não se esqueça que a solução de Comunicação Unificada precisa conversar bem os sistemas que já são utilizados dentro da empresa. Além de conectar pessoas, ela deve conectar software e hardware para que exista um ambiente colaborativo acessível e repleto de ferramentas que fazem com que as tarefas do dia a dia sejam mais simples.
Isso fará não só com que os funcionários sejam mais produtivos, mas também com que os custos operacionais sejam menores e as trocas de informação entre equipes mais acertadas.
Como você pôde ver, a Comunicação Unificada utiliza tecnologias para melhorar o processo de comunicação e otimizar o relacionamento entre os colaboradores que atuam dentro de um negócio. Ela tem enorme potencial para simplificar o dia a dia dos colaboradores e, por causa disso, é um excelente investimento que melhorará a cultura da empresa e a ajudará a chegar a melhores resultados.
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