O que você pensa quando ouve falar em Inteligência Artificial (IA)? O recurso, ao contrário do que muitos imaginam, tem menos a ver com robôs e mais com computação de ponta, agindo nas extremidades do negócio para ajudá-lo a ser mais produtivo e eficiente. Por isso, falar na combinação de inteligência humana e Inteligência Artificial faz muito mais sentido.
Hoje, boa parte das empresas está se modernizando e passando a utilizar recursos, como bots de conversação e softwares de atendimento automatizado, para interagir melhor com seus clientes, oferecendo a eles mais praticidade. Confira como isso funciona na prática!
Como conciliar inteligência humana e IA?
Para entender melhor como conciliar ambos, inteligência humana e Inteligência Artificial, é preciso, primeiro, familiarizar-se com o conceito por trás dessa tecnologia. Como mencionamos na introdução, a IA tem menos a ver com os robôs que você vê em filmes e mais com os recursos com os quais interage no dia a dia.
O corretor do seu celular, por exemplo, é uma Inteligência Artificial, que raciocina e aprende com as interações que você realiza com o dispositivo para tornar a escrita mais intuitiva. Softwares munidos de IA captam e analisam dados o tempo todo, para transformá-los em respostas precisas e eficientes. É isso que está por trás de coisas tão simples como ferramentas de análise de texto e tão complexas quanto carros autodirigíveis.
Mas o que isso tudo tem a ver com inteligência humana? As tecnologias por trás da IA, como o machine learning e o deep learning, são simulações. Elas existem para fazer com que sistemas ganhem a capacidade de pensar de maneira parecida com um ser humano e, portanto, sejam mais precisos na hora de tomar decisões e executar tarefas.
Isso é ótimo para os negócios, pois eles podem eliminar tarefas tediosas e repetitivas da rotina de seus colaboradores e, no lugar, utilizar softwares para completá-las em menos tempo e com menores chances de erro.
As tarefas complexas, que exigem raciocínio criativo, a capacidade de entender sentimentos e intenções e outras soft skills que apenas seres humanos têm continuam sob responsabilidade das equipes treinadas para isso.
Não precisamos ir longe para ver essas tecnologias sendo aplicadas. O Brasil é o segundo país que mais utiliza o Watson, o recurso de Inteligência Artificial da IBM.
Que recursos aumentam a produtividade nos negócios?
Agora que você já sabe como inteligência humana e Inteligência Artificial se relacionam, é hora de entender alguns dos principais recursos de produtividade que conciliam as duas. Confira algumas soluções disponíveis para o seu negócio!
Redes neurais e machine learning
Imagine uma tecnologia instalada na sua plataforma de atendimento que, toda vez que interage com o consumidor, aprende um pouco mais sobre ele para fazer isso melhor? Machine learning e redes neurais são usadas, cada vez com mais frequência, nas URAs para entender melhor a intenção do cliente ao interagir com a sua marca. Juntas a assistentes virtuais, elas ajudam a criar diálogos naturais e coerentes entre humano e máquina.
Gêmeos digitais
Que tal lançar produtos em tempo recorde? Os gêmeos digitais são uma saída para encurtar o custo e o risco de se introduzir produtos no mercado e contribuem para ciclos de vida cada vez mais rápidos na criação de inovações.
Eles utilizam dados para criar simulações e testes de produto antes mesmo que um item seja fabricado pela sua empresa, trazendo respostas que, antes, precisariam ser avaliadas junto ao cliente e custariam muito mais caro para o seu negócio.
Bots conversacionais
Cada vez mais, consumidores buscam atendimento nas redes sociais e em canais de texto para sanar dúvidas rápidas e até solicitar novos produtos e serviços. Atender a todos esses clientes manualmente gera muito trabalho e, por isso, os bots conversacionais estão cada vez mais populares dentro dos negócios.
Eles utilizam recursos de Inteligência Artificial para aprender como o cliente se comunica e entender suas demandas e funcionam sobre plataformas que já existem (como os chats do Facebook ou o SMS). Funcionando de maneira completamente autônoma, uma vez que programados eles podem simplificar bastante o relacionamento entre sua empresa e clientes.
Quais são os ganhos de eficiência possíveis?
O que achou dos recursos de Inteligência Artificial que conheceu aqui? Consegue ver os tipos de benefícios que eles podem trazer para a sua empresa?
Nos tópicos a seguir, mostramos, na prática, os ganhos de eficiência que seu negócio pode conseguir aliando inteligência humana e Inteligência Artificial.
Redução de custos
O primeiro grande benefício da Inteligência Artificial é a redução de custos. Tarefas que, antes, eram executadas apenas por seres humanos, quando passam a ser realizadas por softwares, podem ser feitas em uma velocidade muito maior. Isso traz ganhos em escala para a sua empresa e o crescimento dela não passa a estar diretamente ligado à contratação de novos profissionais.
O ROI das tecnologias de IA é bastante alto e, em médio e longo prazo, o seu negócio passa a ter mais orçamento para investir em inovação e em outras áreas fundamentais para a garantia da satisfação do cliente.
Aumento da produtividade
Não é possível falar em eficiência sem tocar no ponto do aumento da produtividade. Como as Inteligências Artificiais são capazes de processar grandes conjuntos de dados simultaneamente, elas conseguem entregar mais resultados do que uma pessoa poderia.
Um software não sofre de fadiga operacional e nem precisa funcionar apenas em horário comercial. Por isso, produz mais e, consequentemente, aumenta a eficiência do seu empreendimento.
Segurança e agilidade
Uma ferramenta só é boa para os negócios quando ela os ajuda a fazer algo que sempre fizeram com mais segurança e agilidade. Os recursos de Inteligência Artificial mencionados aqui ajudam a sua empresa a proteger melhor os dados dos consumidores, a processar as solicitações feitas por eles rapidamente e a reduzir a taxa de erros em tarefas comuns.
Os ganhos de produtividade, eficiência e precisão obtidos com tecnologias, como a Inteligência Artificial, são benefícios que o seu negócio pode passar a aproveitar em pouco tempo.
Quanto antes você aderir a essas inovações, mais fácil ficará criar soluções personalizadas para os seus consumidores, garantir a eles um bom atendimento e tornar o dia a dia dos seus colaboradores mais fácil.
Gostou de entender como usar inteligência humana e Inteligência Artificial para ganhar eficiência na sua empresa? Então, não perca tempo e comece a adotar essas soluções no seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e descubra que recursos disponibilizamos para a sua organização!