A adoção de recursos em tecnologia é um caminho natural para empresas de variados segmentos do mercado, visto que é algo que otimiza a operação e funciona como uma espécie de diferencial competitivo para a instituição. Por isso, preparamos este post explicando os benefícios da escalabilidade em Cloud Computing.
Trata-se de uma maneira inteligente de ampliar recursos, valendo-se do uso da nuvem para ampliar capacidades e promover uma alteração nos custos dos produtos ou serviços disponibilizados para os clientes. Ficou curioso e quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!
Afinal, o que é escalabilidade em Cloud Computing?
De uma forma resumida, podemos dizer que a escalabilidade em Cloud Computing é uma estratégia inteligente de expansão de recursos tecnológicos e da capacidade de processamento, sem a necessidade de aquisição de equipamentos, contratação de mais pessoal ou a elaboração de novas configurações no sistema.
Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, isso pode ser essencial para sobreviver no mercado. A ideia é apostar na computação em nuvem, uma realidade vantajosa para várias empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, que podem competir com os grandes operadores do mercado mesmo com orçamentos menores.
Já para as maiores instituições, a escalabilidade em Cloud Computing acaba sendo uma ótima alternativa para reduzir os seus custos recorrentes com sistemas de informação.
Como funciona a escalabilidade em Cloud Computing?
Podemos entender melhor como funciona a escalabilidade em Cloud Computing avaliando seus benefícios. Um exemplo comum no mercado é quando uma empresa pequena começa sua operação com uma quantidade limitada de capacidade de servidores, que atende às suas atividades com determinado número de clientes.
No entanto, conforme o negócio cresce ou se ocorrer um aumento abrupto no fluxo, como em promoções ou ofertas, a escalabilidade em Cloud Computing permite adequações rápidas e com bom custo-benefício, sem grandes investimentos em estrutura, equipamentos ou equipe, pagando apenas pelas funcionalidades que usar.
Quais os benefícios da escalabilidade em Cloud Computing?
São muitos os benefícios da escalabilidade em Cloud Computing. Um dos mais notáveis, definitivamente, é a flexibilidade, pois a solução escalável permitirá alterar rapidamente os recursos para aproveitar as vantagens de determinadas situações, sobretudo em momentos nos quais as vendas podem aumentar em passo acelerado.
Além disso, com o uso de plataformas escaláveis, a empresa só paga pelas funcionalidades que realmente usa, o que reduz os custos sem prejudicar o atendimento ao cliente. Ou seja, é uma opção para manter a operação mais enxuta, sem perder eficiência.
Ao mesmo tempo, os gestores têm maior previsibilidade sobre os gastos, sabendo exatamente por quais serviços estão pagando, uma vez que a ferramenta dá acesso a todas as informações.
Agora você já sabe o que é a escalabilidade em Cloud Computing. Para aproveitar os benefícios, é preciso contratar um serviço de qualidade, de uma empresa capacitada e com um time de profissionais especializados, que estejam prontos para oferecer a melhor solução para o seu negócio.
Gostou de aprender quais os benefícios da escalabilidade em Cloud Computing? Então, não deixe de fazer um comentário aqui no post!