A migração de dados para nuvem é vista hoje no mercado como um passo importante dentro do processo de transformação digital das empresas. É uma maneira de transformar dados em ativos e dar um papel ainda mais estratégico para a TI dentro do negócio.
Porém, essa importância também traz desafios. Garantir eficiência e segurança no processo de migração é fundamental para atingir objetivos ligados às vantagens que a cloud computing proporciona no mercado.
Quer entender mais sobre essa jornada e como passar por ela com segurança e objetividade? Então continue a leitura!
Como se dá o processo de migração de dados para nuvem?
Muitos profissionais ainda veem a migração de dados para a nuvem como um processo simples de transferência do data center local para um remoto. Assim, simplesmente espelham o banco para um novo servidor e consideram o trabalho feito.
No entanto, essa migração é uma oportunidade para aproveitar as vantagens da cloud computing — disponibilidade, flexibilidade, escalabilidade — reformulando sua arquitetura da informação ao redor dessas possibilidades.
Ou seja, a migração de dados é um processo bastante abrangente, que envolve a readequação da informação, a busca por soluções tecnológicas mais eficientes e até mesmo a mudança da postura dos colaboradores em relação aos dados da empresa.
Migrar para a nuvem é muito mais do que trocar de servidores. É uma oportunidade de ter uma relação muito mais próxima e integrada com a informação, um passo importante para aumentar a inteligência do negócio e aproveitar a TI como departamento estratégico para o sucesso.
Por que é tão importante ter atenção no processo?
Todo ativo que ganha valor no mercado traz outro lado dessa moeda: quanto mais valor os dados têm para a empresa, mais visados são por criminosos virtuais.
Em termos de proteção lógica, os bons provedores de nuvem oferecem tanto quanto ou até mais segurança do que empresas que investem em provedores próprios. Afinal, esse é o produto principal deles, enquanto TIs internas precisam lidar com muitas outras atribuições dentro de um negócio.
Mas isso não significa que a cloud computing é inviolável ou infalível. Como todo profissional de TI sabe, não existe isso na prática da gestão de sistemas.
É por isso que a migração se torna um ponto importante de virada para a segurança da informação no negócio. É uma chance de aproveitar um novo ambiente para criar novas regras, prioridades e parâmetros de proteção que mitiguem os riscos aos quais seus dados estão sujeitos.
Fazer a migração com atenção e segurança é uma forma de garantir todas as vantagens da tecnologia de nuvem sem que isso aumente em paralelo os perigos envolvidos. Com essa preocupação em ambos os lados, a TI pode entregar para a empresa uma infraestrutura robusta, flexível, acessível e, ao mesmo tempo, bem monitorada e confiável.
Como fazer a migração de dados para nuvem com segurança?
Como então garantir esse melhor dos mundos entre acessibilidade de dados na nuvem e segurança? O processo de migração varia de empresa para empresa, mas sua espinha de procedimentos é a mesma na maioria dos casos. Veja como migrar com segurança.
Mapeie a maturidade digital do negócio
O trabalho de migração começa muito antes de os arquivos serem transferidos. A primeira etapa é um trabalho de levantamento e mapeamento das informações armazenadas como ativos, as soluções utilizadas atualmente e a infraestrutura de que a TI dispõe.
Esse passo é fundamental para os próximos. É onde você define a maturidade digital e elenca os potenciais riscos que devem ser abordados durante a migração. A relação entre oportunidades e desafios guiará várias decisões a partir desse ponto.
Hierarquize as informações
Com um bom levantamento de todos seus ativos de informação, é hora de aproveitar a oportunidade e dar ainda mais eficiência para seu banco de dados.
Hierarquizar a informação é criar uma estrutura de prioridade e confidencialidade nos dados, além das credenciais de acesso adequadas para cada tier.
Fazer essa reestruturação antes da migração de fato vai facilitar todo o processo e permitir que a empresa desfrute de um serviço otimizado desde o primeiro dia de implantação.
Busque soluções apropriadas de segurança
Depois de ter o planejamento de uma arquitetura eficiente de informação, é hora de buscar os serviços e ferramentas que vão consolidar sua migração.
O primeiro serviço a ser buscado, claro, é um bom provedor de nuvem, que ofereça os padrões de desempenho e segurança que você espera para a operação do negócio.
É importante contar com plataformas completas e integradas, que centralizem o máximo de funcionalidades de gestão em um único ambiente.
Porém, claro, é preciso também contar com outras ferramentas complementares, principalmente de proteção de dados, para garantir a segurança da informação na empresa. Soluções com firewall, antivírus e monitores de acesso são fundamentais para automatizar e otimizar a mitigação de riscos.
Crie políticas de uso, backup e contingência
Mas apenas as soluções não trarão o máximo potencial de segurança da nuvem. Ele só é alcançado quando a TI alia boas ferramentas com a preparação de quem as utiliza.
Ao definir todos os parâmetros e iniciar a migração de dados para a nuvem, utilize a oportunidade para treinar os usuários sobre a melhor forma de visualizarem e manipularem informação nesse novo contexto.
Políticas de uso e automação de backups são vitais nesse processo. É preciso capacitar todos os colaboradores em questões envolvendo o bom uso da informação e riscos que podem se tornar problemas graves para a empresa — principalmente de engenharia social.
E, claro, nenhum sistema é totalmente inviolável. Por isso, mesmo que o risco seja pequeno, é importante ter um plano de contingência pronto para ser colocado em prática, que defina processos, prazos e responsabilidades na hora de restabelecer a disponibilidade da infraestrutura ou recuperar dados comprometidos.
Conte com ajuda especializada
Por fim, queríamos apontar o quanto uma parceria especializada pode ajudar a sua TI nesse momento tão importante para o futuro digital da empresa. Todos os passos que apontamos aqui podem ser acelerados e garantidos com a expertise de quem entende do processo.
Ter mais segurança ao fazer a migração de dados para nuvem é um processo que exige bastante preparo e conhecimento. Soluções como o serviço de Segurança de Nuvem & DC da Alctel são um exemplo de abordagem inovadora para detectar e prevenir ameaças de maneira inteligente, tornando a jornada da migração muito mais simples.
Quer conhecer mais sobre esse serviço e como ele pode facilitar sua implantação de cloud computing segura? Então visite o site e fale conosco!