Obter mais informações sobre o ambiente interno é algo imprescindível para o sucesso em qualquer segmento do mercado. No entanto, nem sempre é fácil angariar esse tipo de dado. Por isso, resolvemos preparar um conteúdo falando mais sobre o conceito de geolocalização indoor, mostrando o que é e quando pode ser aplicada.
Trata-se de um recurso que vem ganhando muito espaço nos últimos anos, utilizando a tecnologia como aliada para compreender, preferencialmente em tempo real, onde se encontram máquinas, ativos ou pessoas em um local determinado. Quer aprender mais sobre isso? Então, continue a sua leitura.
Afinal, o que é a geolocalização indoor?
A geolocalização indoor, como o próprio nome já diz, consiste em uma tecnologia que visa localizar, em tempo real, clientes, colaboradores, máquinas ou ativos dentro de um espaço físico determinado. Via de regra, isso é feito para que gestores ou responsáveis tenham uma noção precisa dos processos internos, possibilitando ações e decisões imediatas.
Com esses dados, é possível otimizar operações, reduzir custos e monitorar o tempo gasto em cada etapa da atividade do negócio, além de traçar um histórico do fluxo que ocorreu em um certo período. As aplicações são quase infinitas, bem como os lugares nos quais a geolocalização indoor pode ser empregada para obter vantagens competitivas.
Quais as aplicações da geolocalização indoor?
Para continuar nosso conteúdo, vamos abordar algumas das aplicações da geolocalização indoor, bem como os locais nos quais ela pode ser aplicada com sucesso. Veja alguns exemplos a seguir.
Indústrias
Uma das boas aplicações da geolocalização indoor se dá nas indústrias. Afinal, o gestor pode usar os dados obtidos para entender melhor sua operação, identificando obstáculos, observando em quais setores seus funcionários estão perdendo mais tempo ou antecipando necessidades de realocação de equipes para atividades específicas.
Com isso, é esperado um ganho de performance na instituição, além de mais eficiência naqueles serviços que possam surgir de última hora. Além disso, acidentes e falhas de segurança podem ser evitados por meio dos alertas emitidos com base na localização, como um colaborador que esteja em uma posição de risco ou vulnerabilidade.
Estacionamentos
Nos dias de hoje, uma das mais comuns e úteis aplicações da geolocalização indoor se dá em estacionamentos. Mesmo que você não tenha percebido, é bem provável que você já tenha se deparado com a tecnologia em algum shopping, aeroporto ou outro estabelecimento do tipo, tendo em vista que ela facilita bastante a vida dos motoristas e do empreendimento.
As utilidades são diversas: é possível que o cliente veja onde existem vagas disponíveis com antecedência, faça o pagamento por aplicativo para o período desejado ou mesmo que agende uma visita ao local. Para a empresa, é uma forma de evitar congestionamentos, reduzir a inadimplência e conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo nas áreas internas,
Hotelaria
O sistema de geolocalização indoor vem se mostrando muito útil também no setor de hotelaria e turismo, um dos mais concorridos do mercado. Quando um cliente em potencial está em um lugar próximo de um determinado estabelecimento, por exemplo, é possível enviar alertas com os produtos ou serviços oferecidos, bem como descontos, promoções e vantagens.
Além disso, o gestor pode acompanhar de forma detalhada como as pessoas se comportam dentro do seu estabelecimento, identificando quais setores estão movimentados e quais áreas não despertam tanto o interesse do público. Também é possível oferecer sugestões com base no histórico de preferências e no padrão de compras de um usuário.
Quais são as tecnologias mais comuns?
Após falarmos mais sobre os conceitos e as aplicações da geolocalização indoor, vamos explicar melhor quais são as tecnologias que podem ser empregadas nesse sentido. Acompanhe na sequência!
Beacons
É bem provável que você já tenha ido em um local que utiliza beacons para a geolocalização indoor e nem tenha percebido. São pequenos dispositivos que atuam em lugares fechados, trocando informações com dispositivos por meio de um Bluetooth de baixa energia, aprimorando a experiência do cliente e sendo uma espécie de ação natural de marketing.
Na prática, um beacon identifica a localização dos clientes próximos aos pontos de venda e, a partir disso, exibe conteúdos relevantes, como promoções, descontos e ofertas especiais. Ele também envia os locais que estão sendo frequentados pelo consumidor, mas isso só é possível se a pessoa fizer o download do aplicativo e ficar dentro do raio de alcance.
Wi-Fi
O famoso e extremamente popular Wi-Fi também é uma das tecnologias mais comuns na geolocalização indoor. O melhor de tudo é que, recentemente, o padrão se tornou universal, ou seja, praticamente qualquer pessoa do mundo com um smartphone e conexão à internet o utiliza no seu dia a dia.
O funcionamento se dá baseado em pontos de acesso sem fio colocados estrategicamente em certos locais para medir a intensidade do sinal receptor. Combinando com técnicas de triangulação, é possível identificar a localização de uma pessoa, máquina ou ativo de forma que tal informação possa ser empregada em prol de medidas efetivas.
RFID
Por fim, também temos que falar do RFID como uma das tecnologias mais comuns utilizadas atualmente na geolocalização indoor. A sigla, que quer dizer Radio Frequency Identification, guarda similaridade com os já citados beacons, tendo em vista que funcionam por radiofrequência. Porém, existem algumas diferenças significativas.
Aqui, a comunicação se dá por dois pontos específicos: uma antena que envia o sinal e etiquetas coladas nos objetos monitorados que respondem ao envio. Por isso, sua utilidade se dá mais em processos bem definidos, como obter a direção pela qual um determinado ativo passou.
Como você viu, a geolocalização indoor pode ser muito útil para um negócio. Os dados colhidos ajudam a direcionar melhor a operação, aprimoram as ações de atendimento e até o marketing de uma empresa, sobretudo quando agregados a soluções de voz e videoconferência.
Gostou de aprender o que é a geolocalização indoor, quais são suas tecnologias mais comuns e quando elas podem ser aplicadas? Quer contar com os melhores diferenciais competitivos para o seu negócio? Então, não perca mais tempo: acesse nossa página e conheça nossas soluções!