Os avanços tecnológicos chegaram no mercado para proporcionar ótimos benefícios aos usuários e trazer mais praticidade aos processos do dia a dia. Assim, a tecnologia para a área de saúde foi desenvolvida com o foco em soluções práticas e eficientes para os diferentes procedimentos realizados nesse segmento.
A parceria entre a saúde e a tecnologia vem se mostrando essencial para proporcionar avanços significativos em diferentes ambientes, como nos serviços, na comunicação ou para os equipamentos. Com isso, podemos afirmar que os hospitais do futuro são fruto do desenvolvimento de técnicas de prevenção e combate a doenças e na otimização de processos dentro da área da medicina.
Continue acompanhando e confira 6 tecnologias que podem ser aplicadas aos hospitais do futuro e qual o seu impacto na área da saúde!
1. Telemedicina
Essa é uma das tecnologias mais promissoras para os hospitais. Ela foi desenvolvida com um foco específico e vem trazendo ótimos resultados. A telemedicina possibilita realizar o atendimento remoto, proporcionando maior conforto e praticidade para os pacientes e médicos. Assim, é possível prestar serviço independentemente da distância geográfica e da localidade das pessoas.
Por meio da tecnologia wearable e de outros aparelhos de monitoramento, os médicos conseguem realizar um atendimento eficiente, mesmo a distância. Esses aparelhos permitem fazer um check up nos pacientes e enviar informações sobre o seu estado de saúde, como os dados vitais. Com isso, a equipe já é capaz de realizar um diagnóstico simples e nortear as decisões sobre a melhor opção para tratamento.
Outro ponto benéfico dessa tecnologia é a possibilidade de obter uma segunda opinião ou até mesmo disponibilizar orientações sobre os procedimentos pelos quais os pacientes devem passar. Além da comodidade, o uso da telemedicina também é bastante benéfico para o bolso, já que é possível reduzir alguns gastos com deslocamento ou hospedagem.
2. Big Data
O uso de dados é algo bastante comum no mercado empresarial. Eles servem como fonte de informações confiáveis para nortear decisões e otimizar os processos na hora de alcançar o sucesso. Porém, esse tipo de estratégia não é algo de uso exclusivo para as empresas. O hospital do futuro pode se beneficiar dessa tecnologia, trazendo ótimos resultados na área da saúde.
Hoje, o Big Data permite aproveitar os benefícios que a evolução dos sistemas de análise e coleta de dados e da digitalização de atendimentos médicos oferecem. Assim, as equipes dos hospitais podem se preparar com base em informações úteis e relevantes que podem ajudar a identificar correlações entre doenças, acompanhar a progressão de epidemias, entre outras vantagens que a tecnologia dispõe para os usuários.
3. Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma tecnologia que está em grande ascensão no mercado. Ela já traz tantos benefícios para empresas que se tornou uma peça-chave para o meio de negócio de várias organizações. Na área da saúde, muitas soluções tecnológicas já aproveitam dessa tendência para aprimorar as suas funções, como a telemedicina, que citamos anteriormente.
Com base em outras tecnologias, como o Big Data, a inteligência artificial pode ser usada para cruzar informações e imagens captadas durante a execução de exames. Assim, as equipes podem chegar a resultados mais conclusivos, otimizando a eficiência dos procedimentos. Já existe um aplicativo usado na área da saúde pelos hospitais do futuro para identificar casos suspeitos de câncer de pele.
A tecnologia usa a inteligência artificial para avaliar a aparência da lesão e comparar o resultado em seu banco de dados. Ela se mostrou muito eficiente em apontar possíveis casos de câncer de pele e providenciar suporte para que os médicos tenham um diagnóstico mais preciso e ágil para os seus pacientes
4. Internet das Coisas
O conceito de Internet das Coisas é algo que já está bastante consolidado no mercado. A premissa de gerar uma interconexão digital de objetos cotidianos com a rede mundial de computadores traz diversos benefícios muito importantes para a área da saúde. Assim, é possível desenvolver soluções eficientes e melhorar o diagnóstico e tratamento de pacientes.
Um ótimo exemplo é a gestão de crônicos com a Internet das Coisas. O auxílio de dispositivos inteligentes permite coletar dados e sinais vitais para serem processados e analisados. Outra forma de uso dessa tecnologia nos hospitais do futuro está relacionada à prevenção.
Os usuários podem ter a sua saúde acompanhada pela tecnologia inteligente, que vai alertá-los caso exista a necessidade de ir ao médico antes que a situação se agrave. Além disso, com base nessas mesmas informações, as equipes do hospital podem tomar decisões mais eficientes e ágeis.
5. Computação em nuvem
Nos hospitais do futuro, a computação em nuvem será uma tecnologia praticamente obrigatória. O cloud computing já está presente na vida da maioria das pessoas, mesmo que muitas delas não saibam qual o seu impacto. Na área da saúde, essa solução é bastante usada quando o assunto é segurança.
A computação em nuvem é bastante conhecida por promover um ambiente protegido para o armazenamento de dados. Assim, é possível assegurar a integridade das informações sensíveis sobre os pacientes e os procedimentos com total garantia. Além disso, o cloud computing também proporciona redução de gastos, já que ele não exige um investimento inicial e tem custos de manutenção reduzidos — pois será usada apenas a infraestrutura da empresa provedora do serviço.
6. Prontuário eletrônico
Outra tecnologia aplicada à saúde é o uso de prontuário eletrônico para dar suporte às equipes. Eles fazem parte de sistemas que auxiliam toda a gestão de dados médicos, reunindo informações digitais sobre os pacientes. Assim, forma-se um banco de dados completo sobre o histórico de consultas, exames etc.
Por meio dessa tecnologia as equipes podem encontrar com mais rapidez os históricos dos pacientes e cruzar as informações para ter mais eficiência durante o diagnóstico e tratamento. Isso significa que os médicos têm à sua disposição as informações sobre as cirurgias realizadas dos pacientes, suas alergias e qual medicação eles estão tomando atualmente.
Pronto! Essas tecnologias são muito importantes para um hospital do futuro. Assim, é possível reduzir a margem de erro nos procedimentos, otimizar os processos, estreitar o relacionamento entre médicos e pacientes, aperfeiçoar as práticas realizadas pelas equipes e muito mais!
Ficou interessado nos benefícios que a tecnologia pode trazer para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores e confira nossas soluções!