Transpor e eliminar barreiras é uma prática necessária, para não dizer obrigatória, no mercado atual. E com a ajuda da tecnologia e de conexões tão presentes em dispositivos móveis, a mobilidade corporativa tem se mostrado uma realidade fundamental para o crescimento e estabilidade de qualquer empresa.
Você sabe o que é mobilidade corporativa? O que está envolvido em sua implementação? Quais ferramentas você pode usar? Bem, continue lendo este post e descubra as respostas.
Mobilidade corporativa: uma nova tendência
A mobilidade corporativa é uma nova tendência que vem sendo implementada por diversas empresas e que visa facilitar os processos internos e externos, reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas.
Alguns talvez pensem que já aplicam essa tendência por utilizarem e-mails corporativos com acesso em qualquer lugar. Embora estas sejam ferramentas que tenham sua importância, a mobilidade corporativa envolve muito mais.
Podemos dizer que ela se apresenta em duas etapas. Na primeira, que é uma realidade mais presente, temos o público em geral com acesso a informações e serviços das empresas em qualquer lugar onde estiverem.
Segundo dados da Anatel, nos últimos anos o número de usuários de telefones móveis tem aumentado cerca de 10 milhões ao ano, ou seja, essa primeira etapa continua em expansão.
Mas a segunda etapa é ainda mais importante: é quando a empresa passa a utilizar inúmeros recursos para que seus associados e colaboradores tenham acesso a toda a estrutura e dinâmica necessárias para a realização do seu trabalho.
Dessa forma, qualquer membro da equipe pode dar continuidade em um processo, realizar uma análise ou alterar projetos estando em casa, em viagem ou em qualquer outro lugar.
As ferramentas
Para que a mobilidade corporativa passe a existir, de fato, é preciso investir em formas de comunicação e armazenamento que permitam o trafego de informações e seu acesso em qualquer lugar.
Muitos recursos podem ser usados: aplicativos de acesso remoto, internet Wi-Fi, plataformas de serviços web, data center, entre outros. Mas em especial o uso do cloud computing, a tecnologia de compartilhamento nas nuvens, tem um peso maior para implementação dessa tendência.
Todos estes recursos permitem plena interatividade entre os elementos envolvidos: pessoas, processos e tecnologias.
Cada vez mais consumida, essa tecnologia visa permitir armazenamento de dados, trocas de informações e processamentos de grandes volumes de informações sem precisar ter nada mais do que um dispositivo móvel em mãos.
Mas esta ferramenta vital para a mobilização corporativa deve ser estudada e analisada criteriosamente antes de ser utilizada. Vale a máxima de que cada caso é um caso.
É preciso levar em consideração questões como: qual volume de dados será necessário armazenar, qual o tipo de dados deste volume, qual a velocidade do tráfego de informações será necessária, entre outros detalhes.
Uma análise correta e prévia permitirá que se faça a escolha correta do tipo de serviço a ser utilizado e a forma como isso será implementado em sua empresa.
Uma dica a ser considerada, caso nunca tenha usado o serviço nas nuvens, é fazer isso de forma gradativa para não causar grandes impactos em colaboradores e clientes, permitindo uma adaptação mais suave.
Os benefícios
Não há dúvidas de que a mobilidade corporativa traz uma conquista de espaços e melhor utilização de recursos. Mas os benefícios ao aplicar essa forma de trabalho são bem mais amplos.
Pense, por exemplo, na redução de custos com recursos físicos de armazenamento, tanto em softwares quanto em equipamentos, que se consegue ao utilizar o cloud computing.
Além disso, a mobilidade não se mostra apenas quanto ao espaço físico, mas na disponibilidade dos serviços. Facilmente você pode ter todos os recursos e processos disponíveis 24 horas, todos os dias da semana.
Outro fator importante é que a mobilidade corporativa fortalece o emprego do home office (escritório em casa) sem qualquer perda ou prejuízo para os dois lados, tanto da empresa quanto do colaborador.
Um profissional pode prestar serviços a qualquer hora estando em casa processando tarefas, recebendo e enviando arquivos ou realizando reuniões e atendimentos por meio de videoconferência.
Esse tipo de trabalho traz também redução de custos para a empresa, uma vez que em geral o colaborador é quem se preocupa com o espaço físico e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas.
Indiretamente isso implica na redução de custos de outros departamentos, como de profissionais de TI para realizar a manutenção dos equipamentos da empresa.
Saindo das vantagens relacionadas a redução de custos, podemos citar também como benefício dessa estratégia o aumento gradual da escala de atendimento, em vista da maior disponibilidade de recursos e colaboradores.
E é claro, com processos mais rápidos e disponíveis, agregado a melhor estruturação e manutenção dos dados, é inevitável aumentar a satisfação dos clientes, o foco principal de toda empresa.
A questão da segurança
Apesar de todas as vantagens da mobilidade corporativa apresentadas, alguns talvez ainda fiquem com um pé atrás diante desse próximo passo. A preocupação é geralmente com a segurança dos dados.
É claro que é natural se preocupar com essa ideia de informações para lá e para cá, disponíveis o tempo todo e de qualquer lugar, porém, são preocupações já resolvidas. Há protocolos de conexão e acesso pela internet, em especial no uso de cloud computing, que agregam forte confiabilidade na segurança do tráfego de informações.
E se você não ficar tranquilo mesmo assim, sem problemas. Você pode implementar recursos localmente, como firewall e permissão de usuário para ter maior controle sobre quem acessa estas informações.
Mas é claro, nada é cem por cento seguro, e cada empresa deve analisar com bom critério se dar este passo é ou não viável e seguro.
A decisão de implementar e fazer uso de formas acesso à distância deve ser tomada com base em um bom planejamento e minuciosa análise. O mercado tem convergido cada vez mais para a mobilidade corporativa, e ficar de fora por muito tempo pode afetar o desenvolvimento da empresa. É uma nova tendência, mas que se solidifica cada vez mais a cada dia.
Se quiser saber mais sobre mobilidade corporativa e outras tendências de mercado, assine nossa newsletter e receba tudo em seu e-mail!