Com a transformação digital e todas as mudanças que influenciam diretamente a forma como o mercado trabalha, diversas empresas têm centrado seus negócios em plataformas baseadas em nuvem — e é nesse cenário que entram os conceitos de UCaaS e CPaaS.
As ferramentas disponibilizadas por esses sistemas tornam a comunicação empresarial mais prática e rica em recursos e simplificam consideravelmente a interação com colaboradores e clientes.
Assim, explicaremos a seguir o que são esses conceitos e quais os benefícios da implementação desses sistemas para a comunicação empresarial. Acompanhe!
O que é UCaaS e CPaaS?
UCaaS é uma sigla para Unified Communication as a Service — ou comunicação unificada como um serviço, em tradução livre — e é o termo utilizado para descrever um sistema que integra ferramentas voltadas para comunicação interna da empresa por meio do cloud computing.
Enquanto isso, CPaaS é uma sigla para Communication Platform as a Service, ou seja, uma plataforma de comunicação como serviço. A ideia é que desenvolvedores possam implementar suas próprias ferramentas de comunicação em aplicativos integrados à nuvem, mas sem a necessidade de desenvolver um sistema back-end para gerenciar esses recursos.
Vale notar que, apesar de tanto UCaaS quanto CPaaS serem baseados em nuvem e utilizados na comunicação interna da empresa, seus objetivos e características são diferentes.
Quais são as principais diferenças entre UCaaS e CPaaS?
É comum que UCaaS e CPaaS sejam tratados como semelhantes ou até tenham suas funções confundidas. Entretanto, cada um tem seu próprio objetivo. Confira!
UCaaS
Um sistema UCaaS possibilita unificar todas as ferramentas de comunicação da empresa em um ambiente baseado em nuvem — o que facilita a utilização dos recursos disponíveis.
Outra característica é que, nessa plataforma, as ferramentas são voltadas para a comunicação interna da empresa, logo, não abrange os clientes.
CPaaS
O CPaaS, por outro lado, é uma solução baseada em back-end que fornece a infraestrutura para sistemas de comunicação empresarial. A ideia é disponibilizar uma plataforma com bom custo-benefício, alta flexibilidade e que permita que as próprias empresas implementem o front-end das aplicações conforme a necessidade.
Quais são os benefícios?
O meio empresarial precisa de ferramentas que se integrem de forma fácil às necessidades dos negócios que as implementam e, além dessa vantagem, plataformas UCaaS e CPaaS também contam com outros benefícios.
Redução de custos
UCaaS e CPaaS são formas de implantar tecnologia na comunicação empresarial sem que haja preocupação com dimensionamento de infraestrutura local e gastos com equipamentos para essa finalidade. O único custo nesse caso é a assinatura do serviço.
Flexibilidade adicional
Sistemas UCaaS e CPaaS oferecem muito mais flexibilidade do que as soluções de comunicação locais. Por serem baseadas em nuvem, eles integram colaboradores e clientes em qualquer parte do mundo de forma fácil por meio de números de telefone, por exemplo — o que as torna ideais para o trabalho remoto.
Produtividade aprimorada
Além da possibilidade de realizar chamadas por número de telefone em qualquer lugar do mundo, os colaboradores que utilizam uma plataforma de comunicação integrada conseguem alternar de forma prática entre as outras ferramentas disponíveis e permite que colaboradores se ajudem em tarefas de forma fácil.
No mercado há mais de 20 anos, a Alctel conta com ampla experiência na área de voz, dados, videoconferência, contact center e computação em nuvem. Nossas soluções em comunicação unificada entregam resultados que agregam qualidade e satisfação no atendimento ao cliente.
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