Administrar redes de internet nem sempre é uma tarefa simples, especialmente quando o objetivo é entregar segurança, velocidade e estabilidade para os dados que trafegam por meio dela. Para superar esse desafio, diversas empresas têm investido em sistemas de roteamento inteligente e essa prática tem ajudado a melhorar a qualidade das conexões.
Essa necessidade se deve, por exemplo, aos investimentos em transformação digital, ao maior número de dispositivos conectados à rede graças à Internet das Coisas e até mesmo ao aumento do consumo de serviços streaming.
Esses aspectos demonstram a importância de contar com um sistema de roteamento inteligente. É dessa forma que, além de atender à demanda crescente por redes de internet de alto desempenho, as empresas do ramo poderão se manter competitivas no mercado.
Pensando nisso, abordaremos a seguir o conceito de roteamento de internet, a importância de dar atenção a essa questão e, ainda, como melhorar a performance dessa infraestrutura. Quer conferir? Vem com a gente!
O que é o roteamento de rede na internet?
O roteamento é a principal forma de entrega de pacotes de dados na internet. Isso acontece por meio da transferência de uma informação em um computador para um roteador que esteja próximo na rede. Esse roteador, por sua vez, transfere o pacote de dados para outro roteador próximo e esse processo se repete até que a máquina de destino seja alcançada.
Sucintamente, a função do roteamento de rede consiste na entrega de pacotes de um ponto de origem até o destino — definido pela máquina que solicitou esse envio — por meio de uma infraestrutura composta por computadores, roteadores e outros dispositivos capazes de determinar a rota pela qual a informação deverá trafegar.
Como o Border Gateway Protocol ajuda a rotear dados entre as redes?
Quando um pacote de dados é enviado de um ponto a outro da internet, diversos padrões e protocolos são utilizados para tentar garantir que a informação chegará intacta do outro lado — esse é o caso do Border Gateway Protocol.
O que é Border Gateway Protocol?
O Border Gateway Protocol é conhecido pela sigla BGP e é o protocolo responsável por escolher a rota mais curta entre uma máquina e outra na internet. Esse processo de decisão acontece por meio de um cálculo com o endereço IP sempre que há um ponto de troca de internet (IXP) na rede.
Com esse protocolo, os pacotes vão do início ao fim do caminho pela rota mais curta, ao invés de darem voltas desnecessárias pela web até encontrarem o destino.
Como o BGP funciona?
Cada um dos roteadores na rede guarda uma tabela que registra como os dados são enviados a partir daquele ponto.
Essa tabela é alimentada por um processo no roteador que se baseia nos dados de entrada — provenientes de outros roteadores — e nos dados existentes numa tabela chamada de Routing Information Base (RIB) para definir por qual caminho o pacote deve seguir.
A tabela RIB fica localizada em um servidor no roteador BGP e armazena dados sobre conexão de pares na rede. Daí, com base nas definições de uso de rotas e de acordo com os dados que deverão trafegar por elas, a RIB atualiza os dados na tabela de roteamento BGP.
Por que se preocupar com essa questão?
Investir em um roteamento de rede de alta performance é essencial para as grandes empresas, já que o tráfego de dados na internet cresceu consideravelmente nos últimos anos.
Essa é uma questão importante pois, quanto melhor for a infraestrutura da rede — e isso inclui o sistema de roteamento — menores serão os atrasos e perdas de pacotes em processos que dependem de conexão com a internet.
Uma solução moderna para esse problema tem sido o uso de sistemas de roteamento inteligentes. Implementadas por médias e grandes empresas, essas plataformas garantem melhores decisões na escolha do caminho pelo qual o pacote enviado trafegará.
O que é o roteamento inteligente?
O roteamento inteligente permite que os pacotes de dados trafeguem pela rede de forma mais rápida do que apenas com o roteamento via BGP. Isso é possível pois a nova forma de roteamento leva em consideração aspectos como congestionamento da rota — diferente do Border Gateway Protocol, que apenas considera a distância entre um ponto e outro.
Utilizar roteamento inteligente é uma solução interessante pois o tráfego na rede muda a todo instante e isso significa que uma rota que antes era a melhor pode ser ruim para o momento atual — e voltar a ser a melhor em outro momento — ainda que não seja a mais curta. É semelhante a escolher uma rota um pouco mais longa a fim de evitar o trânsito numa grande cidade.
Vale notar, entretanto, que essa técnica não elimina o roteamento BGP. A ideia é que seja implementada juntamente com o método tradicional para garantir rotas curtas e descongestionadas sempre que possível.
Quais são as diferenças entre um roteamento normal e um inteligente?
O roteamento inteligente melhora o processo de transporte dos dados ao adicionar uma camada de otimização ao processo tradicional por meio de critérios antes não utilizados.
No roteamento normal, o protocolo já é poderoso o suficiente para fazer tudo funcionar adequadamente em uma escala a nível mundial. Ainda assim, o BGP por si só é incapaz de reajustar as rotas com base nas condições atuais da rede. As decisões são tomadas com base na distância entre os pontos.
Enquanto isso, no roteamento inteligente, as decisões são tomadas por meio de aspectos que ajudem a calcular a rota mais rápida naquele instante. Isso implica na necessidade de informações sobre o tráfego em tempo real. Com essa possibilidade, o roteamento inteligente se destaca em relação ao método tradicional.
Quais práticas adotar para melhorar a performance de roteamento?
Sistemas de roteamento inteligente são feitos para considerar todas as rotas possíveis com base no tráfego e distância, a fim de reduzir a latência e a perda de pacotes, o que consequentemente melhora o histórico de confiabilidade da rota escolhida.
Portanto, além da prática de manter uma infraestrutura com tecnologias atualizadas — o que ajuda a manter a rede segura e com alta velocidade — é recomendado o investimento em uma plataforma de roteamento inteligente.
Dessa forma é possível contar com uma rede que, ao lidar com os inúmeros pacotes de dados, considere mais do que a distância de um ponto até o destino e seja capaz de atualizar a tabela de roteamento BGP em tempo real.
Como a Alctel pode ajudar?
A Alctel conta com um amplo portfólio com soluções para redes de internet e oferece o que há de mais moderno em ferramentas de rede inteligentes. Esse é o caso do Omnichannel Contact Center, que permite otimizar a jornada do cliente por meio do Inbound/Outbound, uma ferramenta que se baseia exatamente no roteamento inteligente e CTI.
Quer entender mais sobre como a Alctel pode ajudar a sua empresa a implementar o roteamento inteligente? Então entre em contato conosco agora mesmo!