Alcançar resultados expressivos e fornecer uma experiência memorável aos consumidores é a forma mais eficiente de ganhar destaque em um mercado extremamente competitivo. O investimento em tecnologia se mostra vital para que as empresas consigam aprimorar as operações e direcionar esforços na direção do sucesso.
A partir do auxílio de um CPaaS (Plataforma de Comunicação como Serviço, na tradução livre), as empresas integram diversos canais de contato em tempo real. Assim, além de estreitarem o relacionamento com o público, as organizações também desfrutam de um meio eficiente de reduzir despesas ligadas a tecnologia, qualificando o desempenho.
Ao longo do texto, vamos explicar o que é o CPaaS, como ele funciona e qual a sua importância para o universo corporativo. Confira!
O que é o CPaaS?
O CPaaS é uma solução desenvolvida com foco exclusivo em resultados. A ferramenta foi criada para, acima de tudo, agilizar as jornadas dos clientes, favorecendo a experiência do público com mais consistência e rapidez no atendimento.
Esse recurso possibilita a integração dos canais de comunicação das empresas em tempo real, considerando as mais diferentes soluções — como as aplicações web e mobile. Portanto, sempre que um usuário interage com a marca, identifica-se o melhor meio de contato possível para dar continuidade ao atendimento.
Uma solução CPaaS é mais eficaz quando utilizada em conjunto a outras aplicações existentes da empresa para potencializar os recursos já existentes. Assim, é possível se valer estrategicamente dos canais de relacionamento e proporcionar uma experiência mais satisfatória aos clientes.
Desde o agendamento de compromissos até tentativas de login, o CPaaS interage de modo direto com os serviços e encontra a melhor maneira de contato com os usuários para facilitar a interação. Essa tecnologia também permite que a comunicação seja mais significativa, trazendo a integração automatizada como diferencial em todo o processo.
Como ele funciona?
A base de funcionamento do CPaaS consiste em uma combinação de APIs e SDKs para desenvolver um modelo de comunicação baseada em nuvem para as companhias. Isso significa que a integração aos aplicativos existentes da empresa serve como ponte para direcionar esforços e atingir resultados superiores.
Assim, a elaboração de uma comunicação perfeita com o público por meio dos recursos tecnológicos — como chamada de voz, mensagens instantâneas, chatbots etc. — a partir das aplicações já existentes se torna possível. A integração é um processo essencial para otimizar o relacionamento com os clientes.
Ela agrega valor aos modelos de comunicação atuais, estimulando aspectos como eficiência e agilidade na hora de alcançar consumidores. Com o CPaaS, também se automatiza diversas funções, envolvendo a audiência devido à qualidade do serviço. Confira alguns exemplos de integrações a seguir.
Infraestrutura virtual
A tecnologia já oferece grandes confortos às empresas, que antes não eram possíveis. A cloud computing é uma demonstração de como os avanços tecnológicos estão quebrando paradigmas e proporcionando mudanças significativas. Hoje, há uma infraestrutura robusta e eficaz para executar processos e dar continuidade às operações remotamente.
O CPaaS se aproveita de opções da computação em nuvem. Isso dá acesso a uma infraestrutura 100% virtual, tornando os serviços das empresas ainda melhores. A integração dos recursos de comunicação na cloud computing permite unificar os esforços das equipes remotas em contato com os times presenciais, assegurando bons resultados
Chatbots
Os chatbots são ferramentas que seguem conquistando espaço no mercado. Elas solucionam demandas rotineiras com precisão e agilidade, e os atendentes conseguem priorizar situações mais críticas e de urgência. As interações geram um alto volume de tráfego e podem ser gerenciadas com um CPaaS, assegurando a qualidade contínua de disponibilidade dos serviços.
Existe uma demanda crescente sobre essa ferramenta, em que as empresas têm inserido os chatbots como alternativa primária para suas centrais de comunicação. Por isso, o CPaaS suporta todos os avanços nos quais o monitoramento de qualidade de serviço, a centralização de expertise e a confirmação de eficiência do atendimento exigem conexões constantes.
Sistemas de segurança
A segurança de dados é um assunto de extrema importância para o ambiente empresarial. Não por acaso, então, o CPaaS se mostra uma solução eficiente em integrar medidas de proteção aos canais de comunicação da marca.
Hoje, é muito comum o uso de sistemas, como a autenticação de dois fatores, para trazer mais conforto aos usuários e assegurar a integridade de suas informações. Os servidores do CPaaS são capazes de acrescentar medidas interativas à segurança remota aos usuários. A tendência reside no surgimento de credenciais de acesso evoluindo como forma de aumentar a eficiência da proteção.
Qual a importância do CPaaS para o seu negócio?
O CPaaS é uma solução fundamental para que as empresas consigam resultados melhores e reduzam gastos com tecnologias. A partir da ferramenta, as organizações não precisam investir em hardwares próprios para conectar seus clientes e oferecer recursos de valor para o público.
A Plataforma de Comunicação como Serviço permite um engajamento mais sólido, seguro e econômico dos consumidores. Construído com base em APIs, o CPaaS garante a gestão de produtos e serviços e favorece o contato nos canais preferidos dos clientes.
Esse sistema integrado às APIs de comunicação traz valor às interações entre a empresa e seu público. A automatização qualifica a experiência dos usuários, entregando uma nova forma de se relacionar com as marcas — como, por exemplo, um médico enviando lembretes automáticos a respeito das consultas agendadas.
O CPaaS também gera ótimas oportunidades de aperfeiçoar as estratégias de marketing das corporações. Por meio da análise dos fluxos de dados gerados pelo engajamento com os usuários, traça-se um plano mais eficiente, capaz de adaptar esforços de acordo com as tendências de mercado.
Viu como o CPaaS é uma ferramenta fundamental para o sucesso das empresas? A Alctel conta com uma Plataforma de Comunicação como Serviço robusta e pronta para atender às suas necessidades. Nossa solução integra diversas ferramentas, entregando soluções de voz para otimizar sua experiência corporativa com os colaboradores e clientes, entre outros benefícios.
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