Principalmente após o rebranding do Facebook para Meta, o termo Metaverso ganhou muita força nas discussões tecnológicas sobre o futuro do setor. Mas o que há no conceito por trás dessa buzzword? O que o Metaverso significa para a sua profissão, para empresas e para a comunicação?
Neste artigo, vamos mergulhar mais fundo nessa proposta para entender o que realmente é o Metaverso, que tecnologias o possibilitam e o quanto é importante estudar o assunto desde já, mesmo que suas primeiras iterações ainda estejam em estágios iniciais de desenvolvimento. Continue lendo!
O que é o Metaverso?
Apesar de ser uma proposta bastante moderna, a origem da ideia por trás do Metaverso existe desde o começo da informática, em meados do século XX. Metaverso é um ambiente virtual que imerge os usuários em uma experiência de realidade tridimensional, criando interações realistas por meio de um avatar que os representa naquele mundo.
Para ser um Metaverso, esse mundo deve ser persistente e sincronizado ao vivo, dando aos usuários uma experiência análoga ao mundo real, mas com todas as possibilidades criadas por se tratar de um ambiente virtual.
A ideia em si não é revolucionária. Como dissemos, já era explorada por livros, filmes e teorias de programação há décadas. A grande diferença para as implementações mais modernas é o avanço tecnológico que permite processamento e armazenamento de volumes tão complexos de dados (como Cloud Computing) e a aceitação mais natural de quem utilizará o conceito.
Essa última é, inclusive, uma das grandes razões para que o Metaverso finalmente tracione de maneira mais significativa. Pensar na tecnologia como uma rede social diminui a barreira de entrada para grande parte da população que já utiliza Facebook, WhatsApp, Twitter e outras redes em seu dia a dia.
O Metaverso pretende ser uma extensão exponencial das redes sociais para uma verdadeira comunidade inclusiva e abrangente, de modo que usuários criem seus próprios laços, grupos e espaços, tornando a socialização virtual um processo muito mais próximo e até melhorado de como a fazemos na vida real.
Quais são as tecnologias aliadas ao Metaverso que vão afetar o setor?
Como você pode imaginar lendo sobre o conceito de Metaverso, chegar até ele não é algo tão simples, embora seja praticamente inevitável.
As primeiras implementações ainda são tímidas e experimentais, mas com a evolução cada vez maior das tecnologias abaixo, a verdadeira consolidação do Metaverso está próxima. Veja quais são.
Realidade Virtual
A Realidade Virtual é apontada como um dos principais canais para a solidificação de experiências de Metaverso. É por meio dela que usuários poderão imergir e vivenciar os mundos ricos e complexos criados para interação entre usuários no futuro.
Atualmente, um dos maiores desafios dessa tecnologia é o custo. Os equipamentos de RV ainda são caros e inacessíveis para boa parte do público. Porém, como geralmente acontece, a expectativa é de que os custos caiam com o tempo em paralelo com o aumento na qualidade da experiência que eles entregam.
Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada é vista hoje como um apoio de experiência para o Metaverso, trazendo o mundo real para essa equação. A RA é aquela em que o usuário utiliza a câmera do celular e outros dispositivos inteligentes para projetar elementos virtuais em espaços físicos.
O fenômeno do jogo Pokemon Go há alguns anos demonstra bem como a mistura entre o real e o virtual pode ser uma ferramenta de engajamento e socialização. A proposta é que a Realidade Aumentada possibilite uma via de mão dupla para o Metaverso, permitindo que ele transborde para a rotina das pessoas.
Web 3.0
É impossível falar de Metaverso sem citar os conceitos da Web 3.0. Essa nova revolução da navegação online traz mais descentralização para o armazenamento e busca de dados, tornando a internet menos dependente dos grandes bancos indexadores como Google e Facebook para tornar o conteúdo disponível e visível.
Esse tipo de liberdade, aliada ao uso de Inteligência Artificial e Blockchain, promete uma realidade virtual que seja mais aberta e flexível. Com a exploração natural dos usuários, novos modelos de negócio e novas formas de interação poderão surgir sem os limites dos modelos atuais.
Blockchain, criptomoedas e NFT
Não é por acaso que termos como criptomoedas e NFT estão no centro de discussões tão intensas nos últimos anos. Isso tem tudo a ver com o potencial da Blockchain para a consolidação de Metaversos.
A tecnologia descentralizadora da cadeia de blocos desponta como o centro dessas novas redes virtuais por sua segurança, eficiência e liberdade de transação.
As criptomoedas poderão ser utilizadas como moedas oficiais em transações dentro desses ambientes, sem a necessidade de uma regulamentação engessada e permitindo a proliferação de negócios digitais e novas experiências de consumo.
Já o NFT é a primeira tentativa de criar demanda digital a partir da escassez, algo que não era possível no passado. O NFT é um token dentro de um Blockchain que atesta a origem daquele item virtual, tornando-o único.
A implementação da tecnologia ainda causa dúvidas e polêmicas, mas pode ser aprimorada e se consolidar como fundamental para o funcionamento do Metaverso no futuro.
Automação de Marketing
Sempre que há uma tentativa de criar um novo Metaverso, as empresas são as primeiras a embarcarem com intuito de ocupar um espaço que pode se tornar um importante canal de inovação no futuro.
O marketing pode estar diretamente ligado à viabilidade financeira dessas novas redes, por isso a tecnologia de automação vai ser fundamental para o sucesso do Metaverso.
O principal dentro dessa proposta é que campanhas virtuais possam criar experiências únicas para cada usuário, que conversem com seu avatar, seu espaço no Metaverso e suas preferências. A empresa que acertar primeiro esse equilíbrio de alcance e personalização terá muito destaque no futuro.
Qual é a importância de ficar por dentro dessas inovações?
Como dissemos ao longo do texto, o Metaverso ainda está em seus anos de infância. Depois de diversas tentativas no passado, o conceito ganha forma e tem suas primeiras iterações a partir de agora.
O que vemos no mercado hoje são grandes empresas de tecnologia investindo no Metaverso, além do próprio mercado de olho nessas tendências, esperando o momento certo para entrar de cabeça na nova tecnologia.
Por isso, é fundamental que profissionais da área de tecnologia estejam por dentro dessa proposta e suas promessas de futuro. Saber mais sobre o Metaverso é conhecer a provável cara da internet nos próximos anos — e se preparar para adaptar estratégias de acordo com essa revolução.
E você, o que acha do Metaverso? Já está estudando sobre o assunto? Tem suas ressalvas? Deixe seu comentário aqui embaixo!