Uma gestão eficiente passa por um monitoramento constante de todas as variáveis envolvidas nos processos de uma empresa.
Os indicadores de TI são uma ótima forma de observar o andamento e rendimento das atividades de acordo com o planejamento realizado.
Contudo, são diversos os pontos que podem ser acompanhados e verificados com relação a todos os processos de um negócio. Como saber quais são os mais relevantes e que devem ser observados?
Para responder a essa questão, criamos este post listando os principais indicadores de TI para auxiliar em sua gestão. Continue a leitura para conferir!
Atendimento de chamados
Um dos principais pontos a ser observado dentro de uma estratégia de TI é a sua capacidade de lidar com os problemas que se apresentam, e encontrar soluções que possam realmente ser viáveis e aplicáveis.
Quando essas demandas se manifestam por meio de dificuldades e necessidades de áreas sensíveis da empresa, como o setor comercial, por exemplo, exige-se ainda mais agilidade da TI.
É preciso realizar um controle sobre os chamados abertos, tipos de solicitação, tempo de resposta para cada uma das faixas de prioridade de chamados, entre outros pontos.
Esse acompanhamento pode melhorar, e muito, seu atendimento interno e externo.
Capacidade
Esse indicador verifica o que seu setor de tecnologia da informação é capaz de realizar em um determinado espaço de tempo.
Por meio de um controle de capacidade você pode identificar o quanto o desenvolvimento de um projeto pode demorar para ser entregue.
Com isso em mente, é possível saber de antemão, o tempo de implantação de novas tecnologias na empresa e realizar um melhor planejamento de um projeto como esse.
É possível também verificar os processos de TI existentes no setor, visando melhorar esse número e galgar uma maior capacidade de lidar com os problemas dentro da área de tecnologia da empresa.
Nível de satisfação
Caso seu setor de TI lide diretamente com clientes externos, o nível de satisfação se torna um indicador essencial para verificar os sentimentos dos consumidores em relação aos seus serviços.
É preciso buscar a satisfação dos clientes sempre, ainda mais em um mercado no qual os consumidores têm prezado muito mais pela experiência junto às marcas, e considerado a qualidade uma obrigação.
Ao verificar uma queda no nível de satisfação, é preciso realizar levantamentos para entender o que levou aos números atuais e agir imediatamente para corrigir qualquer problema identificado.
Produtividade
Em empresas que tem o setor de TI como uma área estratégica, utilizando-se de seus recursos para melhorar suas atividades, tem a produtividade diretamente ligada a essa relação.
Essa é uma medida de eficiência, ou seja, verifica-se o quanto a TI pode fazer com uma determinada injeção de recursos. Dessa forma é mais simples visualizar como os investimentos devem ser empregados para alcançar determinados resultados.
Os indicadores de TI podem ser o diferencial para que sua empresa possa alcançar um melhor patamar no mercado. Hoje, a tecnologia deixou de ser um mero apoio organizacional para se tornar um setor estratégico.
Acompanhar essas métricas e buscar melhorá-las é uma ótima forma de crescer.
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