Pensando em implantar RPA no seu negócio? RPA, ou Robotic Process Automation (automação robótica de processos) é o uso de software para automatizar tarefas de negócios. Trata-se de empregar tecnologia para substituir a realização de processos manuais que são onerosos demais ou que, por serem repetitivos, acabam gerando altas taxas de erro para o negócio.
Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir como a sua empresa pode beneficiar-se por implantar RPA, bem como os desafios que vêm com essa tarefa? Leia este guia completo sobre automação de processos de negócio. Boa leitura!
Como funciona a Robotic Process Automation?
Os robôs da RPA estão capacitados para automatizar uma série de processos corporativos, como o acesso a sistemas legados, a execução de tarefas de preenchimento e análise de dados, o envio de campanhas de e-mail marketing e até a tomada de decisão e a preparação de relatórios. Por causa dessa versatilidade, a automatização de processos é um recurso valioso para as empresas, que traz uma série de benefícios a longo prazo.
Quais são as 3 vantagens da RPA?
Afinal, quais são os principais benefícios que uma empresa pode experimentar com a RPA? A automatização traz consigo, naturalmente, um aumento da produtividade, pois as máquinas não precisam fazer pausas entre atividades para concluí-las. Esse ponto, porém, não é único que torna a RPA atrativa para as empresas. Ao implementar o recurso, você pode esperar também as seguintes vantagens.
1. Segurança
A RPA faz com que seja muito mais fácil manter as redes da sua empresa segura. Quando configurada adequadamente, a automatização de processos pode ser utilizada para reduzir o risco de fraude e analisar o tráfego na sua rede, observando anomalias e determinando possíveis ameaças à cibersegurança da empresa.
No contexto da Lei Geral de Proteção de Dados, a RPA também pode ajudá-lo. Os robôs capacitados com inteligência artificial, e em conformidade com a regulamentação legal, garantirão acesso ininterrupto às informações. A tecnologia também pode ser utilizada em outros aspectos importantes da segurança digital de uma empresa, como a realização de cópias e backups dos processos do negócio e de auditorias.
2. Escalabilidade
Outro ponto importante quando uma empresa resolve apostar em RPA é a facilidade em escalar as suas operações. Processos manuais, ou que dependem exclusivamente de alguns profissionais, muitas vezes, são pouco eficientes porque, se a demanda por eles aumenta, aumenta também a necessidade de contratar pessoal.
Os processos automatizados com RPA não exigem novas contratações, treinamentos ou horas de trabalho para serem escalados. Por isso, eles permitem que a sua empresa atenda um volume maior de clientes sem precisar imobilizar capital ao fazer isso.
3. Redução de custos
A automação de processos também conta com outro grande benefício para as empresas: a redução de custos. Com a diminuição da exigência por pessoal para a execução de tarefas simples advindas da automação, uma empresa pode não só poupar nos gastos necessários para a execução de uma tarefa, mas também atender a um número superior de demandas em um espaço de tempo menor.
Quais são os 5 desafios na implantação de RPA?
Sabendo de todos os benefícios e de como funciona a RPA, você deve estar se perguntando: por que mais empresas não investem no recurso? Embora, nos últimos anos, tenha crescido a demanda por automação de processos, há alguns desafios pelo caminho que fazem com que organizações posterguem a adoção de RPA.
Entenda, a seguir, melhor o que cada um desses desafios representa para a sua empresa e descubra como superá-los.
1. Analisar a situação financeira do negócio
Muitos negócios ouvem falar dos benefícios de implantar RPA e negligenciam os custos totais da implantação. Ao fazer isso, são forçados a optar por sistemas e processos pouco eficientes para lidar com as suas demandas no dia a dia.
Por isso, analisar minuciosamente a situação financeira da empresa deve ser o primeiro passo antes de implantar a RPA. É essa análise que dirá o que é possível fazer com o capital que se tem a investir e permitirá que a implantação se dê com sucesso.
2. Garantir a segurança dos processos
Como já mencionamos anteriormente, a RPA pode ser um fator que trará mais competitividade para a sua empresa quando o assunto é segurança em TI. Mas, da mesma maneira como ela pode contribuir positivamente nesse sentido, também pode criar novos desafios. Implantar RPA exigirá mais foco em segurança digital, bem como investimento em softwares antivírus e antimalware capazes de lidar com a nova demanda da sua empresa.
3. Fazer a gestão dos recursos disponíveis
Outro ponto importante para ter sucesso com RPA é fazer uma boa gestão dos recursos disponíveis. Integrar processos que ainda serão executados manualmente com os automatizados, por exemplo, bem como desenvolver um modelo organizacional que considera o impacto da tecnologia nos processos do negócio é uma forma. Gerir os recursos de maneira eficiente exigirá que a sua empresa faça uma análise completa de todos os processos de negócio e maximize a aplicação da RPA dentro da organização.
4. Integrar os sistemas da empresa
A sua empresa provavelmente já utiliza uma série de sistemas para tornar o dia a dia mais fácil. Eles podem ser CRMs, ERPs ou até sistemas de BI. Integrá-los à RPA será, portanto, fundamental para conseguir concluir as atividades rotineiras com mais eficiência.
Esse processo de integração pode ser custoso e dispendioso sem auxílio profissional, especialmente quando falamos em sistemas legados — plataformas já obsoletas, mas que, por um motivo ou outro, seguem em uso na sua empresa.
5. Encontrar profissionais qualificados
Por último, não podemos esquecer-nos de que, para a RPA da sua empresa funcionar de maneira adequada, ela precisa ser bem configurada. Só é possível fazer isso com a ajuda de profissionais especializados no assunto. E é aí que a maioria das empresas sofre durante a implantação.
Ao tentar fazer tudo com a equipe interna de TI, muitas horas de trabalho podem ser desperdiçadas na configuração de um sistema que não atende completamente à demanda por automação do negócio. Por isso, encontrar os profissionais certos para ajudá-lo ao longo do processo de implantação da RPA — e da utilização dos sistemas, já que eles precisarão de suporte e manutenção no futuro — é provavelmente o maior dos desafios quando falamos em automação.
Como superar os desafios da implantação da RPA?
A melhor maneira de garantir que a sua empresa conseguirá superar os desafios da implantação da RPA que mencionamos até aqui é por meio da contratação de especialistas. Fazer isso com o auxílio apenas da sua equipe de TI tomará muito tempo e muitos recursos. A contratação de uma consultoria especializada, que detém não só o conhecimento sobre o assunto, mas também conhece bem os principais desafios e como contorná-los, ajudará a sua equipe a poupar tempo e dinheiro na implantação e a garantir que ela será benéfica para o negócio.
Implantar RPA de modo terceirizado permitirá que a sua equipe foque no core business, enquanto um time especializado ajuda a eliminar redundâncias em processos internos e a otimizá-los para se preparar para o aumento na produtividade e o ganho de competitividade que vem com a adoção da RPA.
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