As centrais de atendimento ao consumidor exercem um valioso papel para as empresas, oferecendo suporte para diferentes tipos de demandas dos clientes. Porém, com um cenário econômico extremamente instável, contar com um meio eficiente de otimização de custos se mostra necessário para evitar entrar no vermelho.
Os custos relacionados a uma central de atendimento vão desde a folha de pagamento dos agentes ao treinamento e capacitação desses profissionais. Assim, saber como otimizar seus gastos é um meio de assegurar a excelência de sua central de atendimento de forma mais organizada e eficiente.
Neste texto, trouxemos algumas dicas de como você pode garantir a otimização de custos em sua central de atendimento sem perder a qualidade e eficiência do seu serviço. Confira!
Monitore o desempenho de sua central
A melhor forma de assegurar que seus resultados estão saindo como planejado é por meio do acompanhamento de métricas de desempenho. Elas vão fornecer todas as informações necessárias para você entender melhor como a sua central está desempenhando. Com elas é possível avaliar se há anomalias e, assim, utilizar esses dados para identificar uma solução para os problemas.
Esse tipo de acompanhamento se mostra uma prática muito valiosa para direcionar os seus esforços rumo ao sucesso e, consequentemente, reduzir os gastos de sua central de atendimento. Com os indicadores de desempenho, você terá como garantir a qualidade do seu serviço e aumentar a satisfação do seu público.
Treine a sua equipe
Uma equipe destreinada certamente trará prejuízos para a sua central. Portanto, desenvolver uma otimização de custos deve considerar a capacitação dos agentes e assegurar que eles estão preparados para oferecer os melhores serviços aos seus clientes. Contar com uma equipe preparada é uma garantia de um atendimento de qualidade.
O treinamento vai alinhar os times de forma que os agentes tenham a mesma postura e o mesmo discurso ao oferecer um atendimento aos clientes. Dessa maneira, é possível evitar gargalos operacionais e contar com um serviço capaz de prospectar e fidelizar seus consumidores — trazendo lucros ao empreendimento.
Integre os canais de comunicação
Hoje, contamos com inúmeras formas de atender os clientes. Por isso, o planejamento é uma etapa importante para identificar os melhores canais de comunicação para se relacionar com o seu público e se inserir nessas mídias. Contar com mais de um meio de comunicação é uma forma de ampliar as chances de fazer negócio ou prestar suporte às pessoas.
Além de contar com vários canais de comunicação, você também pode buscar uma estratégia de atendimento multicanal integrado — também conhecido como omnichannel. Com isso, você amplia os meios para que seus clientes cheguem até você de forma mais ágil e personalizada.
Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada em potencializar resultados e reduzir custos em centrais de atendimento. Desde a automatização dos serviços à integração de canais de comunicação, com a ferramenta certa você terá a melhor forma de expandir suas operações e alcançar o sucesso.
Os chatbots, por exemplo, são excelentes formas de realizar um atendimento automatizado — disponibilizando os agentes para resoluções mais pontuais. Com um bom sistema para contact center, o seu negócio contará com os melhores recursos para atender os clientes e ainda reduzir significativamente os custos da central.
Pronto! Esperamos ter esclarecido as principais formas como você pode começar a otimização de custos em sua central de atendimento. Lembre-se que o investimento em ferramentas adequadas — como um sistema omnichannel para contact center — pode potencializar os seus esforços e melhorar seus resultados.
Aproveite o seu interesse no assunto e confira o nosso portfólio de soluções para contact center. Caso fique com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com um de nossos consultores!