Disponibilizar a rede wi-fi para seus clientes já foi considerado um grande diferencial competitivo. Entretanto, hoje é considerado tão básico quanto um bom atendimento. Os Hotspots, como são considerados, são mecanismos extremamente importantes para o seu negócio.
Isso porque não são apenas uma simples cortesia, eles podem ser utilizados de maneira estratégica, como coletar informações importantes sobre seus consumidores. Por exemplo, além de oferecer descontos, ofertas e outras promoções que promovam a conversão do consumidor.
Sendo assim, quanto melhor for esse investimento, maiores são as oportunidades de gerar retornos comerciais. Para isso, é fundamental trabalhar com uma solução de qualidade e de segurança.
Quer saber mais como funciona e como contratar? Então, aproveite este artigo, pois explicaremos o que você mais precisa saber sobre o assunto e onde encontrar a solução ideal. Confira!
O que é o Hotspot?
É basicamente impossível hoje viver sem internet — é pensando nisso que o Hotspot atua. Ele tem como objetivo oferecer gratuitamente a internet em estabelecimentos comerciais como restaurantes, shoppings, hospitais, farmácias e até mesmo os locais públicos, como aeroportos e edifícios governamentais.
Entretanto, diferentemente de apenas disponibilizar uma rede comum com uma senha, esse tipo de ponto de acesso elimina a necessidade de o usuário ter uma senha. A ativação da rede é feita por um acesso exclusivo do estabelecimento e assim, sendo possível fazer o consumo da internet.
Em contrapartida, quem oferece esse tipo de benefício aos seus consumidores, ele conseguirá fazer a gestão dessa internet. Com isso, as empresas conseguem obter informações que podem ser utilizadas de diferentes maneiras em prol dos resultados do negócio.
Quais são as vantagens do Hotspot?
Como adiantado anteriormente, os Hotspots são benéficos por permitir que a empresa faça a gestão dos dados coletados de acordo com os acessos gerados. Alguns dos dados que são gerados são: nome, e-mail, telefone, entre outros. Esses tipos de informações são fundamentais para quem deseja trabalhar estratégias de marketing.
Além disso, determinados Hotspots permitem o cadastro por meio de redes sociais como Facebook e Google. Com isso, conseguimos coletar muitos outros tipos de dados como comportamentos, faixa etária, gêneros etc.
Na construção de campanhas de marketing, a partir dessa lista de clientes cadastrados, podemos importá-los como promoções, descontos, vantagens exclusivas, entre outros.
E isso tudo pode ser feito de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou seja, a Lei 13.709/2018. Ao criar o seu primeiro cadastro, o usuário precisa aceitar os termos de uso, que mencionam o compartilhamento de informações ao provedor quando criado o cadastro.
Diferentemente de apenas compartilhar uma rede de wifi com senha, que além de não permitir fazer a gestão segura e eficiente dos dados, não permite que os estabelecimentos coletem dados importantes para o trabalho. Além disso, é fundamental para empresas que buscam melhorar o relacionamento com seus consumidores de diferentes maneiras.
Como o Hotspot funciona?
O uso da conexão wi-fi pode ser feita em qualquer dispositivo móvel, como notebooks, smartphones, tablets, relógios e outros aparelhos inteligentes. É um benefício adicional que permite a coleta de dados dos usuários.
Esses aparelhos também podem ser utilizados como Hotspot, uma vez que consegue rotear o sinal e compartilhar os seus próprios dados com outras pessoas.
Entretanto, em estabelecimentos comerciais e locais públicos, é recomendado utilizar equipamentos específicos, geralmente de provedores voltados para essa função, que também oferecem sistemas de gestão do sinal.
Diferentemente de um roteador, o usuário ao se conectar na rede — geralmente sem nenhuma senha — ele é levado para a autenticação em alguma página de captura (captive portal). Esse portal é parte do sistema que faz a gestão dos acessos e os dados provenientes deles.
Para quem o Hotspot é indicado?
De maneira geral, esse tipo de funcionalidade é mais indicada para uso comercial. Sua aplicação em residências não faz muito sentido uma vez que o sinal é aberto e de uso próprio, não havendo nenhuma necessidade de gestão das informações dos acessos.
Além disso, é recomendado para empresas que querem aproveitar a cortesia oferecida aos seus clientes em troca de informações que serão fundamentais para criação de estratégias comerciais, como disparos de e-mail marketing, criação de públicos para remarketing e até mesmo avaliação de satisfação do serviço/produto, atendimento e até mesmo, da qualidade da rede.
Como contratar o Hotspot da Alctel?
A solução da Alctel é referência no mercado. Isso porque ele vai muito além dos demais Hotspots do mercado. Com ela, será possível fazer uma gestão muito mais eficiente dos dados, garantindo que todos eles estão em conformidade com a LGPD, além de otimizar a experiência do consumidor no acesso.
É uma solução de fácil implementação e configuração, uma vez que permite fazer a integração com diversos outros tipos de sistemas, como o Microsoft AD e WhatsApp, por exemplo. Esse último facilita a comunicação entre empresa e seus consumidores.
Por que escolher a Alctel e não outra empresa do ramo?
A solução da Alctel não é apenas um sistema de gestão de rede wi-fi, ele é muito mais que isso. São diversas funcionalidades encontradas, como:
- Wiquest: você será capaz de realizar perguntas aos usuários que acessaram a rede para medir a satisfação do benefício ofertado;
- MyGuest: limitação da quantidade de internet, sendo possível estender o tempo de acesso a partir da contratação de outros planos, que variam de R$ 20 a R$ 40;
- Sending: plataforma de comunicação direta com os usuários, sendo possível compartilhar informações importantes e até mesmo promoções;
- Hora Premiada: mais uma funcionalidade para conversão de vendas. Em horas específicas, limitadas pela empresa, compartilhar descontos e cupons exclusivos para aquele momento;
- Wimap: visualizar em tempo real os pontos de acessos e gerir outros dados ligados à gestão dos usuários.
Com essas e outras soluções, o seu negócio conseguirá fazer a análise de todos os dados ligados às funcionalidades da ferramenta, permitindo a tomada de decisões precisas. Esse resultado é ainda maior quando utilizamos um sistema CRM integrado, possibilitando trabalhar com o usuário em outras formas de conversão de vendas.
Para quem quer ir muito além de apresentar um simples benefício ao consumidor, o Hotspot da Alcatel é fundamental. Com esse investimento em tecnologia, você poderá fazer uma gestão segura e efetiva dos dados coletados e trabalhar diferentes maneiras de estreitar o relacionamento com o consumidor. Oferecendo serviços de qualidade a partir de um sistema completo e único no mercado.
Quer saber mais sobre as nossas soluções, entender melhor sobre preços e como funciona a implementação da ferramenta? Então, entre em contato conosco agora mesmo!