A cada dia novas tecnologias surgem no mercado de comunicação e a inovação de sistemas. O Cloud Voice, por exemplo, é considerado o futuro da comunicação por voz. Ele é constituído por um sistema de telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol) hospedado na nuvem. Mas você conhece as especificidades e benefícios que este sistema pode trazer para o dia a dia? Continue a leitura e saiba mais sobre esta tendência!
A voz nas nuvens
Nós utilizamos serviços hospedados em nuvem todos os dias, como o Google Drive, o Spotify e o Netflix. Agora é a vez do mercado de telecomunicações desfrutar das vantagens do Cloud.
Com a telefonia em nuvem todos os equipamentos de comunicação ficam em um PABX virtual dentro de um data center. O sistema de telefonia em cloud é totalmente gerenciado e depende apenas de uma conexão normal de rede IP. A voz é transmitida através da rede para telefones ou ATAs conectados.
As vantagens e facilidades do Cloud Voice
Entre as inúmeras qualidades desse sistema sofisticado e flexível, estão a possibilidade de conversas colaborativas através de plataformas de comunicação, aplicações e terminais, comunicações unificadas, colaboração multimídia e aplicações de atendimento ao cliente.
Outra característica do Cloud Voice são os ramais IPs. Eles permitem mobilidade aos colaboradores das empresas, dando acesso à rede de telefonia em qualquer local do mundo. Assim, as pessoas podem usar todos os recursos de escritório a partir de onde estão.
Lembrando que a manutenção e as atualizações são automáticas, sem a necessidade de quaisquer visitas dispendiosas e perturbadoras no local.
Segurança
O Cloud Voice é mais seguro que o sistema tradicional de telefonia, pois é mais inteligente. Ele inclui firewalls internos e controladores de borda de sessão para proteger a privacidade, se defender contra ataques e evitar roubo de serviço. Ele também é capaz de detectar padrões de chamada incomuns que são típicos de fraude, pois realiza análise de chamadas ao longo do tempo e aprende os padrões de comportamento.
Redução de custos
Quando comparado a soluções de chamadas tradicionais o Cloud Voice poupa dinheiro, pois com ele você não tem que se preocupar com os custos de manutenção de hardware e sistemas de telefonia caros, que exigem custos, espaço e funcionários para mantê-los.
Além dessas economias, em função de nessa tecnologia os dados passarem para a nuvem através de sua conexão de internet, você não precisa, em muitos casos, manter duas linhas, uma para telefone e outra para acessar a rede mundial de computadores, economizando ainda mais dinheiro.
O futuro do Cloud Voice
O Cloud Voice é excelente para empresas que estão buscando todas as vantagens de um sistema seguro e moderno, mas sem os custos e os problemas de manutenção típicos do sistema vigente.
Ele é indicado para empresas com necessidade de integração de voz entre matriz e filiais, mas também para pequenas, médias e grandes empresas com variadas demandas de telefonia e volumes de ligações simultâneas.
A verdade é que o Cloud Voice logo será o padrão de todas as empresas. A comunicação por voz está se movendo para a nuvem. Escolhendo o modelo adequado de plataforma a sua empresa acelerará mais rapidamente rumo a lucratividade e inovação.