Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem impactando positivamente os mais diversos segmentos do mercado. No entanto, pouca gente percebe que ela está se tornando absolutamente indispensável até mesmo em atividades rurais. Por isso, preparamos um post falando sobre a conectividade no campo e mostrando quais soluções podem ser aplicadas!
O setor agro está implementando ferramentas e recursos modernos como forma de ajudar a aumentar a produtividade, otimizar processos e reduzir os custos, além de abrir oportunidades de inovação para produtores pequenos, médios e grandes. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!
Afinal, o que é a conectividade no campo?
De uma forma resumida, podemos dizer que a conectividade no campo está relacionada à presença de cobertura de internet em áreas e propriedades rurais. Embora isso seja muito comum na maioria dos países desenvolvidos, o Brasil ainda possui grandes falhas no acesso, seja por questões de infraestrutura ou por seu porte de dimensões continentais.
No entanto, o que se percebe é que a conectividade no campo vem aparecendo como um elemento de infraestrutura essencial para a agricultura e um insumo imprescindível para a inovação, transformando totalmente os processos e os sistemas produtivos para que o agronegócio atinja o seu máximo potencial em performance e desempenho.
Quais as soluções que podem ser adotadas no setor?
Com a grande competitividade que o setor do agronegócio possui, países que não inovarem e não apostarem em boas soluções em tecnologia terão dificuldades com a concorrência. Por isso, a conectividade no campo se mostra imprescindível até mesmo para que gestores e produtores possam tomar decisões baseadas em dados efetivos.
Nesse sentido, alguns dos recursos mais relevantes são as máquinas autônomas, que podem otimizar as atividades e apontar precocemente qualquer falha na operação, seja ela de plantio, colheita ou pulverização. Para isso, redes de 5G também são indispensáveis, viabilizando o acompanhamento das atividades em tempo real e permitindo comunicação imediata.
Quais os desafios da conectividade no campo?
Mesmo com tantos benefícios, existem muitos desafios para a conectividade no campo. Como citamos, o Brasil é um país de dimensões continentais e distribuição geográfica muito heterogênea, o que faz com que a cobertura de telecomunicações não seja das melhores em muitas regiões, sobretudo em áreas predominantemente rurais.
Além disso, não é apenas a falta de acesso à internet que gera dificuldades, pois há um notável despreparo das equipes de trabalho no uso de ferramentas mais modernas e digitais. Para aproveitar a maior disponibilidade de dados, é preciso que produtores, gestores e colaboradores dominem os equipamentos e suas funcionalidades.
Agora você já qual é a importância da conectividade no campo. Não apostar em soluções do tipo pode trazer consequências muito negativas, como menos precisão nas atividades, despesas mais elevadas e, em última instância, perda de capacidade competitiva.
Gostou de aprender sobre a conectividade no campo e as soluções que podem ser aplicadas? Ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então, que tal deixar seu comentário aqui no post? Responderemos o mais rápido possível!