O mercado de telecomunicações deve experimentar um considerável avanço no ano de 2022. A principal razão que justifica esse acontecimento em solo nacional é a chegada da tecnologia 5G, que promete revolucionar a forma como nos comunicamos. Com leilões já realizados, sua estreia se dará em julho deste ano. Além disso, tendências como comunicações unificadas devem imperar.
Este artigo detalha o que se pode esperar do setor de telecomunicações para 2022. Ao ler o texto, você entenderá porque é esperado um forte crescimento para este ano e quais são as principais tendências do mercado. Além disso, mencionamos uma solução revolucionária no modo como as equipes de trabalham fazem sua comunicação. Acompanhe!
Por que o mercado de telecomunicações deve ter forte crescimento em 2022?
Dados do IDC – LATAM indicam um crescimento acima de 10% no setor de tecnologia para o ano de 2022. Nesse percentual, está incluso o aumento dos meios de telecomunicações — que, sozinho, responde por mais de 4% do total.
Tudo isso pode ser justificado de inúmeras formas, principalmente pelo avanço da tecnologia 5G em países que ainda estão em fase de implantação. Esse é o caso do Brasil, que tem sua estreia na nova tecnologia marcada para o final de julho de 2022.
Quais são as principais tendências do mercado de telecomunicações para 2022?
Acompanhe, a seguir, os principais caminhos a serem trilhados em 2022 e nos próximos anos quando o assunto é telecomunicações. Confira!
Chegada do 5G
Certamente, o ano de 2022 será marcado por uma grande revolução com a chegada da tecnologia 5G ao país. Os leilões foram realizados no ano de 2021, e a tecnologia será implantada nas capitais e no Distrito Federal até julho de 2022.
Setores como indústria 4.0, telemedicina e automobilismo, com os veículos autônomos, devem ser os grandes impactados pela novidade.
UCaaS
A sigla acima quer dizer Unified Communication as a Service. Trata-se de um meio unificado de comunicação que faz a integração em nuvem de todas as formas pelas quais funcionários de uma corporação podem se comunicar.
Um exemplo é o Contacfy, que reúne funcionalidades atreladas a reuniões e comunicações individuais entre os membros de uma equipe — remotas ou não.
Experiência total
O conceito de Total Experience (TX) é uma evolução do User Experience (UX), que muito foi falado nos últimos tempos. O TX é uma experiência completa do ponto de vista da corporação. Ele busca satisfazer todos os stakeholders de um projeto: colaboradores, patrocinadores ou mesmo os usuários. A telecomunicação se fará mais presente ainda nesse caso.
As tendências do mercado de telecomunicações indicam uma forte demanda por uma integração cada vez mais rápida e dinâmica. Além disso, a mobilidade é um item altamente valorizado hoje em dia, com equipes de trabalho exercendo suas funções cada vez mais remotamente. Quem não se atualizar corre um sério risco de ser ultrapassado pela concorrência — por isso, conhecer soluções como o Contactfy é tão importante.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato e conhecer melhor a solução Contactfy da Alctel, que integra todas as funcionalidades em nuvem!